Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 3 of 123Next

Laura Usa Mecanismo de Defesa. Ela cria um mundo mágico, onde ela é um outro personagem, e nesse mundo é ela quem manda. Laura esta com dificuldade de lidar com a presença do irmão, e criou esse mecanismo para fugir da dor que a presença dele causa nela. Laura não queria lidar com isso, não quer ver a realidade, pois não aceita a presença do irmão por achar que ele rouba a cena, o afeto, a atenção dos pais.

Laura cria um mecanismo de defesa e o inconsciente tem age forma reativa.

é o mecanismo de negação e por isso ela recorre a fantasia

A criança fantasia a realidade para reprimir os sentimentos sendo seu mecanismo de defesa.

A melhor forma que ela encontrou como defesa foi a fantasia, onde ela cria uma situação em sua mente que é capaz de eliminar as frustrações existentes. Dessa forma o desejo é satisfeito e a frustrações diminuída, nesse caso o ciúme.

Laura que está na fase de latência, ainda num estagio de desenvolvimento da personalidade, usa de fixação, uma defesa do ego em que está a origem da repressão /recalque.

Aparecido da Cruz has reacted to this post.
Aparecido da Cruz

Laura se torturava com autoacusações e sentimentos de inferioridade, isto aconteceu durante toda a infância e adolescência, até atingir a idade adulta, onde fez tudo o que podia para colocar-se em desvantagem e lesar seus próprios interesses, abdicando de seus desejos e submetendo-se às exigências que lhe eram impostas por outras pessoas, tornando-se masoquista. A criança traquina e rebelde, que alimentava sentimentos pérfidos contra as pessoas a sua volta, sofreu a metamorfose, convertendo-se em vitima de crueldade e perseguição.

No meu ponto de vista também pode ser  idealização.

Laura está no período de latência onde as suas pulsões e desejos relacionados a libido estão escondidos e o gasto de sua energia é em relação a socialização e descoberta se quem ela é na sociedade.

Percebo no referido texto que Laura esta apresentando um mecanismo de defesa chamado idealização; ele pode ter despertado o sentimento de inveja com a chegado do seu irmãozinho, porque ele agora ocupa o lugar que antes era seu.

E em relação ao jogo que sua mente criou é para tentar tirar o foco de seus pais em.relacao ao seu irmão, pois na verdade o inconsciente dela deseja destruí-lo e fazendo isso ela entende que retomará a atenção de seus pais para si.

Esta criança estava convertendo a inveja no seu oposto, em uma superexistencia de seus próprios poderes  mágicos, por cujo intermédio evitava uma percepção íntima e dolorosa do que ela supunha ser inferioridade física.o seu ego utilizou do mecanismo de defesa da inversão, uma espécie de formação reativa contra o afeto , traindo ao mesmo tempo sua atitude obsessiva em relação a pulsão.e isto uma vez compreendido a analista deduziu que ela sentia inveja do pênis sempre que o jogo do mágico se repetia.

Laura estava convertendo sua inveja no oposto, em uma superinsistencia nos seus poderes mágicos, por cujo intermédio evitava uma percepção íntima íntima dolorosa do que ela supunha ser inferioridade física.o seu ego utilizou do mecanismo de defesa da inversão, uma espécie de formação reativa contra o afeto , traindo ao mesmo tempo sua atitude obsessiva em relação a pulsão. Isto compreendido, foi fácil para analista deduzir a inveja do pênis sempre que o jogo do mágico se repetia.

PreviousPage 3 of 123Next