Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 53 of 137Next

De certa forma está criando mecanismos de defesa.

NOILMA SILVA SABINO DE SOUZA has reacted to this post.
NOILMA SILVA SABINO DE SOUZA

Laura perde a prioridade afetiva dos pais, agora voltada ao irmão. Seu consciente cria um mecanismo de defesa imaginário que  ameniza a sua pulsão em forma de uma fantasia assumindo o papel de um mágico, amenizando a inveja formada no seu inconsciente.

NOILMA SILVA SABINO DE SOUZA has reacted to this post.
NOILMA SILVA SABINO DE SOUZA

Ela utiliza alguns procedimentos como, por exemplo, o da encenação, imaginação, fantasia, bem como, projeções de objetos e sublimação.

NOILMA SILVA SABINO DE SOUZA has reacted to this post.
NOILMA SILVA SABINO DE SOUZA

Sublimação

Ela cria uma defesa psicológica a partir de uma criação fictícia capaz de satisfazê-la. Esse mecanismo de defesa consegue manter o ser, mesmo que de modo fantasioso em um status de satisfação, quando a realidade não é satisfatória e em muitos casos chega a ser traumática.

NOILMA SILVA SABINO DE SOUZA has reacted to this post.
NOILMA SILVA SABINO DE SOUZA

No caso apresentado a menina está usando os mecanismos de defesa da repressão, visto que ela não está conseguindo lidar com os sentimentos de inveja e ciúmes em relação ao irmão recém nascido, obstaculizando esses sentimentos para que não sejam acessados. Ainda usa o mecanismo da identificação, onde se alcança a identidade de outra pessoa, projetando para fora seus sentimentos e construindo uma outra realidade psiquica onde ela consiga "resolver" seus sentimentos.

O mecanismo de defesa utilizado por Laura é a dissociação - : é a separação de sentimentos/pensamentos contraditórios como
o amor e ódio em relação a um mesmo objeto.

NOILMA SILVA SABINO DE SOUZA has reacted to this post.
NOILMA SILVA SABINO DE SOUZA

É O MECANISMO DE TRANSFERÊNCIA, ASSIM LAURA NO IMAGINÁRIO E REPRESENTATIVO MÁGICO PODERIA TRANSPORTA-LA PARA O CONFORTO DE SER ADMIRADA E ÚNICA NA FIGURA CRIADA. PROSELITIVAMENTE UMA FUGA PARA O IMAGINÁRIO ARREFECIA O INACEITÁVEL CIÚMES DO IRMÃO RECÉM-NASCIDO, AFINAL ELA O AMAVA, MAS O AFASTAMENTO DE VÍNCULO DE CUIDADOS EXCLUSIVOS MATERNOS LHE PROPICIOU ESSE SENTIMENTO A SEU VER NEGATIVO E INDESEJÁVEL E COMO SE LIVRAR DELE BUSCOU A TRANSFERÊNCIA FIGURATIVA. É O ID PREVALECENDO EM DETRIMENTO DO EGO MESMO QUE MOMENTANEAMENTE QUANDO IDENTIFICAVA O SENTIMENTO A ELA DISCORDANTE. COMPORTAMENTO LÚDICO É MUITO FREQUENTE À CONCORRÊNCIA FRATERNAL COM DISTANCIAS  CONSIDERÁVEIS OU MUITO PRÓXIMAS DE IDADE DESSE NOVO COMPONENTE NO SEIO FAMILIAR.

A Laura esta usando a identificação projetiva, todas as vezes em que ela se sente constrangida por sentimentos de ciúmes pelo irmão, ela cria uma fantasia de que é um palhaço com poderes de mudar o mundo, na expectativa de mudar aquela situação desagradável que ela esta passando . Quem sabe na sua imaginação o irmão poderia não existir, ou os pais dessem mais atenção a ela do que o irmão mais novo.

A inveja sentida por Laura, parece estar associada a um impulso inconsciente que tende a dominá-la. Nesse caso, e para compensá-la desse sofrimento, a sua mente (inconsciente) cria o mecanismo de defesa da "fantasia", que lhe irá proporcionar uma certa satisfação (defesa), através do sonho de poder realizar grandes transformações, através dos seus gestos.
PreviousPage 53 of 137Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱