Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 52 of 137Next

O mecanismo de defesa regressão: este é o o mecanismo que Laura estava utilizando, após se sentir ameaçada com sentimento  de perda enciumada pela presença de mais  um membro na família.

Regressão: é a volta a um período de desenvolvimento anterior na busca de
um conforto, segurança e gratificação sentidas nessa fase. Segundo Volpi
(2008, p. 2), “é um modo de defesa bastante primitivo e, embora reduza a
tensão, frequentemente deixa sem solução a fonte de ansiedade original”.
Exemplo: uma criança que volta a fazer xixi na cama quando nasce um
irmãozinho.

Laura está utilizando de um mecanismo de defesa "Sublimação" como campo de fuga, transformando desejos de inveja

em impulsos para suas mágicas. Uma forma do insconsciente amenizar o conflito entre o id e o superego.

A sublimação é um mecanismo de defesa maduro e saudável, que permite expressões criativas.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:28 am

Tem sido uma busca constante na psicanálise o entendimento do aparelho psíquico, investigar e buscar o conhecimento do conteúdo do ego, suas fronteiras e funções e como acontece a sua relação com o mundo externo, como a sua relação com as pulsões do id e com o superego. Segundo Marques (2012, p. 13), ”Freud verificou que os afetos podiam ser deslocados para pensamentos por meio de mecanismos inconscientes que mais tarde ele próprio designou por dissociação, recalcamento e supressão. Mais tarde estes pensamentos poderiam vincular os mesmos afetos a outros objetos, projeção”. Anna Freud, juntamente com seu pai, durante muitos anos  dispensaram uma atenção especial ao estudo dos mecanismos de defesa.

Você foi apresentado à seguinte história: 

Laura estava no período de latência (6 aos 11 anos) e, ao chegar na análise, dificultava o quanto podia a manifestação de um impulso que era estar com inveja de seu irmão recém-nascido (um afeto que dominava inteiramente sua vida), que até na análise era excepcionalmente difícil descobrir algum vestígio desse impulso. Tudo o que a analista podia observar era que, sempre que a paciente tinha uma ocasião para invejar ou estar ciumenta de seu irmão, começava realizando um curioso jogo imaginário, em que ela interpretava o papel de um mágico, com poderes para transformar, ou influenciar de algum outro modo, por meio de seus gestos, o mundo inteiro.

Indique e explique que mecanismo está sendo expresso.

Laura está utilizando de um mecanismo de defesa "Sublimação" como campo de fuga, transformando desejos de inveja em impulsos para suas mágicas. Uma forma do insconsciente amenizar o conflito entre o id e o superego. A sublimação é um mecanismo de defesa maduro e saudável, que permite expressões criativas.

Ela retém a inveja, e tenta na sua imaginação formar um mundo de fantasias, como mágicas,em que ela pode mudar o que ela quiser.

Ela usa isso como forma de ter tudo como ela gostaria que fosse na realidade.

Nesse caso é possível que ela usando a inversão

Aprendemos um pouco sobre o movimento de inversão, e sobre o ego corporal que as vezes ainda não foi formado.

Laura sente inveja do irmão, isso pelo fato dos cuidados que ele recebe são os mesmos, ou às vezes até melhores, do que ela em estágio anterior. A inveja no caso se deve pela pulsão de retornar ao estágio dos cuidados e de ser um com a mãe.

Ao inventar uma realidade paralela ela demonstra a supressão do sentimento, provavelmente porque fora repreendida, entendendo que não se deve ser "invejosa", na repreensão deveria ser ensinada a falar sobre o assunto com os pais e não simplesmente reprimida.

Ela entra em negação pela própria repressão e acaba por sublimar utilizando uma "brincadeira" com sua imaginação.

O mecanismo que está sendo expresso é a Fantasia, que é uma forma de o indivíduo escapar de uma situação que lhe causa desprazer ou ansiedade, criando uma história diferente em sua mente onde seus desejos podem ser satisfeitos. A fantasia pode ser consciente ou inconsciente, e pode ter uma função adaptativa ou patológica, dependendo do contexto e da frequência.

Laura estava no período de latência (6 aos 11 anos) e, ao chegar na análise, dificultava o quanto podia a manifestação de um impulso que era estar com inveja de seu irmão recém-nascido (um afeto que dominava inteiramente sua vida), que até na análise era excepcionalmente difícil descobrir algum vestígio desse impulso. Tudo o que a analista podia observar era que, sempre que a paciente tinha uma ocasião para invejar ou estar ciumenta de seu irmão, começava realizando um curioso jogo imaginário, em que ela interpretava o papel de um mágico, com poderes para transformar, ou influenciar de algum outro modo, por meio de seus gestos, o mundo inteiro. Indique e explique que mecanismo está sendo expresso.

O mecanismo psicológico expresso na história é o da sublimação. A sublimação é um mecanismo de defesa que envolve a canalização de impulsos ou emoções indesejáveis para atividades socialmente aceitáveis e culturalmente valorizadas. No caso de Laura, seu impulso de inveja em relação ao irmão recém-nascido é transformado em um jogo imaginário no qual ela interpreta o papel de um mágico com poderes para transformar o mundo. Essa atividade imaginativa permite que ela expresse seu impulso de forma aceitável, sem prejudicar seu relacionamento com o irmão ou sentir-se culpada. A sublimação é uma estratégia saudável de lidar com impulsos conflitantes, redirecionando-os para atividades criativas ou produtivas.

Antonio Saraiva has reacted to this post.
Antonio Saraiva
PreviousPage 52 of 137Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱