Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 51 of 137Next

No meu parecer este caso demonstra mecanismo de dissociação quando a criança se sente aliviada ao assumir outra personalidade.

 

Acredito que ela buscava ocultar do psicanalista que desejava negar a existência do irmão que lhe roubava a atenção. No cotidiano, para não expor o rancor que sentia contra o irmão "invasor", inventava o "jogo mágico". No íntimo, o Id instruia a destruição daquele objeto de perturbação e o ego criava alternativas (o jogo) para evitar traumas piores. No caso, a abordagem psicanalítica foi a solução.

Laura cria um mecanismo de defesa (sublimação) e controla seus impulsos para o socialmente aceitável.

Ao meu ponto de vista tem a ver mais com um recalcamento e regressão.

Ciúmes normais que a gente vê seguidamente entre irmãos.

A fase fálica é a fase crucial para o desenvolvimento sexual na vida da criança, então a Laura esta vivendo a fase  latente . isto é ela está com ciúmes da irmã.

Pois para ela os pais amam mais a irmã.

Nesse caso Ana usa o mecanismo de negação.

Rejeitando um sentimento que está sendo insuportável, não conseguindo lidar com tal frustração entra a sublimação, fazendo com que seus desejos sejam transformados em fantasia de forma que em seu mundo o que ela quiser aconteça

 Fantasia: Nesse mecanismo de defesa, o individuo cria uma situação em sua mente que é capaz de eliminar o desprazer iminente, mas que, na realidade, é impossível de se concretizar. É uma espécie de teatro mental onde o indivíduo protagoniza uma história diferente daquela que vive na realidade, onde seus desejos não podem ser satisfeitos. Nessa realidade criada, o desejo é satisfeito e a ansiedade diminuída.

Negação: É a defesa que se baseia em negar a dor, ou outras sensações de desprazer. É considerado um dos mecanismos de defesa menos eficazes. Podemos citar como exemplo o comportamento de crianças de “mentir”, negando ações que realizaram e que gerariam castigos.

Anulação: É um ato ou comportamento voluntário, mas muitas vezes incontrolável. É um mecanismo muito presente no comportamento de pessoas que sofrem de transtorno obsessivo compulsivo. Por sentirem emoções intensas principalmente relacionadas a culpa, buscam alívio de seu sofrimento psíquico através de algum ritual.

Pois bem, conforme o que estudei no material disponível, reescrevo das minhas anotações o que entendi. Entendo como mecanismo utilizado por esta criança a identificação. Mas, esta identificação é a que Melaine Klein conceituou como identificação projetiva. Em que o indivíduo se identificando com o outro, cria uma imagem ou fantasia e projeta isto para fora de si identificando-se com esta fantasia e construindo outra realidade psíquica. Note que ela com inveja ou ciúme do seu irmão como foi dito no desafio, criou uma fantasia interpretando o papel de um mágico, com poderes para transformar, ou influenciar, o mundo inteiro.

A latência é uma denominação usada por Freud ,em três Ensaios sobre Teoria da sexualidade  (1905) para compreender o intervalo no desenvolvimento da sexualidade infantil, geralmente, identificando entre seis e dez anos de idade. Então qual e a idade correta para o desenvolvimento do período de latência? Pois já vir vários artigos com idades diferente. no Forum  está de seis (06) a onze (11) anos.  Se alguém puder me responder agradeço. Pois estou com duvida do período certo.

Laura age com o mecanismo de negação, visto que rejeita o pensamento, ou atitude que para ela são insuportáveis, então considera o sentimento inexistente.

PreviousPage 51 of 137Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱