Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 56 of 137Next

Freud nos deixou bem claro sobre esse comportamento de Laura esse Medo de Perder que a impulsiona a ter inveja de sua irmã,

Também podemos observar que ela  mesma á criou junto ao mecanismo de defesa dela. esse complexo de Edipo.

Anna Freud, juntamente com seu pai, durante muitos anos dispensou uma atenção especial ao estudo dos mecanismos de defesa identificando cinco
grandes atributos:

1. as defesas são a melhor maneira de enfrentar os conflitos e os afetos;
2. as defesas são parcialmente inconscientes;
3. as defesas são distintas entre si;
4. é possível transformar as defesas, apesar de assemelharem-se com os
sintomas psiquiátricos;
5. as defesas podem desempenhar uma função adaptativa, porém também
podem ser patológicas (MARQUES, 2012).

Na situação do exemplo da Laura, o mecanismo de defesa que pude identificar é de "fantasia", onde , desta forma a insatisfações/inveja  da Laura com o irmaozinho é compensada ou substituída numa ilusão ou fantasia mental onde ela se torna a protagonista como se tudo pode ser controlado pra acontecer conforme ela deseja.

Na história apresentada, Laura está expressando o mecanismo de defesa conhecido como “sublimação”. A sublimação é um mecanismo de defesa em que os impulsos inaceitáveis ou indesejáveis são transformados em comportamentos socialmente aceitáveis ou até mesmo admiráveis. No caso de Laura, ela está transformando seu impulso de inveja em relação ao irmão recém-nascido em um jogo imaginário, no qual ela interpreta o papel de um mágico com poderes para transformar o mundo. Isso permite que ela expresse seus sentimentos de uma maneira mais aceitável e menos ameaçadora.

No caso de Laura, ela usa um dos mecanismos de defesa  descritos por Freud, a formacao reativa, ou seja, substitui comportamentos e sentimentos que são diametralmente opostos ao desejo real. A pessoa desenvolve atitudes e modelos de comportamento que estão diretamente opostos aos impulsos subjacentes e que foram recalcacos.

Ocorre quando uma pessoa sente um desejo de fazer ou dizer algo mas diz o oposto. Formação reativa aparece como uma defesa contra uma punição social temidas. Se eu temo que serei criticado por alguma coisa, eu muito visivelmente ajo de uma forma que mostra que eu estou pessoalmente longe do caminho da posição temida..

Laura ao se sentir ameaçada pela presença de um novo ser ( seu irmão), começa a criar um mundo de fantasias sempre que sente ciúmes de seu irmão, criando um mundo onde ela seja única e amada sem ter alguém para ameaçar

Laura está em processo de separação e organização desses sentimentos em relação a seu irmão. Usando a dissociação cumulada ao mecanismo de negação. Laura, separa esses sentimentos contraditórios em relação ao seu irmãozinho, o que lhe causa uma sensação incompreensível para ela, dada a idade,(dissociação). Rejeita esses sentimentos, negando que esse sentimento exista (negação). Então, ela cria uma fantasia, substituindo a realidade exterior por uma criada dentro de si. No intuito de mascarar o que lhe aflige.

Eu penso que nesse caso Laura cria uma fantasia no seu conciente para ela mesma nao sentir tanta inveja e fantasia Magica que faça o irmao desaparecer,e ela se sentir melhor.e  uma forma de resolver o problema dela que ela mesma criou.

Laura lança mão de um mecanismo de defesa, para poder lidar com uma situaçao que no nível da consciência ela talvez não conseguisse.

Me parece que Laura usou do mecanismo de identificação, em que buscou na imagem do mágico - personagem simpático às crianças, se parecer com ele e ter então o poder de transformar a sua realidade e, principalmente, seus sentimentos, construindo assim uma outra realidade psiquica.

A sublimação é um tipo de mecanismo de defesa no qual impulsos ou idealizações inaceitáveis ??são transformados em comportamentos aceitáveis, resultando na conversão da pulsão inicial. No caso de Laura, ela cria um mecanismo de defesa fantasioso; tenta compensar suas insatisfações através de fantasias – por que nesse universo as coisas são come ela quer.

PreviousPage 56 of 137Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱