Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 70 of 195Next

Formação Reativa: Para evitar a expressão de pensamentos ou sentimentos inaceitáveis, o sujeito exagera na expressão de sentimentos ou expressão oposta.

Laura utiliza um mecanismo de defesa fantasioso para sublimar a situação desagradável.

O surgimento de um irmão desperta na criança um sentimento de ter sido traída pelos pais. Então, uma mistura de emoções toma conta: raiva, dor, indignação, ressentimento, angústia por se sentir abandonado, culpa e um profundo ferimento narcísico.

Embora o ciúme seja considerado normal, sua origem nem sempre está ligada a uma situação real, racional e controlada pelo ego consciente.

A razão para isso estaria profundamente enraizada no inconsciente, sendo uma continuação das expressões emocionais da infância que se originam do complexo de Édipo.

Supressão e disassociação ela tenta reconstruir sua imagem suprimindo o sentimento de inveja  pela construção de um novo eu imaginário

Laura se projeta em um mundo fantasioso de sua mente e usa o seu inconsciente para demonstrar em um brinquedo suas emoções. Pode se dizer um Ego escondido.

Nicolas360 has reacted to this post.
Nicolas360
Citação de Deoclecio Motilia dos Santos em dezembro 4, 2021, 8:02 pm

nessa situação, Laura usa o mecanismo de defesa "Fantasia", nesse mecanismo de defesa, o individuo cria uma situação em sua mente que é capaz de eliminar o desprazer iminente, mas que, na realidade, é impossível de se concretizar. É uma espécie de teatro mental onde o indivíduo protagoniza uma história diferente daquela que vive na realidade, onde seus desejos não podem ser satisfeitos. Nessa realidade criada, o desejo é satisfeito e a ansiedade diminuída, neste caso o ciúme.

 

Laura procurava se livrar daquele sentimento de inveja que nutria pelo seu irmão utilizando-se da figura do mágico, pois para ela, a mágica mudava tudo, inclusive aquele sentimento.

Para Laura, o irmãozinho chegou para tomar o lugar dela, antes como filha única, tenha os pais só pra ela, toda atenção só pra ela e agora está se sentindo deixada de lado pelos pais, talvez os pais devessem ter preparado Laura para o recebimento do irmão e começado a mostrar pra ela que mesmo tendo que dividir os pais, eles jamais  deixariam de amá-la, agora vendo toda a situação, Laura está se sentindo frustrada com os pais e com o irmão e culpa o bebe pela situação.

A negação é um dos muitos mecanismos de defesa do ego cujo principal objetivo é proteger o indivíduo de uma realidade ou verdade dolorosa. Assim, para evitar entrar em choque ou ter o psicólogo abalado, o indivíduo entra em negação

Acredito que neste caso o medo em um sentimento de rejeição ou aprovação estão em conjunto formando uma barreira interna que supera o seu ego

O superego está diretamente ligado à essa situação ''''uma vez que esta desprovido de sentimentos o torna tão culpado quanto o próprio id

O orgulho é algu proveniente do id

 

PreviousPage 70 of 195Next