Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 69 of 159Next

Laura criou um mecanismo de defesa para não se mostrar vulnerável a situação.

O mecanismo que a Laura uzou de defesa ego usou para estar fantasiando ou simplesmente o poder de ser mágico para poder influenciar o mundo inteiro chamar a sua atenção por isso vemos que a influência que ela tinha sido ao invés de você pequenininha sendo que ela só precisava aprender observar o amor da família

O complexo de Édipo é um tema principal da psicanálise. A existência de um comportamento instintivo de posse é fundamental para a sobrevivência e estão ligados os sentimentos, desejos e comportamentos invejosos e ciumentos.

A formação do ego teve, segundo Freud, a influência não somente do sistema perceptivo na sua diferenciação do id, como também do próprio corpo, principalmente a sua superfície (parte externa), pelas sensações do tato externo e interno. A dor exerce um papel nesse processo, pois gera um conhecimento dos órgãos internos, que contribuirá também para que se forme a ideia do corpo, “o ego é, primeiro e acima de tudo, um ego corporal; não é simplesmente uma entidade de superfície, mas é, ele próprio, a projeção de uma superfície” (FREUD, 1996a, p. 40).

A partir dessa percepção, compreendemos que a mesma a partir da sua negação fantasia cenas e fatos, tentando negar os próprios sentimentos. A dor faz com que ela negligencie a necessidade de visitar seus afetos feridos. No e-book disponibilizado, vemos a definição de negação, sendo: "Negação: o sujeito rejeita um pensamento, uma atitude ou um sentimento que é muito insuportável, que não consegue tolerar e simplesmente considera-o inexistente. Exemplo: típico mecanismo dos alcóolatras, que não admitem que são dependentes da bebida e referem que bebem socialmente".

Laura estavausando da sublimação, ela canalizava seus impulsos de inveja e ciúme para um jogo imaginário, onde exercia poder e controle sobre o mundo atravéz dos seus gestos, isso permitia com que ela lidasse com seus sentimentos de uma forma socialmente aceita.

O sujeito rejeita um pensamento, uma atitude ou um sentimento que é muito insuportável, que não consegue tolerar e simplismente consisera-o inexistente.

Tendemos a criar mecanismos de defesa quando a realidade não nos favorece. Na infância, esses mecanismos começam a ser desenvolvidos através de uma ótica lúdica e fantasiosa, o que faz com que a criança não identifique a origem de seus impulsos.

Dividir a atenção da família com um novo membro recém-nascido pode ser uma situação desafiadora para crianças até o início da adolescência.

Laura, inconscientemente, tenta modificar a realidade ao seu redor. A paciente utiliza de fantasia para alterar a realidade em que está inserida para se sentir melhor. Esse mecanismo de defesa tende a alterar a realidade do sentimento de ciúmes que ela sente.

Sem dúvida, a negação da realidade..

Sublimação, em que mecanismos potencialmente destrutivos, são modificados, e com isso, passam a adquirir uma realização positiva, socialmente aceita.

Laura cria um mecanismo de defesa na fantasia, nesse universo ela tenta modificar a realidade; com ciúmes do irmão ela mostra sua insatisfação com a situação.

No meu ponto de vista, ela vem com mecanismo de defesa da negação ,onde o sujeito rejeita um pensamento/sentimento que é muito insuportável onde o considera inexistente e projeta na fantasia do mágico para fazer sumir tudo que a incomoda.

 

PreviousPage 69 of 159Next