Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 68 of 159Next

No caso de Laura, o sistema de defesa usado é a fuga na fantasia. Esse mecanismo de defesa consiste em imaginar situações ou cenários que são mais desejáveis ou confortáveis do que a realidade. Laura usa a fantasia para escapar da realidade de que ela está com inveja de seu irmão. Ela imagina que é um mágico com poderes para transformar o mundo, o que lhe dá uma sensação de controle e poder.

Laura cria um mecanismo de defesa pouco usual, anda na contra mão do que realmente sente e isso parece confortável a ela, uma tentativa de se proteger dos próprios sentimentoa.

 

Como vimos neste módulo, há vários mecanismo de defesa que nosso inconsciente opera para "auto preservação", no intuito de nos proteger de algo, ou alguma situação.

Havendo vários mecanismo, em uma situação pode ocorrer de haver mais que um que opere sobre o sujeito. Neste texto apresentado podemos ver um mecanismo de regressões também e a racionalização onde a personagem fantasia uma história onde se sinta bem, e afaste o desprazer. Onde exista uma razão mesmo que falsa, para que não apareça o motivo "real".

Na história de Lara, vemos uma pessoas tentnando esconder-se de si mesmo. o fato de sentir ciúmes do irmão já nos diz que ela tinha algo reprimido que não sabia como lidar com esta parte de swi mesmo, daí vem o ciúme e muitas vezes, a solidão, o isolamento e até coisas mais graves.

Neste caso relatado, a paciente usa o mecanismo de defesa negação, no qual o sujeito rejeita um pensamento, uma atitude ou um sentimento que é muito insuportável, que não consegue tolerar e simplesmente o considera inexistente. Nesta perspectiva, nota-se que Laura utiliza-se de fantasias mágicas para simular seu controle sobre tal situação ( no caso a inveja que tinha do irmão).

São manifestações psicológicas que têm como objetivo manter a integridade do ego perante os estímulos externos e as exigências das outras instâncias psíquicas, o Id e Superego. Ao longo da vida, os indivíduos encaram situações que nem sempre são agradáveis ao consciente, e o ego, com o objetivo de proteger sua integridade perante as possíveis ameaças, possui alguns mecanismos específicos. Freud aponta esses mecanismos como universais, ou seja, todo mundo faz uso deles, em maior ou menor escala, e o uso excessivo desses mecanismos pode abrir as portas para os transtornos psicológicos. A função desses mecanismos é diminuir a tensão e ansiedade causadas pelas situações adversas pela qual o ego passa.

Nesse caso, Laura se utiliza de um mecanismo conhecido como SUBLIMAÇÃO, que se assemelha um pouco ao da intelectualização. Um exemplo de sublimação é o artista que sente repressão ou sofre por algo ou alguém e transfere toda a frustração para a arte, de modo que aquilo, ou seja, a sua reação, se torna aceitável socialmente.

Nesse caso , Laura cria um universo paralelo aquela realidade para conseguir lidar com um sentimento reprimido que era o ciúmes de seu irmão , a criação desse universo para Laura é um mecanismo de defesa .

Olá. Me chamo Marco Antônio e sou aluno do curso de piscanalise clinica do Instituto Videira assim como vc e gostaria de montar um grupo de debate e troca de experiências entre nós alunos...se quiser entre em contato comigo pelo WhatsApp (32) 98871-7111

 

Acredito que essa seja uma formar de compartilhar  aprendizados  e experiências vivenciais. A onde poderemos troca ideias e tirar dúvida  sobre conteúdo  e é  claro um bom Network  afinal de contas  em breve estaremos atuando como profissional  nessa área  que tanto amamos.

 

Espero o contato de vcs para podemos nos organizar.  Um abraço

Mecanismo de fuga.Ela sempre busca um ponto alternativo para ignorar o irmão sem que seus pais percebam que existe nela um pouco de ciúmes. Ela prefere mascarar seus sentimentos do que expôr suas razões e parecer egoísta aos olhos de quem a observa.

Laura usa o mecanismo de fuga,pois não quer mostrar suas fragilidades e imperfeições.

PreviousPage 68 of 159Next