Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 67 of 159Next

Complexo de Édipo

Conforme descrito no caso, podemos identificar a reação clara das emoções, o medo de perder o afeto dos pais, o pensamento de não ser mais a única e ter que dividir espaço com seu irmão. Nesse sentido Laura cria esse mecanismo de defesa, onde tudo o que o irmão faz é motivo para ciúme. Vale ressaltar os gatinhos que podem ter desencadeado esse mecanismo de defesa, como a rejeição por parte dos pais em determinados momento da vida de Laura após o nascimento do irmão.

A irmã  mais velha tem a percepção que o irmão mais novo é um intruso, um rival, que disputará o amor da mãe e do pai.

Esse personagem com poderes mágicos era seu mecanismo de defesa,quando ela sentia  inveja ela o acionava.

Porque para ela era muito difícil perde a atenção essa inveja era medo de perde  e o personagem era uma defesa para não demostrar realmente oque ela sentia o sentimento de inveja.

Pelo que foi citado na história, Laura pode estar usando como defesa a Dissociação, onde separa sentimentos e pensamentos contraditórios de amor e ódio em relação ao irmão. Pode também estar unas do a Negação como defesa, por não conseguir suportar, finge que não existe. Laura, por não saber lidar com a inveja que sente do irmãozinho, cria para sua mente um universo paralelo onde ela tem o poder de decidir o que fará com as pessoas a sua volta, meio que assumindo um papel de autoridade, maior que a mãe sobre o irmão, talvez seja algo nesse sentido.

Laura sentiu insegurança, ciúmes do irmão achando que ele iria tomar o seu lugar, o seu espaço.

Laura de forma conscientemente utilizou mecanismos de defesa para não falar/demonstrar abertamente a sua inveja do seu irmão. Com uma análise profunda, poderíamos chegar a conclusão que de fato ela usou a Negação sobre esse sentimento e para não discutir sobre, se levava a um mundo de fantasias ou uma espécie de sublimação ou formação reativa, onde evitava os sentimentos que seriam vistos como inaceitáveis e usava toda a sua imaginação em pró de tirar o foco daquele assunto em específico.

O comportamento da menina explicitamente tem haver com o complexo de edipo.

Na história narrada acima Laura usa o mecanismo da autodefesa, pois ao criar uma fantasia procura negar seus próprios sentimentos!

Laura está suprimindo seu sentimento de inveja criando uma fantasia para nega-lo.

PreviousPage 67 of 159Next