Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 77 of 159Next

Repressão - Laura pratica um ato de defesa, tentando inibir a imagem do seu irmão trazendo de certa forma  atenção para si. Um dos sintomas seria o medo de perder espaço para o seu irmãozinho.

O meio pelo qual Laura usa para lhe da com o sentimento de inveja que tem do seu irmão mais novo, é um mecanismo fantasioso, onde ela tem super poderes e pode alterar a realidade da forma que quiser ou imaginar, isso, imaginação e fantasia é o instrumento que Laura usa para aliviar os efeitos da inveja, distorcer a realidade através desses mecanismos é sua rota de fuga para fugir do sentimento de inveja.

Está bastante claro que Laura se utilizava dessa fantasia (Jogo imaginária onde interpretava um mágico), como mecanismo de defesa. Aparentemente, criando esse mundo fictício, suprimia seus ciúmes, emoções, decepções, desejos e insatisfações atuando assim.

Laura criou um mecanismo de defesa escapista, o qual ela fantasia afim de buscar satisfação, conforto e segurança, fantasiando ela entra em negação, saindo da realidade objetiva, observamos tambem que ela sublima o comportamento invejoso

  • Recalcamento, na minha opinião. De acordo com o texto, Laura: período latência (06 a 11 anos), nesse período há a chegada do irmãozinho (recém nascido) e na análise (segundo o texto), "era excepcionalmente difícil descobrir algum vestígio desse impulso",  essa é a característica do recalcamento. Segundo Freud, o recalcamento é uma defesa e acontece "invisivelmente", se bem-sucedido. O EU impede a passagem da energia do sistema neuronal relacionado com excitações endogenas e acontece ao gerar sofrimento ou satisfação.

O mecanismo psicológico expresso no comportamento de Laura durante a análise é a formação reativa. A formação reativa é um mecanismo de defesa psicológica no qual uma pessoa expressa sentimentos opostos aos seus impulsos verdadeiros. Em outras palavras, é quando alguém age de maneira que vai contra seus sentimentos reais, muitas vezes porque esses sentimentos verdadeiros são inaceitáveis ou angustiantes.

Laura cria uma auto defesa, e isso dá para proteger sua "imagem".

Laura inverte a realidade para algo imaginário( inversão), desloca do mundo real para um mundo fictício, onde ela pode controlar, inclusive os sentimentos, que ela sabe que têm, mas não os convém demostrar.

O inconsciente como forma de defesa, Laura utiliza o inconsciente como ferramenta de proteção

No caso apresentado de Laura, demonstra que a mesma reprimia seus sentimentos toda vez que acontecia uma situação da qual ela sentia ciúmes do irmão, então, toda vez que ela reprimi esse sentimento para o inconsciente, ela cria a história de que é uma mágica como mecanismo de defesa, fazendo gestos que inconscientemente pede por atenção dos pais. Sendo assim, ela cria o mecanismo de sublimação.

PreviousPage 77 of 159Next