Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 84 of 153Next

Ao meu ver, Laura sublimou o sentimento da inveja, o transformando em atividades mágicas , o que faz, ao sentir inveja do seu irmão, pois ela entende que assim como o mágico faz desaparecer coisas, ela poderia, em seu imaginário, fazer com que seu irmão também desaparecesse.

O inconsciente é reativo.

O desejo fantasioso da magia enquanto transformação de uma realidade incômoda, aponta para um mecanismo de negação (da realidade atual).

Ela encontrou um meio para lidar com o objeto externo.

Suprimindo assim sua emoção,neste caso inveja ou ciúmes.

Imagino que seja a dissociação, pois ao mesmo tempo em que há o amor fraternal, há também o sentimento de inveja o qual é dissociado através da fantasia do mundo mágico no qual ela é a detentora da magia capaz de fazer acontecer e tornar tudo diferente da forma que lhe causa satisfação.

O inconsciente, através do id

Neste caso, podemos observar o mecanismo de negação, onde a criança constrói e alimenta uma fantasia que a afasta de sua realidade. Na fase da construção do seu superego aprendeu que sentir ciúmes e inveja é considerado "errado", logo criou um personagem no qual tem o poder de "eliminar" esses sentimentos repulsivos de forma mágica, afastando para o inconsciente, o ciúmes e inveja de seu irmão, dificultando assim o seu processo na análise. Levando em consideração que tudo aquilo que não é aceito e é jogado para o inconsciente retorna em forma de sintoma, a menina deveria ainda assim estar experimentando alguma forma de desconforto para que estivesse em análise.

Fica claro através da situação exposta que o mecanismo de defesa da projeção que se refere a um mecanismo de defesa onde determinados comportamentos indesejados de um indivíduo são atribuídos a outra ou outras pessoas. Neste mecanismo, a pessoa transfere para o outro por vezes pensamentos inaceitáveis ou indesejados e emoções de qualquer tipo.

Os mecanismos de defesa, assim como o próprio termo indica, são meios de proteção criados pelo inconsciente para distanciar indivíduos de eventos, atitudes, sentimentos, crenças, palavras e pensamentos desagradáveis. No caso citado ela usa a fuga da mágica como refúgio para o sentimento de ciúmes do irmão

Laura usou o mecanismo de defesa, em que ela nega sua realidade e cria uma realidade fantasiosa que minimiza sua insatisfação.

PreviousPage 84 of 153Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱