Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 83 of 123Next

Ao analisar o diagnóstico, é possível verificar a existência do mecanismo de defesa da repressão. A menina reprime e abandona o sentimento de ciúme e age de uma forma a chamar a atenção de todos para si e demonstrar, através da fantasia, que ela tem o poder de mudar o mundo.

Ela nega e fantasia seus sentimentos e isso dificulta a análise .

No caso citado existe um caso reativo a respeito daquilo que a criança sentia sobre o irmão, como forma de defesa.

Laura passa por um período em que se sente à margem da sociedade familiar. O texto nos mostra a inveja como mola propulsora, que transformada e recalcada se esconde, não permitindo que o acesso seja simples. Porém com a finalidade de fuga da dor de não ser mais o centro das atenções o Ego de Laura, utilizando de um mecanismo de proteção, passa a transformar essa dor em um mundo de fantasia que passa a ser estartado toda vez que a imagem do irmão se torna palpável em sua mente. A fuga para o mecanismo de proteção passa a ter a finalidade de negar a realidade a substituindo por outra, onde Laura é o centro do enredo, e por conseguinte sentir menas dor.

Laura ao se deparar com um irmão que ganhava toda atenção que antes era só sua. Ela experimentou de sentimentos de desprazer. Com isso usou o mecanismo de defesa Fantasia - Nesse mecanismo de defesa, o individuo cria uma situação em sua mente que é capaz de eliminar o desprazer iminente, mas que, na realidade, é impossível de se concretizar. É uma espécie de teatro mental onde o indivíduo protagoniza uma história diferente daquela que vive na realidade, onde seus desejos não podem ser satisfeitos. Nessa realidade criada, o desejo é satisfeito e a ansiedade diminuída.

Ela expõe um mecanismo de defesa, fantasiando em forme de um mágico, onde ela pode definir certas coisas como gostaria que fosse na vida real.

O comportamento dela em relação ao irmão parecer complexo de Édipo

O relato é muito interessante para análise e parece configurar-se um mecanismo de defesa do ego. Ao mesmo tempo em que Laura sabe que deve nutrir afeto e cuidado por seu irmão, seu pensamento indica inveja. Desta forma, Laura parece sublimar esse sentimento, canalizando o seu agir para uma fantasia que lhe gera algum alívio.

o que vemos e mais uma vez a ação do mecanismo de defesa usada pelo ego para evitar conflitos entre o id e o super ego que lhes seriam extremamente dolorosos uma maneira de se esquivar de momentos ou situações em que causam dor, usando pois a fantasia para esconder tal.

O impulso como sentimento apresenta s sentimentos que ela tinha, pois, tinha ciumes do irmão

PreviousPage 83 of 123Next