Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 88 of 178Next

O mecanismo de defesa- Fantasia

A criança tenta compensar suas insatisfações através de um universo paralelo, onde tudo ocorre como ela deseja que fosse. Uma forma de modificar a realidade. Ao sentir ciumes do irmão , fica insatisfeita , e faz o jogo imaginário , conduzindo para a forma como gistaria.

Para fugir da realidade, Laura utiliza-se de mecanismos fantasiosos que a leva para um mundo paralelo onde ela tem o controle da situação.

Mecanismo de regressão. No caso acima laura no seu consciente buscava ter super poderes para voltar a sentir o que sentia antes, seu inconsciente buscava sentir o prazer que ela sentia antes.

A menininha se vale da dissociação.

Acredito que nesse caso o mecanismo de defesa que esteja sendo usado seja a negação . Ela simplesmente finge que a situação não existe.

Mas depois disso, parece uma sublimação. A criança está pegando uma pulsão com a qual não consegue lidar e transformando em uma brincadeira que a empodera. Que devolve a exclusividade e o poder que lhe foram tirados após o nascimento de uma nova criança que precisa de muito mais atenção, fazendo com que Laura seja menos ouvida, tenha menos "poder" nessa família.

 

A fantasia é um mecanismo de defesa que proporciona uma satisfação e uma realização ilusória dos desejos inconscientes. O inconsciente inventa uma satisfação substitutiva que surge no lugar da realidade.

Mecanismo de inversão, o ego a levou a uma ação reativa, onde através da imaginação ela expressou a dor de sentir que perdeu o lugar no coração dos pais, avós..

Nesse caso laura com ciumes e com sua mente achando que pode controlar as coisas entra num mundo fantasioso de sua cabeça para esconder os sentimentos que lhe fazem ficar triste,pois acha que com a chegada do seu irmão ela perde o seu espaço na vida dos pais.

Na verdade ela ja desde pequena enfrenta dificuldade de lhe dar com algo novo.

Laura usou o mecanismo de defesa da sublimação. Ela canalizou um sentimento ruim como a inveja para um mundo imaginário, minorando assim a tensão e o sofrimento causado por um sentimento negativo

Talvez o ego de Lauro tenha se utilizado como mecanismo de defesa o deslocamento, tentando mudar o foco de ciúme para o mundo imaginário.

PreviousPage 88 of 178Next