Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 89 of 123Next

Talvez, o ego de Laura tenha se utilizado do deslocamento como mecanismo de defesa. Mudando o foco de seu desconforto pelo ciúmes do irmão para o mundo imaginário.

mecanismo de defesa da fantasia, usado para compensar suas insatisfação.

No meu entender, Laura utilizava o mecanismo da formação reativa. Ela não admitia para se mesmo que tinha inveja do seu irmao. Essa inveja causava frustração para ela porque ela percebia que as coisas não eram da forma como ela queria. Então esse jogo mágico a permitia transformar sua realidade da forma que quisesse sem que a sua inveja fosse demonstrada.

Acho que seja o mecanismo de negação.  Ela sente, mas não quer demonstrar, finge que não sente.

O inconsciente de Laura criou um mecanismo de defesa para protegê-la de sofrer por causa do ciúme do irmão.  Esse  sentimento pode caracterizar como complexo de édipo . O inconsciente vai sempre nos proteger da dor e sofrimento, escondendo ela. Essas cenas ficam bem profundas ,porém influencia em toda vida presente.

O mecanismo de defesa citado é a Regressão. Esse estágio é bem comum para a fase de latência. Que é explicada pelo exemplo de uma criança que por ciúmes de seu irmão mais novo começa a fazer xixi na cama.

Da mesma forma ao agir como um mágico que tem poderes para "mudar a realidade", ou realizar coisas improváveis, há um sentimento de inveja no coração dessa criança que gostaria sim de mudar a realidade em alguns momentos.

Neste caso, ficou evidente que Laura usou um mecanismo de defesa, fantasiando uma situação hipotética em que se sentia como um mágico com determinado poder, assim conseguiu não demonstrar o seu ciúme do irmão e de certa maneira, controlar o seu sentimento em relação ao mesmo.

O inconsciente de Laura está reprimindo certos desconfortos e com isso ela cria um mecanismo de defesa .

Era uma forma dela mostrar o desamparado que estava sentindo com a chegada de seu irmão mais novo e uma forma de chamar a atenção de seus pais era imitar um personagem

O ego e os mecanismos de defesa.

 

Acho importante,  pois só agora percebo o quanto ajuda os mecanismos de defesas, quando crescemos é necessário abrir mão para crescermos

PreviousPage 89 of 123Next