Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 9 of 123Next

Laura, como criança na fase de latência ( 6-11 anos ) sofre com o ciúmes e inveja que sente pelo irmão mais novo. Ela sabe, em sua mente infantil, que os pais não aprovam esse comportamento,e provavelmente sente medo da rejeição que pode advir caso externe esses sentimentos a todo instante. Observa-se que entre a necessidade de aprovação e a inveja e o ciúme que sente por não ter mais o espaço privilegiado de antes, Laura cria um mecanismo de defesa no sentido de reprimir esses sentimentos, buscando agir como se ela mesma não  estivesse ali, dissociando-se da realidade, criando momentaneamente um mundo onde ela pode expressar seus sentimentos com liberdade e sofrer aceitação, já que ela transforma e influencia um universo imaginário.

Desse modo, acredita que ninguém notará o excessivo ciúmes que sente, e que seus pensamentos e sentimentos estão camuflados.

Trata-se de uma dissociação de realidade usada como mecanismo de defesa.

Observação: Também posso notar que essa dissociação decorre da necessidade que Laura tem de recalcar seus sentimentos em relação ao irmão.

  • Abordagem significativa.

Perda de espaço e atenção  podemos identificar claramente complexo de Édipo

Neste texto Laura é uma criança por volta dos 6 anos de idade que ganha um irmãozinho, até então ela era só e disfrutava de toda atenção dos pais e agora esta atenção foi desviada em parte para o novo membro, ela camufla este sentimento quando confrontada com o imaginário de ser uma magica com poderes de mudar o mundo, quem sabe se ela tivesse tais poderes poderia controla a existência de irmão.  A garotinha se encontra num estado de sublimação, mecanismo de defesa. Ela não quer que ninguém saiba dos sentimentos negativos que tem em relação ao seu irmãozinho.

A formação reativa, é uma forma de defesa contra impulsos que são inaceitáveis para o ego. Na formação reativa, há sempre o perigo de um retorno do impulso reprimido à consciência.

A minha leitura se resume ao ID tentar reconhecer uma figura ideal no próprio ser, não encontrando, visualiza tal imagem em alguém que tem por projeção de sua autoimagem, ou seja, não se reconhece emsi  mesma mas se identifica com a realidade deseja em artistas virando fã por afinidade de imagem em que gostaria de ser.

A identificação do ser com o externo passa pela análise do EU, quando existe conflito entre esses dois pontos temos um desvio psíquico capaz de criar emoções distorcidas.

Mecanismo de defesa: fantasia.

Vemos aqui as dimensões do complexo fraternal com desejos,  comportamentos invejosos e ciumento. Utilizamos informações que confrontam as dimensão que esse complexo e o complexo de édipo tem para a psicanálise. Um comportamento instintivo  de posse, fundamental para a sobrevivência.

mecanismo de defesa: regressao

PreviousPage 9 of 123Next