Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 10 of 122Next

No caso de Laura ela está em um processo de sublimação, onde cria personagem de um magico para esconder a inveja e o ciumes e assim transformar ''seu mundo'' onde não exista seu irmão.

Nesse mecanismo de defesa da fantasia, a criança visa compensar suas insatisfações através de um universo paralelo, pois nesse universo tudo ocorre como ela desejaria que fosse. é também uma forma de usar seus esforços para tentar modificar a realidade.

No contexto da questão, ao sentir ciúmes do irmão e, consequentemente ficar insatisfeita com a situação, a menina faz um jogo imaginário.  nesse jogo ela é magica e pode transformar tudo o que quiser, para que seja da forma como gostaria.

Laura
depois de toda vez tendo inveja de seu irmão, ela cria um mecanismo de defesa com atividades mágicas, o que faz toda vez que sente inveja.

Caso Laura
depois de toda vez tendo inveja de seu irmão, ela cria um mecanismo de defesa com atividades mágicas, o que faz toda vez que sente raiva

Laura busca enconde sua realidade, ciumes do irmão, suas reações em produzir sentimentos opostos se encaixa perfeitamente no que é conhecido como mecanismo de reação, o que se observa é a inversão sobre o que seu irmão representa.

Laura cria um mecanismo de defesa de fantasia.

 

Criou-se um mecanismo de defesa. Ela tenta, por meio da negação, fantasiar outra realidade.

Laura cria uma fantasia que lhe permite expressar seu desconforto interior com algo mais aceitável diante das restrições do super ego. E por assim dizer, também externar esse conflito de ciúmes que a consome internamente.

Com todas essas informações indico como mecanismo apresentado pelas referências por Laura,como Deslocamento,onde à mesma toma para si um personagem que lhe propõe à imaginação que poderá tirá-la de seu estado sensitivo para um outro,sendo assim deslocada sua mentalidade atraves do consciente a um cenário onde possa sentir-se segura e consiga a fulga de sua dificil realidade em qual esta vivenciando como Laura.Isto porem não resolve a situação enqual ela está,mas potencializa um estágio esquizofrênico procurando saciar seu libido.Algo extremamente perigoso e que requererá atenção e cuidado clínico.

O mecanismo de fixação e apego da fase oral, no período da latência a criança ficou com inveja do irmão, sendo um estágio de personalidade.

A Criança movida pelo ciúme e raiva em relação a situação com seus pais, através do medo de perder o espaço é proveniente do complexo de Édipo.

PreviousPage 10 of 122Next