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Desafio - Módulo VI

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Neste caso de Laura parece que seu Ego, utiliza de mecanismo de defesa, projeção, sublimação... por causa da pulsão do Id. Desta forma ela consegue sobreviver ou conter se a essa emoção degradante.

Neste caso de Laura parece que seu Ego, utiliza de mecanismo de defesa, projeção, sublimação... por causa da pulsão do Id. Desta forma ela consegue sobreviver ou conter se a essa emoção degradante.

Laura estava com ciúmes e sentia uma espécie de ameaça com o nascimento do irmão, buscou certo alívio através de um personagem, o mágico, que opirtunava manipular seu medo de ser substituida pela atenção e pelo amor que poderia ser transferido para o irmão.

Laura estava com medo de seus pais transferir a atenção e o amor para seu irmão

Laura, está tentando se identificar com seu irmão de alguma forma inconsciente, por progressão.

O mecanismo que está sendo expresso é o ego, em função de sua ligação com o sistema perceptivo, cria a organização temporal dos processos psíquicos e o subordina à aprovação da realidade. O ego alterna os processos de pensamento e obtém êxito no adiamento das descargas motoras e busca controlar a energia.

 

Neste caso apresentado por Anna Freud (2006), o mecanismo apresentado foi de defesa da fantasia, a criança visa compensar suas insatisfações através de um universo paralelo, pois nesse universo tudo ocorre como ela desejaria que fosse. É também uma forma usar seus esforços para tentar modificar a realidade.

No contexto da questão, ao sentir ciúmes do irmão e, consequentemente ficar insatisfeita com a situação, Laura faz um jogo imaginário. Nesse jogo ela é mágica e pode transformar tudo o que quiser, para que seja da forma como gostaria.

Nesse caso, a criança está apresentando o mecanismo de defesa da negação, onde a criança rejeitou os pensamentos, atitudes ou um sentimentos que
são insuportáveis, e não consegue tolerar essa situação, e simplesmente a considera inexistente. Aqui Laura também se utiliza da fantasia para conseguir esse afastamento do nascimento do irmão.

Neste contexto podemos atribuir dois conceitos, tanto ao que se refere a formação reativa quanto ao que se refere a fantasia. Através de um mecanismo de inversão, uma espécie de formação reativa contra o afeto, na redução deste, a inveja do seu irmão, a repetição de um jogo mágico.

Segundo Zimerman (2008), na formação reativa, o ego impulsiona uma estrutura o mais factível que puder, como um contra investimento de energia psíquica de força igual e em direção oposta à investida pulsional que é inconcebível, como no caso apresentado, em que era impossível para Laura admitir que estava com inveja do seu irmão recém-nascido, mas essa inveja estava agindo em seu inconsciente.

Ao mesmo tempo é possível alocar essa estratégia de enfrentamento como um mecanismo de defesa da Fantasia, que consiste na criação de um mundo paralelo, que existe apenas na imaginação de quem o cria, com o objetivo de proporcionar uma satisfação ilusória, que não é ou não pode ser obtida na vida real.

A representação do mágico, do desejo de mudar a realidade com a dificuldade de exprimir um desejo é a barreira da análise. Trazer para o real em palavras ou gestos (expressões corporais significativas) as repressões do analisando.

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