Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 94 of 123Next

Através da brincadeira, Laura torna-se transformadora de situações e objetos, inclusive do que lhe afeta, assim, ao construir um mundo fantástico - mecanismo de defesa - usa este como fuga da inveja que sente do irmão mais novo e de situações das quais ainda não compreende.

A criança recorre a imaginação para esconder ou camuflar a dor que sente, criando fantasias o qual levem a resolução do problema.

Introjeçao porque ela assumiu pra si características de outra pessoa, algo externo para fazer parte do seu ego. E também repressão pq foi algo difícil da analista descobrir,

O texto acima mostra que o irmão de sentiu ameaçado com a chegada de um novo integrante na família.

o inconciente de laura faz com que ela tenha o mecanismo de defesa a fantasia tendo em vista a inveja que ela tem do irmão.

mecanismo de defesa fantasiosa.

Neste caso, o mecanismo de defesa de Laura, seria uma formação reativa, onde para evitar expressar sentimentos negativos e inaceitáveis, ela brinca de forma a desviar o foco e a pulsão de inveja a seu irmão, onde sendo uma mágica, transforma sua realidade, inconscientemente desapareceria suas insatisfações.

A busca incessante pela compreeção da psique, traz a luz muitas verdades que nos ajudam a entender melhor a mente humana.

O mecanismo psicológico que está sendo expresso nesse caso é a sublimação. A sublimação é um processo psicológico no qual um impulso ou desejo inaceitável é canalizado para uma forma socialmente aceitável de expressão. No caso de Laura, seu impulso de inveja em relação ao irmão recém-nascido é difícil de ser expresso diretamente, então ela canaliza esse impulso para um jogo imaginário no qual interpreta o papel de um mágico com poderes para influenciar o mundo.

Essa atividade imaginativa funciona como uma forma de sublimação, permitindo a Laura expressar seu desejo de influenciar ou controlar seu ambiente (representado pela transformação do mundo pelo mágico) de uma maneira mais aceitável, sem que ela tenha que lidar diretamente com os sentimentos de inveja em relação ao irmão. Isso demonstra uma adaptação psicológica, onde Laura encontra uma saída criativa e socialmente aceitável para seus impulsos inaceitáveis.

SENTIMENTO DE NEGAÇÃO  E MECANISMOS DE DEFESAS.

PreviousPage 94 of 123Next