Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 160 of 161Next
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:32 am

Após refletir e ler a notícia, responda às seguintes questões:

1 - O que caracteriza uma imagem veiculada como “real” ou mais “real” que outras?
2 - Por que os leitores da rede social mencionada tomaram a imagem e notícia divulgada pela mesma rede como real?

A massificação do uso das redes sociais e a falta de filtro sobre o que é visto pelos usuários dessas redes podem contribuir para a situação exposta na matéria. Hoje recebemos informações sobre o mundo não somente através de jornais em papel, revistas e jornais televisionados como antigamente. Cada usuário pode ser um gerador de fatos, de noticias no mundo das redes sociais. Só que a situação do "linchamento imaginário" retratado na matéria é fruto de outros problemas sociais, como injustiça, falta de confiança no Estado, impunidade, entre outros. Ainda que a vitima fosse culpada de algum crime, a lei exige um tratamento diferenciado para os acusados de crime e o estado é o único responsável por aplicar o processo e pena devidos a um criminoso.  A conta do Facebook ao utilizar elementos verdadeiros de outros crimes (retrato falado) , aliado ao fato de veicular crime que causa muita comoção social e vincular tal imagem a esses supostos crimes, despertaram a ira nos usuários da rede que procuraram de forma sedenta a justiça pelas proprias mãos, o justiçamento.  Infelizmente o caso não é isolado.

Uma imagem é percebida como "real" quando carrega elementos que reforçam sua credibilidade aos olhos do público como aparência de espontaneidade,
Contexto ou legenda que se conecta a medos e crenças já existentes nas pessoas, veiculação em meios ou ambientes onde as pessoas tendem a confiar ou não questionar.
O “real” aqui não está necessariamente no conteúdo, mas na forma como ele é percebido — e isso é muito influenciado pelo ambiente social, emocional e cultural.
As pessoas são influenciadas por emoções, crenças pré-existentes e dinâmicas de grupo. A rede social serviu como um canal de validação, porque os leitores confiam mais em informações vindas de amigos, conhecidos ou grupos locais do que em veículos oficiais O clima emocional de pânico coletivo reduz o pensamento crítico. As pessoas passam a agir impulsivamente, o compartilhamento rápido e em massa da informação criou a falsa impressão de que aquilo era um fato incontestável.
A percepção de realidade é muito mais subjetiva e social do que objetiva. Quando misturamos emoção, medo e confirmação social, imagens e informações podem ganhar um status de verdade que não possuem.

Ao meu ver,esse fato tenebroso só confirma  a pressa daspessoas em julgarem sem questionarem. A mídia é na verdade o mesmo tribunal da Idade Média,que então acontecia nas reuniões da população nas praças públicas. O homem é o mesmo de então,infelizmente...

As pessoas tomaram como real, porque além de ser divulgada por uma página que eles consideravam seria, tinha o retrato falado divulgado pela própria polícia.

As notícias que saem nos meios de comunicação e isso inclui as redes sociais, são geralmente aceitadas como reais porque supõe-se que as informações, e imagens são verdadeiras, e portanto reais. Já que a internet é terra de ninguém e qualquer pessoa pode publicar qualquer imagem e gerar muita confusão como foi o caso relatado. Esta foi a razão pela qual os leitores da rede mencionada, neste caso Facebook, tomaram a imagem como real, porque aceitaram, entenderam que a informação juntamente com a foto da mulher era real, e por esta razão, infelizmente tomaram a "justiça" pelas próprias mãos em lugar de levá-la à delegacia, porque assim a situação seria esclarecida, o que infelzmente não aconteceu, terminando em um assassinato de uma mulher inocente, de uma mãe de família, que não teve nem como se defender. Tudo por causa de uma confusão de informações que são na maioria da vezes repassadas sem qualquer critério.

A pessoas usam lentes de outros para falar do real delas, isso pode ser muito perigoso, pois nao posso falar do real que nao se condiz amanha situação, cada ser humano ha uma condição que cabe so ao mesmo. E agora com a redes sociais vemos o crescimento de uma realidade forcada peloteio financeiro que fazqcom que os jovens e nos mesmos irem a consumir algo que nao nos fazem bem. por isso nossa sociedade esta cada vez mais doente, como o carro da imagem 3 do estudo anterior. tudo muito falso.

A fakeNews tinha imagem e imagens causam credibilidade. Por esse motivo, as pessoas acreditaram na noticia.

Noticias boas ou ruins viralizam pelas redes hoje em dia causando grande alvoroso na população, mas nesse caso o que fez com que todos acreditassem que ela era a sequestradora foram as imagens.

Segundo nossos estudos até aqui sobre a imagem, o que caracteriza uma imagem ser real ou não, depende de quem a vê. Ao verem alguém tão parecida com Maria no retrato falado, os moradores logo atribuíram que se tratava da mesma, ou seja eles criaram que no contexto aquela imagem era Maria, portanto era real.

Refere-se a empatia e identificação: Quando uma imagem ou notícia evoca uma reação emocional forte (como tristeza, raiva ou empatia), as pessoas tendem a aceitá-la como verdadeira, especialmente se ela se alinha com suas crenças ou sentimentos. O aspecto emocional reforça a ideia de que a informação é "real", já que as emoções influenciam a maneira como percebemos e processamos a realidade. Ainda pode ocorrer o vies dee confirmaçao que è quando as pessoas já acreditam em algo, tendem a aceitar informações que reforçam suas crenças, ignorando ou rejeitando o que desafia essas ideias. As redes sociais alimentam isso, criando bolhas informativas onde os usuários só têm acesso a informações que validam suas visões de mundo, tornando imagens e notícias mais "verdadeiras" no contexto dessas bolhas.

1- A imagem se caracteriza como real pelo fato de ser veiculada em uma fonte, supostamente, segura, confiável, que transmite credibilidade. Ademais, a imagem divulgada foi tomada por aquelas pessoas por meio de seus sentidos, construindo coletivamente os próprios julgamentos, ausentando-se da compreensão consciente.

2- Porque, tal crime hediondo – sequestro de crianças para rituais de magia negra, atribuído à vítima – impacta a sociedade, trazendo revolta e levando as pessoas a querer fazer “justiça” com as próprias mãos. Uma vez que foi divulgado por uma rede social de um veículo jornalístico local.

PreviousPage 160 of 161Next