Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 18 of 109Next

SEMELHANCA ENTRE AS PARTES E FALTA DE CONHECIMENTO

Creio que depende da enfase que:  se,coloca na imagem! É o fator alg- uem,viu ou alguem disse ou ainda. A polícia quer um culpado a todo  custo, e más o marabalismo que a midia faz!Engana até os mais ceti- cos.

  1. A definição de real vai muito além das experiências empíricas, principalmente na era da informação. Temos como verdade o que nos é passado como tal, por diferentes meios: família, instituições de ensino, amigos, imprensa, dentre outros. Ainda que não seja ideal, é comum aceitarmos diversas falas como "reais", sem maior pensamento crítico sobre o assunto.
  2. Ao se deparar com a notícia de um crime considerado chocante para a nossa cultura, os moradores do local tomaram tal informação como verdade, sem se preocupar com uma investigação apurada dos fatos. O sentimento de raiva e a vontade de fazer justiça com as próprias mãos, associados com uma informação enganosa, resultaram no linchamento.
  1. Realmente o uso de imagens pode servir de grande valia como de grande equivoco  , o que aconteceu com essa mulher, foi, na verdade uma tragédia, Onde pela aparência sendo impulsionada por boates teve sua vida ceifada , não se apresentando provas contundentes, sobre a informação veiculada de forma errônea

Boa noite a todos, em relação a notícia exposta no G1, triste fato ocorrido, porém o olhar da emissora é de chamar atenção, conseguir ouvintes e a notícia repercutir no mundo todo, isso na visão deles é lucro, excelente matéria e noticia bombástica, chamar atenção do leitor, do outro lado, no caso ouvinte, telespectador um susto, medo, trauma, porque a imagem ilustrada devido ao que esta por traz daquela cena é surpreendente, quando a emissora divulga o vídeo do que está sendo realizado e procura-se, o telespectador já grava aquela imagem e relaciona com autora de um crime, se passar próximo a alguém semelhante aquela imagem, a pessoa já identifica com a autora daquele crime sem procurar saber ao fundo o fato ocorrido se é ou não verídico, somente com o que foi apresentado, ele já define a sentença, isso pode ser planejado por alguém propositalmente ou então um caso esporádico, o problema é o desfecho desses casos que muitas das vezes são fatais.

Em geral, tomamos como real toda imagem vinculada aos veículos de comunicação conhecidos, fato que hoje não tem-se demonstrado realmente verdadeiro, mas a notícia pronta tende a vir e, comodamente, sem muito pensarmos, interiorizamos àquilo como real. Cuidado, pesquisa e apuração dos fatos é muito importante para não cometermos erros irreparáveis como o do caso em questão.

Em relação ao segundo questionamento, os leitores visualizaram a imagem, criaram uma narrativa, não apuraram os fatos, e a fatalidade ocorreu.

1 - Uma imagem é caracterizada como real uma vez que a própria apresenta traços que estão elencados com a realidade, sem distorções ou manipulação.

2 - A imagem em questão trata-se de um retrato feito pela 21ª DP de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, referente a uma mulher acusada de tentar sequestrar um bebê no colo de uma mãe, na Zona Norte do Rio. Provavelmente, os leitores consideraram a informação como real, ao passo que foram atribuídos boatos referentes à mulher da foto, propagados por uma mídia digital e grandes números de compartilhamentos, o que  gerou uma perspectiva de quererem justiça. Porém, houve uma confusão de identidades, e uma mulher inocente foi morta.

A imagem por alguém foi interpretara e associada à vítima como real. Sem a capacidade de filtrar e analisar a informação pela lógica, parece ter causado um efeito manada nas pessoas que participaram do que ato, as quais podem ter agido de maneira mais cega ainda, com base em uma interpretação de imagem.

1-A Imagem da mulher despertou uma histeria coletiva.

2- Uma imagem representa nesse caso, a crueldade da pessoa a ser punida.

Procuramos informações que confirmem as nossas crenças e descartamos aquelas que são contrárias ao que acreditamos. Além disso, o funcionamento das redes sociais ajuda a aumentar a polaridade entre as pessoas e o fato da imagem da Fabiane estar numa rede social conhecida, favoreceu para que as pessoas tomassem a imagem como se fosse a dela.

PreviousPage 18 of 109Next