Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 23 of 109Next

Um boato foi tido como verdadeiro por muitas pessoas, o que reforça o fato de ser "verdade", pois a imagem acaba sendo tomada como verdade por ter um apoio coletivo. Além disso, a história continham elementos que "comprovavam o fato" como a semelhança da vítima com o desenho divulgado. Portanto, para a questão 1: As pessoas receberam a informação de colegas de rede sociais em que confiam e a tomaram por verdadeira com base no tom alarmista e na semelhança dos desenhos, fazendo que o boato fosse superior à verdade da vítima. 2- Os leitores tomaram como real a história porque os detalhes do boato se encaixavam naquela situação, e em seu íntimo, as pessoas queriam proteger as crianças e fazer "justiça".

A imagem sempre que vinculada por conhecidos gera um pensamento de ser real, quando uma imagem ou matéria, como a que estamos discutindo, é compartilhada por um familiar ou amigo, nos dá a entender que foi verificada e confirmada.

Ao entender os leitores de forma equivocada, que a imagem era real, não buscando fontes confiáveis, em sua mente a tornaram real, uma realidade não confirmada.

1 - O que caracteriza uma imagem veiculada como “real” ou mais “real” que outras?

Tudo faz parte de um contexto semiótico, os leitores, dão maior ou menor importância (mais real ou menos real) de acordo com as suas experiências de vida e análises interpretativas, bem com seus sentimentos ao analisar a imagem ou texto.

2 - Por que os leitores da rede social mencionada tomaram a imagem e notícia divulgada pela mesma rede como real?

Devido ao fato de um grupo de pessoas, ao analisar a imagem, de acordo com suas experiências e sentimentos, a entenderam como algo que poderiam acreditar e deram uma relevância maior ao significado da imagem.

1 As pessoas interpretam as imagens de acordo com aquilo que elas pensam sem investigar se aquilo é real ou não.

2 como a noticia circula em rede social um grande número de pessoas, visualizam e tomam aquilo comi real .

Do ponto de vista, acerca do que caracteriza uma imagem veiculada como "real" ou "mais real" que outras, observa-se o fator que a imagem cria uma de verdade a quem observa. Sobre por que os leitores da rede social mencionada tomaram a imagem e noticia divulgada pela mesma rede como real, observa-se o fato da credibilidade, visto que a imagem foi transmitida por um local que expressava a referida credibilidade.

a imagem sempre nos leva a ter uma leitura analitica do momento agora e preciso levar em consideração a percepição de cada individuo

A maneira de como a imagem é veiculada pode interferir em como será recepcionada a mensagem proposta na imagem. Dessa maneira, é necessário muito cuidado, principalmente quando a imagem é veiculada de maneira negativa, associando uma pessoa de maneira que a reação causada pode ser injusta em determinadas situações.

1- As novas tecnologias trouxeram novos ares a fotografia, sugerindo uma nova maneira de ver e interpretar o mundo. Sua história já marcada por diversos momentos de ruptura e reconfigurações, vive hoje uma das suas mais marcantes revoluções com o advento de novos suportes tecnológicos capazes de aumentar potencialmente os seus poderes. No fotojornalismo principal espaço onde a imagem se legítima como documento e prova, ela se abre a outras possibilidades, mostrando novas faces e sugerindo uma diversidade de associações do sujeito.

 

2- As notícias que aparentam ser verdadeiras, que em algum grau poderiam ser verdade ou que remontam situações para tentar se mostrar confiáveis: isso são as fake news que vemos atualmente. Por isso há de ser ter cuidado: as notícias falsas não são apenas aquelas extremamente irônicas, que têm o intuito de serem engraçadas e provocar o leitor. As notícias falsas atualmente buscam disseminar boatos e inverdades com informações que não estão 100% corretas sobre pessoas, partidos políticos, países, políticas públicas… Elas não vão aparentar ser mentira, ainda mais se nós acreditamos que elas podem ser verdadeiras – mas não são.

Isso se deve também a um fenômeno contemporâneo presente no mundo: a pós-verdade.

A internet tem o seu lado positivo e também o negativo. As redes sociais ela sai do real, é pura fantasia. Você já viu alguém publicar uma foto triste nas redes sociais, claro que não, só é publicado as alegrias, as festas, badalações, viagens, carros novos, casas com piscinas, ou seja, um mundo de fantasia. Sabemos que muitas pessoas podem até ter dinheiro, mas não são felizes. Conheço muita gente que mora em condominios fechados em casas luxuosas, mas no fundo sente uma depressão imensa, por que não tem o Espirito Santo, esse vazio só é preenchido pelo Espirito Santo. Nesse caso que é relatado nos estudos, uma mulher for confundida com uma criminosa. Sou jornalista, e garanto que a maioria dos veiculos de comunicação que são sensacionalistas buscam essas matérias para fucrar, infelizmente matérias de desgraça vende, isso é um fato! As pessoas adoram esses tipos de matérias. Reportagem sensacionalistas da audiência. Sensacionalismo é aquilo que transmite sensações, exageros, ato de emocionar e escandalizar. Segundo o livro "Espreme que Sai Sangue, de Danilo Angrimani, o sensacionalismo também é usado para ganhar audiência na mídia, seja em movimento, na televisão, em uma imagem sugerida no rádio ou congelada nas páginas do jornal para chocar o público. As reportagens sensacionalistas abrangem temas polêmicos e são elaboradas de forma parcial, para que exista o vilão e o mocinho da história. No jornalismo, a abordagem está ligada ao preconceito e a estereótipos criados em torno das pessoas. Está muito presente nas midias de massa, principalmente na televisão, alavancando indices de audiência.

Vivemos a era da pós verdade. Alguns não checam a veracidade da "notícia" que está sendo veiculada e a replicam. Outros são mal intencionados, sabem que trata-se de notícia falsa, mas tem intenções escusas ao disparar fakenews, tem interesse em desserviço, em desinformar as massas.

PreviousPage 23 of 109Next