Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 27 of 123Next

A imagem é uma forma de expressão humana cuja percepção e interpretação está para além dos sentidos. Ela constitui também um olhar sobre o sujeito, o mundo e o real. Esse olhar é variável ao longo do tempo e também muda de acordo com espaço, sociedade, contexto, etc. Além disso, a imagem é ainda marcada pelo olhar do sujeito que a observa e a contempla, pois esse mesmo olhar é produtor de sentidos sobre ela e sobre o real que ela representa. Ademais, uma imagem singular, um olhar específico, um ponto de vista que é levado para o espectador com ela se identificar. Identificação essa que levaram os leitores da rede considerar a imagem associada além de real, como “mais” real.

A imagem muitas vezes para algumas pessoas revela algo real e verdadeiro.

Respondendo as perguntas, o que caracteriza a imagem real ou mais real, são as reações das pessoas induzindo umas as outras.

Tomaram como real levando em consideração a relevância do Facebook na ocasião e como usaram imagens, de certa forma, atribuiram valor a falsa notícia.

 

O real é tudo aquilo que se apresenta, logo, o imáginario é nosso registro, tendo como base, as simbolizações que damos a cada fato apresentado. Isso nos leva a crer que, o real é o real, imodificável ou, impassível de alteração, o que construimos acerca dele é o simbólico, e isso sim é subjetivo de cada individuo, inserindo-lhe no imaginario.

 

Infelizmente a precipitação a uma notícia é o que leva ao erro.Há traços que são parecidos entre o desenho e o real e a forma que a mesma é representada em traços e feição.Mas claro que tomar decisões apenas por aparências foi e é um erro mortal.

Como se diz os ditados populares:uma mentira contada mais de uma vez tornar-se verdade,assim sendo a imagem e os boatos não tendo passado por averiguação,se tornaram verdades,fazendo com que a população tomando providências que não eram cabíveis,assim é importante saber a procedência de cada informação,de cada detalhe.

O caso em questão é um exemplo da manipulação de mentes pelas redes sociais. Basta uma pessoa postar algo que tenha o viés com algum tipo de moralidade, religiosidade, que possa gerar sentimentos de revolta, ódio, sentimento de vingança ou mesmo solidariedade, compaixão, entre tantos outros sentimentos, que as pessoas abraçam a ideia, sem ao menos examinar os fatos. A imagem tem menos valor do que a própria representação dela, o valor que ela apresenta dentro de uma sociedade. Assim, a imagem não tem uma representação real, mas sim, permeia o imaginário de cada expectador, reunindo sentimentos e os trazendo à superfície, validando-os, assim, a imagem se torna real, cria identidade, sendo que, a partir dessa personificação, mesmo falsa, se torna passível e possível de algum tipo de ação, no caso em questão, uma punição.

Aqui vemos o inconsciente coletivo de Jung, onde as pessoas se deixam levar por situações, sem nenhum tipo de filtro. Elas agem pelo emocional desequilibrado e sem freios.

A disseminação do ódio é fator comum, sem contar com o sensacionalismo embutido nessas situações.

As pessoas veem o que querem ver, ou seja, é a manifestação de seu interior. Assim, se a pessoa possui sentimentos de ódio, vingança, reprimidos, é em situações como esta que esses sentimentos viram à tona, é como uma espécie de validação.

Apesar do tema principal deste foro ser o poder da imagem, e como ela influencia a persepição humana.  Percebo que as investigações estão projetando o mesmo erro que as pessoas projetaro ao agredir a quela mulher até a morte. Não se pode atribuir ao saite a responsabilidade dos atos das pessoas. Estamos em um mundo que recebemos imagem todo tempo, atravéis  principalmente de jornais,  revistas, televisão e até mesmo das opiniões verbais de pessoas que nos cerca, todo ser humano e um ser pensante, capas de ter suas próprias opiniões e capacidade para avariação das situações. E o antigo ditado popular " se alguém se jogar de um precipício,  você se joga também " .Mesmo que se estivesse diante de uma criminosa , as pessoas não teria o direito de cometer tau áto. Neste ponto e que o super ego e importante, não se pode desprezalo de nosso psíquico. Perssebemo o que Freud chamava desta repressão do libido que recauca, emergir através da violência desmedida. E nosso super ego que nós permite viver em uma sociedade com normas e regras a serem respeitada.

A imagem se torna real para uma ou outra pessoa de acordo com sua interpretação da imagem real.

Cada um vê aquilo que sua consciência entende como verdade e pode conseguir ou não ter a percepção do real.

A imagem é a representação das lentes de cada ser humano. De acordo com sua percepção e vivencia ela é vista ou interpretada de uma ou outra forma

A  verdade por muitos tem sido deturpada do seu real, soma se isso ao fato de: todos querem fazer justiça, tornando-se os heróis da historia de um estranho.

Poucos são os que ainda p[aram para uma reflexão, os que verificam se de fato o que foi dito, postado é real... A internet virou arma nas mãos de algumas pessoas, a preguiça da leitura contaminou uma multidão. Uma imagem vale mais que a busca do que é real.

Aqueles que culpam, que fazem justiça com suas próprias mãos, também são aqueles que fazem sangrar...

PreviousPage 27 of 123Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱