Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 29 of 142Next

Atualmente a sociedade faz vinculações e possuem uma pré-disposição de acreditar na mídia, seguem o falso consenso. Ainda mais se o  veiculo de divulgação for influente, de certa forma ele leva as pessoas a acreditarem no que eles querem.

Impacto da notícia (drama, tragédia) e credibilidade do "portal" de notícia.

O que caracteriza uma imagem como real é a sua equivalência ao objeto ou pessoa representados. No caso apresentado havia um desenho próximo da realidade mas nunca poderia ser considerado idéntico a verdadeira imagem da pessoa que foi confundida e brutalmente agredida até a morte. Houve uma confusão de imagens que provoca uma tragèdia.

a imagem e o tema que será abordado, tem por sua vez uma visão que que se quer compreender de um fato, por isso tudo aquilo que se é publicado, tem q ter um cuidado imenso

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:32 am

Após refletir e ler a notícia, responda às seguintes questões:

1 - O que caracteriza uma imagem veiculada como “real” ou mais “real” que outras?
2 - Por que os leitores da rede social mencionada tomaram a imagem e notícia divulgada pela mesma rede como real?

Com o desenvolvimento de softwares de imagem gráfica e novos técnicas de criação, imagens computadorizadas tem se assemelhado cada vez mais com a realidade e as cenas capturadas por uma câmera livres de filtros ou edições. De modo que para um leigo, imagens ou cenas que um adolescente familiarizado com toda a imersão digital interpretaria como ficção, podem parecer ser algo real do mundo físico e concreto. No entanto, para a psicanálise, o termo imagem não se refere apenas àquilo que podemos ver com os olhos físicos, mas se refere também a visão mental, a maneira como vemos o mundo, nossos pensamentos, sentimentos, opiniões.

Quanto a uma imagem vista com os olhos ser considerada “real” ou “mais real”, depende do conhecimento prévio do observador, se ele consegue distinguir uma animação de uma foto, e perceber traços de edição ou montagem de uma foto digital. A fonte da informação também pode gerar mais credibilidade: esperamos que empresas e noticiários, também denominados como mídia, sejam idôneos, ou seja, que sempre divulguem a verdade. Porém, até mesmo com empresas é preciso tomar cuidados, pois seja devido o empresariado, ou o profissional, as informações podem ser distorcidas, omitidas, devido os vieses cognitivos, principalmente no que se refere a temas políticos.

Com a internet, qualquer pessoa pode dizer qualquer coisa; apresentar uma mentira com convicção, em tom de verdade, e criar ou distorcer uma imagem como forma de tentar dar mais credibilidade a sua afirmação.

Quanto a rede social utilizada, Facebook, rede na qual toda pessoa com acesso à internet pode estar inserida, independente da idade, até mesmo com perfis falsos, é muito comum o público acreditar no que vê com muita facilidade, talvez por não viver com o viés da dúvida “será que isso é verdadeiro? ”, questionando o emissor e fonte da mensagem, o seu objetivo. Também há o gatilho emocional: quando uma informação estimula uma determinada emoção, é comum, pessoas que ainda não desenvolveram um nível razoável de inteligência emocional, construir ideias e pensamentos, e agir pela influência da emoção estimulada.

Freud identificou o mecanismo da identificação: os sujeitos podem acreditar em uma determinada informação porque condiz com seus conteúdos latentes, ignorando tudo o que está ao redor, inclusive as informações que contradizem o conteúdo com o qual se identificam.

O real e aquilo que você escuta ou vê da forma que é transmitida.

1)Depende como a notícia chega até nós para termos conclusões positivas e negativas.

2)O poder das mídias onde a mulher é considerada uma bruxa.

A constituição do espelho mostra do eu da pessoa.

Acredito que o que caracteriza uma imagem veiculada como real ou mais real do que outras é a sua fidelidade à fonte, autenticidade, contextualização e verificabilidade, mas a percepção da realidade pode ser subjetiva e influenciada por vários outros fatores na tomada de certas decisões e ações.

As imagens são tomadas como reais, pela forma como são interpretada por aqueles que as veem.

PreviousPage 29 of 142Next