Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 5 of 136Next

Em notícias como essa, existem milhares de pessoas que se apegam ao não esclarecimento e toma pra si como verdade, pois o que é noticiado uma grande maioria não tende a duvidar, ainda que seje algo duvidoso.

A partir da representação dos três paradigmas da fotografia  e do seu diálogo registrado, o sujeito fez sua interpretação da quilo que a imagem lhe apontou ser  " o real, ou menos " real".

A imagem traz credibilidade e forma aos leitores tirando o peso da escrita

1- as imagens são caracterizadas e vinculadas por meio dos três paradigmas; fotográfico, pré- fotográfico, pró-fotográfico.

No campo da psicanálise a três registros são elaborado no e registrado no imaginário, os três registros interpretam imagem, como representação ou aproximação do real.

boatos sem analizar o real acontecimento ou traços da foto mostrada.

alguem disse...alguem parece que é...talvez seja...

as formas animalesca do id ppassando por cima sem analiar o resultado da colheita

1- Neste caso primeiramente a pagina do Facebook estava mais interessada em postar conteúdo do que trazer a legitimidade dos fatos. outra questão é postar o conteúdo recomendando ao público que qualquer suspeita, a polícia deveria ser informada. As pessoas daquela comunidade, assim como muitos, acreditaram e acreditam que tudo que é postado nas redes e na mídia é verdade.

 

2 -  Porque não procuraram verificar a legitimidade dos fatos. Apenas agiram de forma ignorante, sem buscar a veracidade da informação, da postagem. Infelizmente acreditaram que deveriam fazer justiça com as próprias mãos, agindo instintivamente, movidos pela emoção e revolta.

A fonte a qual a imagem esta vinculada da a ela uma credibilidade quase irrefutável, por outro lado a imagem sempre torna o imaginário mais real, porque deixa de ser uma simples imaginação, devido vincula a informação a um objeto concreto e palpável.

Por falta de conhecimento de verificar os fatos e de estar na mídia.

1. O que caracteriza uma imagem veiculada como real ou mais real que outras? 
A imagem real fica caracterizada pela sua condição de fato. É como realmente ocorreu, como de fato se deu. A forma como será contada aos demais, definirá se é real, à medida que se aproxima em excelência da realidade, ou imagem criada, à medida que se distancia dos fatos e cria novas perspectivas sob uma interpretação equivocada ou intencionalmente distorcida.

2. Porque os leitores da rede social mencionada tomaram a imagem e notícia divulgada pela mesma rede como real?
Com o advento da internet e da popularização dessa tecnologia hoje nos smartphones, ao alcance das mãos de todos, trouxeram ao mundo uma nova forma de perceber a realidade. A comunicação entre as pessoas e o acesso à informação cada vez mais rápido e facilitado, somados à ansiedade natural das pessoas, trouxe à população uma necessidade de imediatismo e aceleração em tudo, tornando-as mais impulsivas e menos reflexivas, analíticas. E com isso, possibilitou uma nova abertura às pulsões mais primitivas, como agressividade, senso de justiça imediata e pelas próprias mãos, uma sensação de superpoderes vem sendo experimentada pelas pessoas em larga escala, uma vez que ficou mais fácil criticar um famoso ou uma empresa publicamente nas redes, alcançar a fama e engajar likes sem que precise possuir algum talento ou habilidade para isso, e claro, ganhar muito dinheiro através de visualizações que nem sempre são pautadas em um trabalho ético. Nos jornais não é diferente, eles se utilizam de imagens e fotografias desde os tempos remotos que se legitimam como documentos e provas em seus exemplares de papel, e hoje super facilitado com as divulgações do mesmo em seus sites. E como também é uma prática antiga, nem todos trabalham comprometidos com a verdade, apenas com a intenção de maior venda ou no caso da atualidade, maior número de visualizações.

Vemos as coisas de acordo com nossas experiencias , e ligamos o sentido a imagem.No caso da reportagem, são pessoas de uma comunidade onde provavelmente  ja tiveram  no passado alguma experiencia negativa com a imagem do retrato falado, como se despertasse neles algum gatilho associado á imagem de uma sequestradora de crianças.,

por outro lado um dos maiores erros e que jamais devemos cometer ,é ver o mundo pela visão do outro, tentar falar a lingua do outro. O que fica visivel é que a comunidade apenas viu pelo olhar do outro, sem questionar , levando a barbarie do que aconteceu.

As pessoas tem visoes de mundo diferente, porem algumas pessoas associam credibilidade a algo que geralmente tem credibilidade como um retrato falado, sabemos que o trabalho para alcançar um retrato falado sempretem credibiklidade dntro das questoes policiais  e isso talves induziu a comunidade ao erro .A imagem associada a alguma autoridade sempre passara credibilidade e isso levou as pessoas a cometerem esse ato de certa forma cruel e insano.

PreviousPage 5 of 136Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱