Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 59 of 142Next

O Viés de apresentação dos fatos torna uma mais "real" que outra além das imagens sugestivas do fato em questão indezem a formação do conceito de realidade gerando aceitação como real

Porque a narrativa trás seu fato real  para seu crescimento pessoal

 

 

O fato de se ter um retrato falado divulgado pela polícia traz uma certa confiança a população, pois eles tinham uma imagem "real", e uma afirmativa por parte de um órgão público "confiável", levados a reconhecer que estavam diante da sequestradora, com a ajuda do grupo que concordava entre si que aquela era a mulher da imagem divulgada pela polícia.

A realidade é como um processo em construção pelos sujeitos, a modalidade da imagem é um aspecto da dimensão interacional, o qual se relaciona com a credibilidade das imagens, no sentido de como a mensagem é construída. Os marcadores visuais das imagens permitem que elas sejam interpretadas como mais ou menos reais, ou seja, como mais ou menos “credíveis”.

Os leitores receberam a notícia como o "próprio real" sem atenção para a credibilidade para definir a modalidade da imagem.

As redes sociais com forte impacto,o contexto social de violência e a interpretação dos leitores da realidade representada na imagem se relacionam com a alta credibilidade dada a notícia e sua triste consequência.

A caracterização de uma imagem como "real" ou mais "real" do que outras está relacionada à percepção subjetiva dos espectadores, baseada em elementos como autenticidade, clareza, contexto, evidências visuais, entre outros. Uma imagem que é percebida como "real" geralmente é aquela que parece autêntica e confiável em relação ao que retrata.Os leitores da rede social mencionada podem ter tomado a imagem e notícia divulgada como real devido a vários fatores, incluindo a credibilidade da fonte, a forma como a informação foi apresentada, a confiança nos usuários que compartilharam a informação, e possivelmente crenças prévias ou viéses que podem ter influenciado sua interpretação da situação. Além disso, a disseminação rápida e ampla de informações nas redes sociais pode aumentar a percepção de autenticidade, mesmo que a veracidade não tenha sido devidamente verificada.

A mídias sociais estão sujeitas a informações de veracidade e falsificadas, porém não é obrigação de quem a  exerce conscientizar a população do que é certo ou não.

As pessoas estão erradas sim em viverem basicamente e seguirem arduamente aquilo que vêem e tomarem pra si como real.

O ser humano de hoje se baseia muito e se limita demais a somente depender daquilo que aparece nas mídias, passando seus dias grudados nos celulares e tomando pra si a vida geral como própria.

Esquecendo que existe um mundo próprio, individual, privado e pessoal pra cada cidadão.

Deveríamos todos primeiramente enxergarmos o que está ao nosso redor fisicamente, questionarmos o erro dentro de casa, nos colocarmos em primeiro lugar pra mudarmos, e depois olhar pra fora da janela e tentar fazer justiça errada com as próprias mãos.

Tomando atitudes irracionais e sem volta, agir por impulso não faz ninguém pensar corretamente.

Aí sim merda acontece

O ser humano vive de imagens, elas nos simbolizam a verdade, pois a enxergamos e para nosso cérebro é de fácil acesso no critério ver para crer. Somos primeiramente juízes antes de observarmos os fatos de que uma notícia consiste. Hoje em dia a maioria das pessoas são praticamente direcionadas pelas redes sociais para "entenderem" o mundo. Fato não muito racional para quem se diz ter um cérebro. As pessoas pensam muito com coletividade e não por vontade própria. O retrato falado ajudou muito aos algozes desta mulher, juntamente com a ignorância de não permitirem ao próximo o benefício da dúvida. Independente das imagens nos pregarem peças temos que ser capazes de separar fatos, raciocinar e julgar.

1- O que carateriza uma imagem como sendo real é algo considerado como inpossivel de ser irreal, como a foto de uma pessoa, por exemplo. A semelhança com a realidade pode ser determinante para que uma imagem aparente ser mais real que outra, é o caso do retrato falado.

2- Além de se tratar de um retrato falado, que por si só gera uma sensação de realidade, tal informação foi divulgada por veículos que possuem credibilidade entre os consumidores.

1- As pessoas foram tomadas de atitudes fora de seu comum, por terem uma emoção despertada pela "notícia/imagem", o que além de seus sentimentos, também encontraram um outro grupo de pessoas que apoiavam ou tinham empatia pelo mesmo sentimento, e em um ato de "irracionalidade emocional", apoiadas por suas próprias imagens e sentimentos próprios, deflagraram esta horrível tragédia.

 

2 - Pessoas que estão acostumadas a construir sua imagem de mundo por algum veículo de informações prontas, tendem a acreditar no que veem pois acabam que se não acreditam teriam que questionar toda a construção de sua vida mediante as imagens que receberam, ou seja, o mais fácil e até instintivo modo de sobrevivência e proteção de si mesmas, as leva a apoiar qualquer informação. Isso é de certa forma uma maneira de auto proteger o seu próprio mundo, mesmo que custe o meio de ver de outros.

PreviousPage 59 of 142Next