Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 61 of 142Next

Infelizmente, atualmente, está cada vez mais difícil saber o que é real e o que é "narrativa". As pessoas se escondem atrás das telas para criar situações inverídicas, contando com o seu anonimato. No caso específico, acredito que a semelhança do retrato falado, bem como credibilidade do meio de comunicação utilizado, gerou tamanha barbaridade. Porém, a causa raiz em si, eu diria ser pela revolta e ignorância da população que sabe muito bem que não se faz justiça com as próprias mãos e isso, independe de veracidade dos fatos ou não.

O que caracteriza uma imagem é o seu envolvimento em massa a respeito do mundo. "Há muitas formas de olhar o mundo". Quem decide se algo é passível de credibilidade é a massa, o grupo. Você pode ter seu próprio pensamento, pensamento individual, mas se não tomar cuidado, pode entrar nesse meio de um pensamento só. A mídia tem um grande impacto, pois "se tá na mídia, é verdade", não se para mais para pensar.

A imagem foi dada e para quem a viu a interpretou de maneira errada sem o auxilio de outras informações verídicas.

A notícia foi propagada em sites de grande prestigio e visibilidade

A imagem em uma rede social fala bem forte, ainda mais por aqueles que a veem e interpretam.

Acreditaram que a notícia era real pela forma que as coisas têm acontecido no nosso país, a mente das pessoas tem ficado cativa nesse tipo de notícia e traumatizada.

Aí basta alguém jogar uma imagem no ar e algumas palavras sobre algum tipo de crime, que aqueles que interpretam conforme sua paranoia levam uma multidão a acreditar.

Devido a divulgação em uma rede de notícias de renome foi dado a credibilidade ao fato e a falta de maior informação faz com que as pessoas passem uma imagem negativa sobre determinados assuntos!

Os veículos de comunicação são considerados órgãos de "autoridade e confiáveis" para a população brasileira, embora que há muitas controvérsias em relação a essa questão. Devido a agilidade com que circulam as informações nas redes sociais, gera também um excesso absurdo de desinformação, fato que levou os populares a cometer o crime de linchamento com uma pessoa inocente. As pessoas consideraram a imagem do retrato falado como sendo a real, porque foi "supostamente" construída por policiais, que também são considerados autoridade neste assunto. Somando isso com o excesso de desinformação veiculada nos jornais e televisão, foi construído no inconsciente coletivo da população local, que aquela mulher era culpada e merecia ser punida. Portanto, o correto é antes de sair compartilhando informações de noticiários e similares, o ideal é verificar a veracidade da notícia, e se tratando de crimes de ódio, melhor não compartilhar para não criar esse ódio coletivo no inconsciente coletivo dos cidadãos.

Imagem tem o poder de solidificar uma ideia. Quando veículos aos quais tomamos ou dotamos por/com autoridade, como o caso de um portal de notícias, marca, rede social, etc, validam a imagem com sua autoridade, a certeza do real se torna produto. Esse é o motivo que levou ao episódio da matéria, pessoas com medo e raiva de supostos acontecidos, encontraram similaridades entre o retrato falado e alguém "conhecido", apoiado por um portal que sustentou a narrativa.

As imagens foram tomadas como reais por serem associadas à imagens de câmeras de segurança que captaram a ação no Rio de Janeiro. Desta maneira, julgaram que era verdadeira a associação que o site fez divulgando o retrato falado, mesmo tendo sido divulgado anos antes.

Como vimos a imagem é uma forma de expressão humana cuja percepção vai além dos sentidos. E a imagem é ainda marcada pelo olhar do sujeito que a observa e contempla, ou seja, olhar variável ao longo do tempo, espaço, sociedade, contexto, etc.  No caso mencionado podemos retomar o que Santaella e Noth (1998) dizem sobre o real, que este é impossível de ser simbolizado. Neste sentido, compreende-se que entre objeto e imagem, há falta, há ruptura. Logo, o paradigma fotográfico se deu nesse choque entre o imaginário e o real. O grupo de pessoas citado pegaram "recortes da realidade", não buscaram a profundidade, veracidade dos fatos e agiram tomando isso como verdade absoluta o que resultou na trágica morte de Fabiane.

A imagem pode ser tomada como real, devido a falta de informação, pois analisando o local onde essa imagem foi veiculada fez com que as pessoas acreditassem naquela imagem tornando a real.

As pessoas acreditavam na credibilidade da rede social, não checando as informações ali postadas, por ser uma página famosa, seguida por várias pessoas não gerava dúvidas sobre as postagens, infelizmente tratava-se de boatos, e por uma irresponsabilidade do administrador da página, uma pessoa foi morta.

PreviousPage 61 of 142Next