Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 73 of 159Next

Na pseudo ''notícia'' veiculada, havia um paradigma fotográfico, levando pessoas rudes de uma localidade carente a linchar com as próprias mãos uma mulher inocente e que nem se parecia com a foto (retrato falado), até porque era uma mulher com características comuns a milhões de brasileiras: branca, pele clara, cabelos escuros, cacheados, olhos escuros, estatura média, eu mesma sou assim, milhões de mulheres também são. Não havia sequer uma tatuagem, mancha aparente de nascença ou outro traço visível diferenciador. Linchar essa mulher apenas por se parecer com um retrato falado SUPER comum foi o cúmulo da rudeza, maldade e leviandade humanas. Fabiane ainda tingiu os cabelos naquele dia, estando no mesmo tom de cabelos da mulher do retrato falado, piorando ainda mais as coisas para ela. Mas como se lincha uma pessoa sem ter certeza? Não se deve linchar nem tendo certeza, imagine sem ter. Um linchamento é um assassinato humilhante, muito sofrido e doloroso, inclusive para a família do linchado/ alvo do linchamento_ e irreversível, como qualquer assassinato.

E mesmo sendo um site conhecido ("Facebook''), não é nem um pouco seguro, qualquer um publica qualquer lixo ou insanidade ali, fake news, etc., e os administradores do site demoram MUITO a tomar providências_ isso QUANDO tomam alguma. Logo, é um site não confiável, e só mesmo um bando de broncos vão linchar alguém com base em informações que circulam em Facebook, numa página chamada ''Guarujá Alerta", onde foi colocado um retrato falado que praticamente poderia ser de qualquer mulher, excetuando-se apenas as negras e as de cabelos lisos. Mulher clarinha de cabelos cacheados repito que é MEGA comum no Brasil, respondendo talvez por 20 a 30% do total de mulheres brasileiras, ou seja, uns 20 ou 30 milhões de brasileiras com esta mesma aparência.

Mas infelizmente levaram a Fabiane deste mundo de forma brutal, deixando apenas saudades, de forma covarde, por causa de retrato falado de Facebook.

O certo, se a acharam parecida com a foto, era levá-la até a delegacia ou chamar a Polícia, segurando-a, e  averiguar, esclarecer o mal entendido.

Não tentar fazer ''justiça com as próprias mãos''_ que acabou na verdade se tornando uma das maiores INJUSTIÇAS que esse País já viu.

Mas enfim, seguiu-se apenas o paradigma fotográfico, que para muita gente tem muito valor_ ou mesmo 100% de valor, e é irrefutável (para eles).

Para pessoas menos instruídas, fotos, vídeos ou textos nunca mentem_ ainda mais se forem do "Facebook" (esquecendo-se que podem ser equívocos, montagens ou mesmo mentiras deslavadas).

Respostas às questões:

  1. O paradigma fotográfico.
  2. Porque confiavam na rede, são leigos, broncos, imprudentes, e também pelo paradigma fotográfico.

 

Tendo em vista que a imagem não determina o real para uns e para outros sim, mas a mídia tem o poder de influenciar as pessoas logo podemos citar a questão da introjeção, "onde o indivíduo cria uma comunicação com o objeto" e logo a pulsão do fato ocorrido.

Uma imagem vinculada se torna real a partir da análise de cada um mediante sua publicação, no paradigma pré fotográfico essas imagens lançadas saem do imaginário e  passam construir uma imagem real dependendo do ponto de vista individual e social, no paradigma fotográfico, ele tem uma dinâmica, trás pistas sobre o objetivo indicado e o paradigma pós fotográfico, engloba imagens computadorizadas que são sintéticas e infográficas, criando uma narrativa, a sociedade da muito ênfase ao que se vê. Esses paradigmas da imagem, são usados nas narrativas, histórias, contextos, trazendo uma análise, atenção e opinião individual e sociocultural.

 

 

 

 

 

 

Para mim, uma imagem real é uma foto dessas que tiramos com celular ou máquinas fotográficas. Porém o problema foi por causa de um "retrato falado" que é uma imagem criada por mãos humanas e baseada em informações de alguém, ou seja, um "retrato falado" é uma criação que pode ser feita baseado em uma mentira ou não.

E com relação os leitores da página que confundiram o retrato falado com uma pessoa totalmente inocente, ele deveriam saber que não são polícias e muito menos juízes para fazerem julgamentos a respeito de alguém. Acabaram fazendo uma barbaridade, tirando a vida de uma inocente.

O que torna a imagem real ou mais real que outras é a forma que ela é representada signos/linguagem. Os 4 meios de processo estão altamente relacionados a credibilidade. Digamos, a imagem foi exposta, as palavras foram ditas, um certo meio foi utilizado, e o publico de fato foi informado. Porem esses contextos citados são variáveis, e essa variabilidade de certa forma vai de fato decretar como real ou mais ou menos real.

Infelizmente o leitores pegarem como real pelo fato da informação de sido postada em uma rede social que possui credibilidade

Antes de tudo o cuidado é essencial !

A internet nem sempre acerta nas notícias,imagens e videos tem um grande poder na mídia geramente passando muita credibilidade para quem v?,imagens aparecem no nosso inconsciente como sendo real.

Falta de conhecimento dos verdadeiros fatos.

Indução midiática devido ao prestígio dos veículos de divulgação.

A imagem ajuda na percepção humana em relação a o que é real no mundo, trás mais sentido quando se torna visual, existe com a utilização da imagem mais contexto. A imagem facilita a interpretação, tira duvida do que está sendo relatado no texto da rede social, dependendo da rede social aonde o texto está sendo apresentado trás mais credibilidade.

porque Julgaram com base somente com que estavam vendo na imagem, e não a veracidade dos fatos.

PreviousPage 73 of 159Next