Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 103 of 111Next

Com as doutrinas a respeito das ações das pessoas como seres naturalmente sociais, podemos associá-los às práticas dos integrantes de uma sociedade e suas consequências como ativos- Ação Social- ou apenas receptores das consequências de atos alheios, mas tudo sempre seguindo a dinâmica da própria sociedade em que este ser humano vive.

Na psicologia social em suas 3 possibilidade como sociológica, psicológica e crítica, uma complementa a outra e nenhuma anula a outra.

Em uma multidisciplinaridade, há ferramentas distintas para que consiga chegar à um senso comum, a mente humana.

Então vemos que cada um em sua abordagem ou linha, procura entender o coletivo através da mente humana, utilizando ferramentas diferentes.

As correntes teóricas ora focam na relação indivíduo - coletivo (grupos ou sociedade como um todo) ora o inverso. Todas elas podem nos ajudar a compreender como o indivíduo se relaciona com o contexto em que vive e como este contexto o influencia, consciente e principalmente inconscientemente, levand0-se em conta tanto a situação presente como as heranças "naturais" e culturais do passado

Existem diversas correntes teoricas dentro da psicologia social, cada uma oferecendo uma perspectiva diferente sobre fenômenos sociais que afetam o desenvolvimento humano. Como Behaviorismo social, Psicanalise social, Cognitivismo Social, Construtivismo Social, Interacionismo Simbolico, etc..

A abordagem psicossocial é ótima, explica com altos critérios científicos.

Muito bom mesmo, compreendo que há uma interação de diversos comportamentos humanos.

psicologia social é um campo interdisciplinar que utiliza diversas correntes teóricas para compreender como os indivíduos interagem com a sociedade. Cada corrente, como o behaviorismo, a psicologia cognitiva, o psicodinamismo e a teoria da gestalt, oferece ferramentas únicas para analisar diferentes aspectos das interações sociais. Por exemplo, o behaviorismo foca nas respostas observáveis e condicionamentos sociais, enquanto a psicologia cognitiva explora os processos mentais e como as percepções moldam as interações. Já as abordagens psicodinâmicas consideram o impacto dos conflitos internos e da história pessoal nas relações sociais. Essa diversidade teórica enriquece a psicologia social, permitindo uma análise mais abrangente e complexa das dinâmicas sociais, assim como as várias ferramentas que você usou para desembrulhar o presente.

Cada uma dessas correntes  oferece uma lente distinta para analisar o comportamento social , desde o comportamento direto até às influências mais profundas da cultura , identidade e poder na sociedade .

Teoria comportamental, teoria cognitiva, teoria psicanalítica, teoria sociocultural , teoria da identidade social,teoria crítica,teoria do interacionismo simbólico .

Muitas vezes, essas teorias não são excludentes, e diferentes abordagens podem ser combinadas para explicar fenômenos sociais complexos

A Psicologia social visa e foca no ser em sociedade (em grupos),o pensar, o falar e o agir.

Suas

Psicologia Social Psicológica;tem a incumbência de explorar o cognitivo e o intrapsiquico.

Psicologia Social Sociológica;Direcionada nas relações em grupo sociais.

Psicologia Social Crítica: É direcionada aos problemas pessoais ,procura desenvolver a autonomia e também compreender os acontecimentos sociais em seu meio.

PreviousPage 103 of 111Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱