Desafio - Módulo VIII
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:35 amImagine que um amigo se mudou para outra cidade, mas vocês continuam mantendo contato. Um dia desses, seu amigo lhe enviou um presente pelos serviços de entrega de correspondências. Ao receber em sua casa uma grande caixa, embrulhada com papelão, plástico e madeira, você se vê na necessidade de pegar algumas ferramentas para poder abrir o presente e saber o que ganhou do amigo. Primeiro com uma tesoura, que foi muito eficiente para desembrulhar o plástico filme, porém, não teve o mesmo efeito para o papelão, que teve que ser retirado com o auxílio de uma faca de cozinha. Já para retirar a madeira de proteção, foi necessária a utilização de um serrote. Retirando todos os obstáculos, pode ver o que o amigo havia lhe dado de presente.
A psicologia social, da mesma forma, se utiliza de várias ferramentas para entender a interação do indivíduo com a sociedade. Explique a relação das várias correntes teóricas na abordagem da psicologia social.
Imagine que um amigo se mudou para outra cidade, mas vocês continuam mantendo contato. Um dia desses, seu amigo lhe enviou um presente pelos serviços de entrega de correspondências. Ao receber em sua casa uma grande caixa, embrulhada com papelão, plástico e madeira, você se vê na necessidade de pegar algumas ferramentas para poder abrir o presente e saber o que ganhou do amigo. Primeiro com uma tesoura, que foi muito eficiente para desembrulhar o plástico filme, porém, não teve o mesmo efeito para o papelão, que teve que ser retirado com o auxílio de uma faca de cozinha. Já para retirar a madeira de proteção, foi necessária a utilização de um serrote. Retirando todos os obstáculos, pode ver o que o amigo havia lhe dado de presente.
A psicologia social, da mesma forma, se utiliza de várias ferramentas para entender a interação do indivíduo com a sociedade. Explique a relação das várias correntes teóricas na abordagem da psicologia social.
Citação de roselypereirajardim@gmail.com em outubro 31, 2021, 8:57 pmOs critérios utilizados como mecanismo na abordagem da psicologia social, sintetizam a compreenssão envolvendo individuo junto a realidade de seu convivio em sociedade. As relações sociais representadas é paralela ao produto e processo da atividade mental de um grupo ou individuo em sua representatividade .
Os critérios utilizados como mecanismo na abordagem da psicologia social, sintetizam a compreenssão envolvendo individuo junto a realidade de seu convivio em sociedade. As relações sociais representadas é paralela ao produto e processo da atividade mental de um grupo ou individuo em sua representatividade .
Citação de Claudio Roberto de Souza em novembro 14, 2021, 1:11 amNa minha opinião, na sociedade contemporânea, dominada pelos meios de comunicação e as novas tecnologias, a interação social adquire uma nova aparência, ou seja, é também desenvolvida pela internet, de maneira virtual.
Na minha opinião, na sociedade contemporânea, dominada pelos meios de comunicação e as novas tecnologias, a interação social adquire uma nova aparência, ou seja, é também desenvolvida pela internet, de maneira virtual.
Citação de Ronaldo Alexandre Castilho em novembro 19, 2021, 10:38 pmA Psicologia Social está no limite entre a Psicologia e a Sociologia. Isso porque ela busca estudar o comportamento humano no contexto social em que as pessoas estão inseridas. O profissional do ramo não busca apenas analisar e configurar o comportamento individual, mas sim, a forma como o sujeito age perante a sociedade. É como se a mudança buscada fosse muito mais coletiva do que individual. Um dos principais objetivos desse ramo da Psicologia é tornar mais evidente o quanto o indivíduo se encontra conectado ao seu meio social, de modo que ele passe a se sentir parte dele, e não mais um excluído. Segundo as premissas da Psicologia Social, quando em grupo, uma pessoa age de maneira diferente do que se estivesse sozinha. Isso acontece porque a mente coletiva prevalece sobre a individual. Freud e Gustav Le Bon, inclusive, trabalharam essa teoria a partir de seus conceitos de massa e de grupo. Por essa razão, podemos dizer que o contexto ou os estímulos atuam sobre a mente de cada pessoa. É o meio no qual se está inserido que determina padrões de pensamento. Sendo assim, a Psicologia Social estuda, na verdade, as influências da sociedade sobre o indivíduo e vice-versa.
A Psicologia Social está no limite entre a Psicologia e a Sociologia. Isso porque ela busca estudar o comportamento humano no contexto social em que as pessoas estão inseridas. O profissional do ramo não busca apenas analisar e configurar o comportamento individual, mas sim, a forma como o sujeito age perante a sociedade. É como se a mudança buscada fosse muito mais coletiva do que individual. Um dos principais objetivos desse ramo da Psicologia é tornar mais evidente o quanto o indivíduo se encontra conectado ao seu meio social, de modo que ele passe a se sentir parte dele, e não mais um excluído. Segundo as premissas da Psicologia Social, quando em grupo, uma pessoa age de maneira diferente do que se estivesse sozinha. Isso acontece porque a mente coletiva prevalece sobre a individual. Freud e Gustav Le Bon, inclusive, trabalharam essa teoria a partir de seus conceitos de massa e de grupo. Por essa razão, podemos dizer que o contexto ou os estímulos atuam sobre a mente de cada pessoa. É o meio no qual se está inserido que determina padrões de pensamento. Sendo assim, a Psicologia Social estuda, na verdade, as influências da sociedade sobre o indivíduo e vice-versa.
Citação de eder40@outlook.com.br em novembro 24, 2021, 9:23 pmA relação entre essas correntes teóricas é que ambas tentam desvendar e descobrir algo da mente do ser humano. Cada uma possui a sua abordagem e maneira de se chegar ao mesmo lugar de objeto: o que está na mente de determinado indivíduo.
A relação entre essas correntes teóricas é que ambas tentam desvendar e descobrir algo da mente do ser humano. Cada uma possui a sua abordagem e maneira de se chegar ao mesmo lugar de objeto: o que está na mente de determinado indivíduo.
Citação de ANIBAL SOARES em novembro 30, 2021, 11:38 pmPrimeiro uma das ferramentas principais podemos dizer que vista pela representação social ,tanto no contexto social em que o indivíduo esta inserido.e osso envolve a cultura e a interação entre-o sujeito e o objeto compreendendo como se
deu o processo de construção do conhecimento, do sujeito individualmente e coletivo na construção das representações sociais.Émile Durkheim foi o primeiro teórico a utilizar o termo “representações”
com o objetivo de introduzir o tema da representação coletiva. Para
Durkheim as representações derivam da relação e dos laços sociais que os indivíduos estabelecem entre si. acreditava em uma regulação
diferente entre as leis que explicavam os fenômenos sociais e os
fenômenos individuais.Para Moscovici, a representação social é uma composição que o
indivíduo faz para entender o mundo e para se comunicar, e dessa forma
se expressa como uma teoria. A representação social pode ser vista tanto
na medida em que está inserida em um contexto psicológico autônomo,
como própria da sociedade e da cultura que estamos vivendo.
A teoria das representações sociais se ocupa essencialmente com a
interação entre sujeito e objeto, buscando compreender como se
desenvolve o processo de construção do conhecimento, sincronicamente
individual e coletivo na construção das representações sociais.Os estudos de Lévy-Bruhl abordaram a investigação das leis de
funcionamento das representações coletivas, que apresentam condutas
próprias e autônomas das leis da psicologia fundadas sobre a análise do
sujeito individual.Para esclarecer, Lévy-Bruhl apresenta o
funcionamento da mentalidade primitiva propondo o estudo de quatro
funções básicas que compõem o processamento cognitivo: a memória, a
abstração, a generalização e a classificação.A psicanálise começou a se ocupar com o social, mais especifi camente os
laços sociais, com Freud e seu estudo intitulado “Psicologia das massas e
análise do eu”Freud destaca a libido e o amor como forças que unem a massa,
junto à necessidade que tem o indivíduo de um outro.Jung formulou uma teoria que incluía tanto o inconsciente pessoal
quanto o coletivo. O inconsciente pessoal é composto de memórias
esquecidas, experiências reprimidas e percepções subliminares é semelhante
ao conceito de inconsciente de Freud.O inconsciente coletivo, que resulta das experiências comuns a todas as
pessoas, também inclui material de nossa genealogia pré-humana e animal.
Jung sugeriu que existe um nível de imagens no inconsciente comum a todas
as pessoas.
Primeiro uma das ferramentas principais podemos dizer que vista pela representação social ,tanto no contexto social em que o indivíduo esta inserido.e osso envolve a cultura e a interação entre-o sujeito e o objeto compreendendo como se
deu o processo de construção do conhecimento, do sujeito individualmente e coletivo na construção das representações sociais.
Émile Durkheim foi o primeiro teórico a utilizar o termo “representações”
com o objetivo de introduzir o tema da representação coletiva. Para
Durkheim as representações derivam da relação e dos laços sociais que os indivíduos estabelecem entre si. acreditava em uma regulação
diferente entre as leis que explicavam os fenômenos sociais e os
fenômenos individuais.
Para Moscovici, a representação social é uma composição que o
indivíduo faz para entender o mundo e para se comunicar, e dessa forma
se expressa como uma teoria. A representação social pode ser vista tanto
na medida em que está inserida em um contexto psicológico autônomo,
como própria da sociedade e da cultura que estamos vivendo.
A teoria das representações sociais se ocupa essencialmente com a
interação entre sujeito e objeto, buscando compreender como se
desenvolve o processo de construção do conhecimento, sincronicamente
individual e coletivo na construção das representações sociais.
Os estudos de Lévy-Bruhl abordaram a investigação das leis de
funcionamento das representações coletivas, que apresentam condutas
próprias e autônomas das leis da psicologia fundadas sobre a análise do
sujeito individual.
Para esclarecer, Lévy-Bruhl apresenta o
funcionamento da mentalidade primitiva propondo o estudo de quatro
funções básicas que compõem o processamento cognitivo: a memória, a
abstração, a generalização e a classificação.
A psicanálise começou a se ocupar com o social, mais especifi camente os
laços sociais, com Freud e seu estudo intitulado “Psicologia das massas e
análise do eu”Freud destaca a libido e o amor como forças que unem a massa,
junto à necessidade que tem o indivíduo de um outro.
Jung formulou uma teoria que incluía tanto o inconsciente pessoal
quanto o coletivo. O inconsciente pessoal é composto de memórias
esquecidas, experiências reprimidas e percepções subliminares é semelhante
ao conceito de inconsciente de Freud.O inconsciente coletivo, que resulta das experiências comuns a todas as
pessoas, também inclui material de nossa genealogia pré-humana e animal.
Jung sugeriu que existe um nível de imagens no inconsciente comum a todas
as pessoas.
Citação de Carlos Jose em dezembro 16, 2021, 9:16 pmA psicologia social procura desvendar as maneiras e atitudes com que interagimos uns com os outros, ela utiliza trÊs ferrramentas dististas das quais uma não anula a outra. Essas ferramentas procuram entender a interação do eu com o grupo, do grupo com o eu, e do grupo e do eu no contexto em que se encontram.
A psicologia social procura desvendar as maneiras e atitudes com que interagimos uns com os outros, ela utiliza trÊs ferrramentas dististas das quais uma não anula a outra. Essas ferramentas procuram entender a interação do eu com o grupo, do grupo com o eu, e do grupo e do eu no contexto em que se encontram.
Citação de Jorge Wilson Grecov em janeiro 1, 2022, 5:53 pmPsicologia social psicológica analisa os modos de ser dos indivíduos com
relação aos demais.Psicologia social sociológica busca na experiência social vivenciada pelo
indivíduo, nos grupos sociais nos quais está inserido uma compreensão acerca
dos fenômenos que os cercam.Psicologia social crítica ou psicologia social histórico-crítica, analisa
diferentes posturas teóricas estão envolvidas para uma melhor compreensão
em torno da psicologia social que se delineia na atualidade, como o
socioconstrucionismo e a psicologia discursiva.
Psicologia social psicológica analisa os modos de ser dos indivíduos com
relação aos demais.
Psicologia social sociológica busca na experiência social vivenciada pelo
indivíduo, nos grupos sociais nos quais está inserido uma compreensão acerca
dos fenômenos que os cercam.
Psicologia social crítica ou psicologia social histórico-crítica, analisa
diferentes posturas teóricas estão envolvidas para uma melhor compreensão
em torno da psicologia social que se delineia na atualidade, como o
socioconstrucionismo e a psicologia discursiva.
Citação de Mari em janeiro 8, 2022, 7:35 pmO grande foco da Psicologia Social é intervir no comportamento de grupos, de modo a promover melhores relações e a contribuir para a melhoria da saúde mental de todos, na qual, dependendo do poder do membro de um grupo, ele pode levar outras pessoas a cometerem atos negativos ou positivos.
O grande foco da Psicologia Social é intervir no comportamento de grupos, de modo a promover melhores relações e a contribuir para a melhoria da saúde mental de todos, na qual, dependendo do poder do membro de um grupo, ele pode levar outras pessoas a cometerem atos negativos ou positivos.
Citação de Milane Ramos Lins em janeiro 11, 2022, 12:13 amDe acordo com módulo e o aprendi que Psicologia Social e um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam,influenciam umas com as outras,e de acordo com as suas necessidades sociais.
De acordo com módulo e o aprendi que Psicologia Social e um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam,influenciam umas com as outras,e de acordo com as suas necessidades sociais.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱