Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 2 of 89Next

A psicologia social também se utiliza de vários olhares (ferramentas) para ir descortinando ou desembrulhando a realidade, a fim de averiguar os fenômenos que envolvem os indivíduos em suas inter-relações e interações com a sociedade. Ou seja, várias correntes teóricas podem ajudar a aprofundar um dos vários aspectos da realidade dos fenômenos que envolvem as pessoas em interação com seu meio social. Assim, as várias abordagens, sejam elas da Psicologia Social Psicológica, Sociológica ou Histórico-crítica, bem como as diversas abordagens, representação coletiva de Durkheim e representações de Moscovici, a psicanalítica e o inconsciente coletivo, à mentalidade coletiva de Lévy dão suas contribuições para a psicologia social na busca da compreensão dos fenômenos.

A psicologia social se divide em algumas correntes devido à prioridade que cada autor dá ao seu objeto de estudo para entender a interação do individuo com a sociedade. Entretanto, uma corrente não anula a outra, pois uma das caracteristicas da Psicologia Social é a sua colcha de retalhos, logo, uma perspectiva teórica pode servir para mais de uma vertente psicológica social, e as três vertentes psicológicas sociais podem ser complementares umas as outras. Dentre tais correntes, temos as teóricas que se inter relacionam, de acordo com sua perspectiva, com alguma das três vertentes da psicologia social:

a)

Psicologia Social Sociológica: estuda os impactos decorrentes das participações de diferentes grupos sociais na sociedade, logo, busca uma compreensão dos fenômenos que cercam os individuos em sua coletividade social. Uma das correntes teóricas que se relaciona com essa perspectiva é a de Émile Durkheim, que entende as representações coletivas como constituintes em fato social que resulta de uma consciência coletiva, superando as instâncias individuais; a outra que também se encaixa nesta perspectiva é a corrente teórica de Lévy-Bruhl, no qual apresenta o funcionamento da mentalidade primitiva propondo o estudo de quatro funções básicas que compõem a estrutura cognitiva para a constituição das representações coletivas.

b) Psicologia Social Psicológica: Busca ressaltar os modos como cada individuo vivencia, interpreta e responde aos acontecimentos. Nessa perspectiva, pode-se encaixar a corrente teórica de Moscovici sobre a representação social, que é uma proposta metodológica para compreender a interação entre sujeito-objeto em uma ótica popular. E. apesar da mentalidade primitiva de Lévy-Bruhl focar na constituição das representações coletivas, sua teoria cognitiva também atende às experiências, interpretações e respostas do individuo na sociedade.

c)

Psicologia Social Crítica ou Social Histórico-Critica: Analisa o que conduz os acontecimentos e comportamentos por meio das vivências sociais, logo, visa mudanças sociais. Segundo esta ótica, a visão psicanalítica pode ser associada no que serefere à noção de "massa", uma vez que o mesmo destaca a libido e o amor como união da massa, junto à necessidade de pertencimento do ser, logo, existe uma relação entre os acontecimentos do individuo e sua constituição de massa. Além de Freud, também há a teoria do inconsciente coletivo de Jung, na qual sugere que há um nível de imagens no inconsciente comum a todas as pessoas (seja no pessoal, seja no coletivo), ou seja, há uma análise do inconsciente que conduz o modo de ser e agir do individuo em suas vivências sociais.

Na psicologia social, a interpretação do presente que o amigo enviou ele usou algumas ferramentas para saber que presente ele ganhou. Na psicanálise não é diferente, é preciso usar várias ferramentas psicológica para saber entender e lidar com o ser.

se não tivesse a diversidades de teorias, hoje talvez seria pior a relação psicanalista, psicólogo e etc. com seus pacientes.

A psicologia social ela transcreve todo acontecimento da existência da raça humana.

De acordo com o olhar da psicologia psicológica, o principal é analisar como o indivíduo se comporta diante do grupo. Para a psicologia social, devemos prestar a atenção em como o grupo age, quase que como se fosse um ser uno, e para a sociologia crítica ou histórico-crítica, tudo interfere nas ações do indivíduo ou do grupo, o olhar, neste caso, é mais abrangente considerando mais fatores como sociais e históricos.

Psicologia Social Crítica -  Analise das diferentes posturas teóricas envolvidas para uma melhor compreensão.

Psicologia sociológica - Experiência social vivenciada pelo indivíduo nos grupos sociais nos quais está inserido uma compreensão acerca dos fenômenos que os cercam.

Psicologia Social Psicológica - Analisa o comportamento do indivíduo em relação aos demais.

A psicologia social trata diretamente a reflexão do indivíduo entendendo a forma como a sociedade e o indivíduo são instâncias separadas, mais funcionando  como um único organismo.

Psicologia Social são ações individuais e coletivas potencializadas em prol do bem comum e da felicidade particular. Permitem desenvolver, cuidar e manter o controle e poder que os indivíduos podem exercer sobre seu ambiente individual e social para solucionar problemas que os afetam, conseguindo realizar mudanças nesses ambientes e na estrutura social.

Referência:

V3N2A03 – Abordagens em Psicologia Social e seu ensino

CINEIDE NASCIMENTO has reacted to this post.
CINEIDE NASCIMENTO

todas as correntes buscam uma maior compreensão da mente e dos mecanismos psíquicos da consciência humana e também buscam encontrar formas de abordar os problemas, visando tentar uma solução.

PreviousPage 2 of 89Next