Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 3 of 111Next

Psicologia Social vai atender a demanda da pessoa, do sujeito, e dar suporte no contexto no qual ele esta inserido. 

.

Cada qual com sua maneira, tecnica e o mesmo objetivo: desvendar a mente humana.

Ramos - A Psicologia Social Psicológica procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas; a Psicologia Social Sociológica dando ênfase ao grupo tem como foco o estudo da experiência social que o indivíduo adquire a partir de sua participação nos diferentes grupos sociais com os quais convive, e; A Psicologia Social Crítica busca o entendimento psicológico em geral como uma forma de entender, guiar e regular as relações, e o meio pelos quais aquela cultura existente é difundida.

Teorias - Mentalidade primitiva criado por Lévy – investigação das leis sobre as quais as sociedades/grupos de indivíduos funcionam, diferente do individuo sozinho; Representações coletivas de Durkheim – é a teoria que explica o que o homem entende sobre de si mesmo e a realidade que os cerca; Representação social conforme criação de Moscovic – é a teoria que explica sobre como o homem entende a sociedade que o cerca, relação homem versus objeto; Freud e a teoria da massa – é a teoria que prega o entendimento das forças que unem a massa, o amor em comum; Inconsciente Coletivo de Jung – é a teoria que explica sobre os aprendizados inconscientes existentes em nossa mente.

As correção existente é que uma é o reflexo da outra, ainda que haja algumas diferenças. Ambas buscam o entendimento da massa, mas uma tem como foco a Sociedade a qual se estuda (Psicologia) e as teorias o reflexo da sociedade sobre o individuo e suas atitudes ( Psicanalise). As mesmas são complementares.

Na sociedade atual, dominada pelos meios de comunicação, tem adquirido uma nova aparência, onde essa comunicação tem sido dominada pela Internet, onde a sociedade vive conectada.

De modo geral entendi que a psicologia social em diferentes teorias ambas busca desvendar, descobrir estudar o comportamento humano, as atitudes . Utilizando ferramentas teóricas de forma que agrega a outra para procurar entender  a interação do ser "EU" em diferentes contextos.

Entender a relação das varias correntes teóricas na abordagem da Psicologia Social não é tarefa fácil,  nem de fácil dissertação em um espaço tão curto, haja vista suas varias dimensões e acaloradas discussões em todo o cabedal acadêmico.

Em muitos cursos de graduação, por exemplo, nem sempre segue uma mesma diretriz sobre o assunto. Ao compartilharmos opiniões com estudantes de diferentes universidades e cursos, seja em eventos científicos ou de cunho político, deparamo-nos com um mosaico de teorias e de práticas inspiradas na Psicologia Social.

Muitas vezes, encontrar pontos em comum entre as distintas abordagens torna-se um trabalho intelectual árduo, digno de fervorosas horas de discussões político-acadêmicas – regado pelo mais alto grau de comprometimento afetivo com a transformação social desejada.

Para o objetivo deste curso de Psicanalise Clinica, acredito que não há exemplo mais pratico que o utilizado no enunciado e apresentação deste desafio, no qual demonstra na narrativa de um simples objeto recebido, bem como nos esforços empreendidos em ver o que se havia alcançado um nítido relacionamento entre os métodos utilizados e a finalidade desejada.

A tese da psicologia social psicológica analisa os modos de ser dos indivíduos com relação aos demais, mesmo que não seja concreto, real, produzindo conteúdos, a partir da imaginação e as como as influências provenientes dessa relação. Os psicólogos sociais adeptos desta tese buscam salientar os modos como cada individuo vivência, interpreta e responde aos acontecimentos. Coloca seus olhares sobre os acontecimentos decorrentes das participações de diferentes grupos sociais, bem como seu impacto para esta.

No caso da Psicologia social sociológica, esta, busca na experiência social vivenciada pelo indivíduo, nos grupos sociais nos quais está inserido uma compreensão acerca dos fenômenos que os cercam. Os psicólogos sociais com abordagem sociológica voltam seus olhares sobre os acontecimentos decorrentes das participações de diferentes grupos sociais na sociedade, bem como seu impacto para esta.

E por fim, a Psicologia social crítica ou psicologia social histórico-crítica – busca diferentes posturas teóricas em torno da psicologia social que se delineia na atualidade como o socio construcionismo e a psicologia discursiva. Seu olhar é sobre os atravessamentos que conduzem os acontecimentos e comportamentos por meio de vivências sociais -  busca unir conhecimentos e tem o propósito de produção e captação de mudanças sociais. Surge em situações de opressão e exploração presentes nas sociedades, promovendo assim a garantia de direitos.

 

Edgar Bim has reacted to this post.
Edgar Bim

Na psicologia social, diferentes abordagens acabam por se tornar complementares, contribuindo para o estudo do comportamento humano em sociedade.

O conceito de representações coletivas trazido por Durkheim fez da sociedade um corpo relativo e histórico. Com Moscovici, as representações passam a abordar as práticas sociais, atribuindo sentido e retirando o viés irracional. Por sua vez, Lévy-Bruhl destaca o conceito de mentalidade primitiva, que articula as funções básicas do processamento cognitivo (memória, abstração, generalização e classificação) para a constituição das representações coletivas.

Na visão psicanalítica, Freud nos apresenta os conceitos de libido e amor como forças que unem a massa, junto à necessidade que tem o indivíduo de um outro. Para ele, existe uma relação analógica entre o que se passou no indivíduo e o que se passou na constituição de uma massa.

Jung põem luz às definições de inconsciente coletivo. Sugere a existência de um nível de imagens no inconsciente comum a todas as pessoas. Postula a existência de uma íntima correspondência entre os conteúdos oníricos dos pacientes e os temas míticos e religiosos encontrados em muitas culturas amplamente dispersas.

Todo esse arcabouço levou ao desenvolvimento, na contemporaneidade, da visão de que a psicologia social possui pluralidade em sua essência. Conforme essa tese, os autores da atualidade destacam três possibilidades:

1 - A Psicologia Social Psicológica, que analisa os modos de ser dos indivíduos com relação aos demais, mesmo que o entro não seja concreto, real, produzindo conteúdo a partir da imaginação, bem como as influências provenientes dessa relação.

2 - A Psicologia Social Sociológica, que busca na experiência social vivenciada pelo indivíduo e nos grupos sociais nos quais está inserido, uma compreensão acerca dos fenômenos que os cercam.

3 - A Psicologia Social Crítica ou Psicologia Social Histórico-crítica, que defende diferentes posturas teóricas reunidas para uma melhor compreensão em torno da psicologia social que se delineia na atualidade.

Analisando as características do texto a psicologia social irá lidar diretamente com a reflexão acerca do indivíduo, entendendo a forma como a sociedade e o indivíduo são instâncias separadas é levada em consideração por alguns pesquisadores, porém, seu funcionamento parte como um único organismo.

A psicologia social e seu uso: assim, dentro do campo da psicologia social o empirismo lida com a experiência, já a fenomenologia observa o desenvolvimento dessas ações e busca dar caráter cientificista para o trabalho, devendo ser uma união de dois fatos em prol de soluções úteis para o exposto.

PreviousPage 3 of 111Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱