Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 20 of 90Next
Citação de eder40@outlook.com.br em novembro 24, 2021, 9:23 pm

A relação entre essas correntes teóricas é que ambas tentam desvendar e descobrir algo da mente do ser humano. Cada uma possui a sua abordagem e maneira de se chegar ao mesmo lugar de objeto: o que está na mente de determinado indivíduo.

O objetivo é entender o que a mente humana necessita, o seu controle emocional, como se sente e porquê sente e encontrar um método de abordagem que faça que sua mente alcance seus objetivos a fim de sanar seus anseios, desfazendo suas ansiedades, e as demais razões que não permitem que a pessoa possa estar inserida dentro da sociedade e de bem consigo mesmo...

A psicologia social se utiliza de várias correntes teóricas a fim de aprofundar os mais variados aspectos da realidade e dos fenômenos que envolvem as pessoas e a sua interação com seu meio.

Psicologia social é uma vertente da Psicologia mais tradicional, só que focada no estudo do comportamento humano nas relações sociais. Assim, é um estudo mais coletivo, em que todos os indivíduos são levados em conta durante o levantamento de dados.

Para entender o ser Humano na prática.

A psicologia social ,e uma reflexão a cerca do indivíduo e sua atenção atuação na sociedade

A psicologia social desfruta de várias ferramentas para entender a interação do individuo coma sociedade, e a relação diante das várias correntes teóricas é que ambas buscam se apresentar a mente coletiva, estudando o fenômeno do condicionamento, e o quanto a convivência em sociedade interfere nos padrões e pensamentos do ser humano.

Assim como o embrulho do presente, a compreensão do comportamento humano e de sua interação com o mundo que o cerca, necessita de diferentes ferramentas para compreender tais comportamentos em diferentes níveis. Assim, as representações coletivas foram evoluindo a partir de Durkheim , Moscovici e Lévy-Bruhl, até o surgimento da visão psicanalítica, com Freud, que dizia que as relações sociais se baseavam no amor e no libido, e Jung, que criou o conceito de inconsciente coletivo e introduziu os arquétipos. Portanto, a psicologia social pode ser estudada em vários níveis, dependendo da relação do indivíduo com o grupo, dividindo-se em Psicologia social sociológica, psicologia social, psicológica e psicologia social crítica.

Psicologia Social defende que o ser humano modifica a sociedade, assim como é modificado por ela; e por isso, leva em consideração a herança histórica em que ele foi submetido. É, em outras palavras, uma forte ligação entre a Psicologia e a Sociologia.

Psicologia Social é responsável por estudar e analisar o comportamento de um indivíduo em suas relações sociais, desvinculando o ser humano da ideia de que ele é “um ser individual”, mas sim parte de um grupo social.

Partindo desse pressuposto, assume-se que todas as pessoas inseridas em uma sociedade fazem parte da chamada "mente coletiva"– um conceito explanado nas Ciências Sociais.

Psicologia Social está no limite entre a Psicologia e a Sociologia. Isso porque ela busca estudar o omportamento humano no contexto social em que as pessoas estão inseridas. O profissional do amo não busca apenas analisar e configurar o comportamento individual, mas sim, a forma como o ujeito age perante a sociedade. É como se a mudança buscada fosse muito mais coletiva do que ndividual. Um dos principais objetivos desse ramo da Psicologia é tornar mais evidente o quanto o ndividuo se encontra conectado ao seu meio social, de modo que ele passe a se sentir parte dele, e não mais um excluido. Segundo as premissas da Psicologia Social, quando em grupo, uma pessoa age de maneira diferente do que se estivesse sozinha. Isso acontece porque a mente coletiva prevalece sobre a individual. Freud e Gustav Le Bon, inclusive, trabalharam essa teoria a partir de seus conceitos de massa e de grupo. Por essa razão, podemos dizer que o contexto ou os estímulos atuam sobre a mente de cada pessoa. É o meio no qual se está inserido que determina padrões de pensamento. Sendo assim, a Psicologia Social estuda, na verdade, as influèncias da sociedade sobre o individuo e vice-versa.

Cada pessoa humana é; fruto de um passado; de uma história..
Muitas vezes; traumas; rejeições, complexos, palavras; imagens; experiências impactantes ...
ficam guardados no "inconsciente" e influenciam nosso comportamento atual; nosso hoje; nossa percepção e posicionamento; diante da realidade.
Cabe ao psicanalista; saber escutar(não apenas ouvir; mas ES-CU-TAR), cada caso.
"Cada caso é caso"! "Cada pessoa é uma pessoa!" "E cada história é uma história".
ESCUTAR com atenção e sem pré-julgamentos; a história do outro; a dor do outro...
Isso é ética ! Isso é respeito pela história do outro!
Ele vê no psicanalista; um apoio; um auxílio no momento da dor e da busca pelas respostas.
O psicanalista NÃO fornece "respostas prontas", mas ajuda o paciente; no caminho do autoconhecimento.
Ajude o paciente à "entrar dentro de si mesmo"; conhecer à si mesmo, se encontrar; se organizar; se integrar; "fazer às pazes", consigo mesmo e com sua história..
O psicanalista; mais que um profissional; é um "vocacionado" à curar 'almas'(psique).
Psicanálise é verdadeira vocação! Sem vocação genuína; é impossível praticar a psicanálise.
O terapeuta é "companheiro de jornada", não faz o caminho; mas ajuda a caminhar... ajuda à se questionar...ajuda à perceber suas responsabilidades; diante das escolhas ; à RESIGNIFICAR os acontecimentos ou posicionamentos..
Ser psicanalista é; ser "farol" de luz... em meio às escuridões e confusões da "alma"(=psiquê)
É ajudar à se reconstruir...
Construção e desconstrução.
Entender -se ... entender os traumas e amarras.. e sabotagens emocionais e psicológicas...
À se assumir; "senhor e protagonista" de sua vida; de sua história...
Não podemos mudar o passado; mas devemos mudar o OLHAR E A POSTURA diante da realidade..
Entendendo o passado; para compreender o PRESENTE; quem SOMOS; (porque somos) e nos posicionar homens e mulheres transformados e reconstruídos; para uma nova história..uma história bonita..uma história mais livre...
(Ps. André Quintino Pimenta)

PreviousPage 20 of 90Next