Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 32 of 133Next

Na psicologia social o ser humano além de ter suas próprias idéias, pensamentos, autonomia própria, na interação sujeito e objeto, busca entender a realidade que o cerca, a libido e o amor como forças que unem as pessoas e a questão também da genealogia. Todos estes aspectos estão inseridos à convivência e interações das pessoas em grupos na sociedade.

psicologia social pode ter duas vertentes: psicológica ou sociológica. A psicologia social psicológica se limita a explicar as ações do indivíduo a partir dos estímulos que recebe do exterior (os seus sentimentos, comportamentos e pensamentos, por exemplo). Já a psicologia social sociológica estuda os fenômenos que surgem nos diferentes grupos a partir da interação das pessoas com estes.O propósito da psicologia social é identificar os traços que ligam os indivíduos aos grupos. De acordo com este ramo de estudo, todas as pessoas teriam um comportamento distinto quando estão inseridas numa esfera social, diferente daquele apresentado quando estão sozinhas.A psicologia social ainda estuda a interdependência entre os indivíduos, assim como o condicionamento humano, ou seja, como estímulos externos vividos em sociedade podem interferir no pensamento e, consequentemente, no comportamento da pessoa.

O propósito da psicologia social é identificar os traços que ligam os indivíduos aos grupos. De acordo com este ramo de estudo, todas as pessoas teriam um comportamento distinto quando estão inseridas numa esfera social, diferente daquele apresentado quando estão sozinhas.

A psicologia social ainda estuda a interdependência entre os indivíduos, assim como o condicionamento humano, ou seja, como estímulos externos vividos em sociedade podem interferir no pensamento e, consequentemente, no comportamento da pessoa.

Na minha percepção eu diria que existe uma relação com a psicologia social no que diz respeito ao comportamento do individuo na sociedade. As varias situações impõem ao cidadão um certo comportamento, assim ele interage com o seu circulo social de acordo com as vivencias e necessidades que lhe são impostas.

É como o próprio Jung disse: " Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja sempre outra alma humana".

Precisamos levar em consideração que cada corrente teórica tem sua relevância. Cada precursor apresenta uma ideia diferente e nenhuma se mistura, mesmo que algumas delas tenham se originado de outra já existente.

A psicologia social no meu ver, foi seconstituindo assim co.o a sociedade foi evoluindo

Interação social refere-se a todas as ações sociais recíprocas entre dois indivíduos, de ponto de vista social representa uma troca elementar de curta duração, uma sequencia entre as mesmas pessoas.

A psicologia social contemporânea é caracterizada pela pluralidade de abordagens teóricas, que surgem a partir das contribuições de diferentes ciências no estudo do social. Entre as correntes teóricas destacadas pelos autores estão a psicologia social psicológica, que analisa os modos como os indivíduos vivenciam e interpretam suas relações sociais; a psicologia social sociológica, que busca compreender os fenômenos sociais a partir das experiências dos indivíduos nos grupos sociais em que estão inseridos; e a psicologia social crítica, que utiliza diferentes posturas teóricas para compreender as influências das vivências sociais sobre os comportamentos e acontecimentos. Essa última corrente tem origem na América Latina e visa à produção de mudanças sociais, emergindo em situações de opressão e exploração presentes nas sociedades.

Gostei da aplicação simbólica sobre o presente envolvido em varias camadas protetoras. Facilita ao aluno entender um pouco mais sobre o valor da psicologia social, sociologia... na verdade, o grande presente (conteúdo) por trás de todas as coisas  que nos são ocultas (fazemos apenas uma "imaginação" do que pode ser). Curiosamente vamos desvendando os "mistérios" que envolvem a sociedade, obviamente fazendo uso dos mecanismos que se encontram a nossa disposição. Quanto mais interagimos (interação sociologia) na sociedade, mais e mais descobrimos ações de outros que podem nos ajudar e muito! Considero tudo isso como um verdadeiro embrulho, protegendo o precioso presente que é a RAZÃO DE VIVER EM SOCIEDADE o benefício que nos trás VIVER EM SOCIEDADE. Isso por que, encontramos muitas coisas boas, que se tornam um "presente". Mas para isso, temos que fazer uso dos subsídios à nossa disposição que chamamos de MECANISMOS. Abraços.

A psicologia social é uma area que se encontra no limite entre a psicologia e a sociologia, de acordo com alguns teóricos. Na realidade, o ponto que diferencia ambas é o fato do objeto de estudo da psicologia se focar no indivíduo, enquanto que a sociologia se concentra no grupo social.

PreviousPage 32 of 133Next