Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 36 of 111Next

As ideias diferentes em torno da Psicologia Social, em suas experiências próprias, se convergem para uma análise em conjunto do ser humano, seus comportamentos e processos mentais e onde se poderá obter respostas para questionamentos do tipo: "Por que atuamos diferentes e de forma distinta quando estamos sozinhos e em grupos?"

Psicológica - desejos, interesses, pessoal

Sociológica - participação, compartilhar, interpessoal

Historicamente - influências, evolução, cultura

Os comportamentos do indivíduo são analisados a partir de sua relação com o meio social. Mesmo Assim, Isso Não quer dizer ,necessariamente, que a pessoa será determinada pelo meio em que vive, mas poderá sofrer influência e ser estimulada pelas vivências do ambiente .

É possível perceber o vínculo existente decorrente da amizade construída, além do interesse e esforço em se apropriar do objeto recebido e de bom grado, supera os limites existentes pelo esforço de conectar-se, embora o quadro seja individualizado, demonstra recepcionalidade.

A Psicologia social psicológica, estuda o comportamento dos indivíduos em suas relações com os demais,  mesmo que os conteúdos produzidos surjam da imaginação; como também a influência dessas relações. O indivíduo é analisado no modo de vivenciar, interpretar e responder aos acontecimentos.

A Psicologia Social Sociológica, analisa o indivíduo em seus grupos sociais. Então, os diferentes grupos sociais são analisados, como também, seu impacto na sociedade.

A Psicologia Social Crítica ou Psicologia Social Histórico-Crítica, abrange diferentes posturas teóricas, como o Socioconstrucionismo e a Psicologia Discursiva, onde são analisados os acontecimentos e comportamentos que se cruzam nas vivências sociais, objetivando a captação e produção de mudanças sociais, fazendo valer os direitos dos indivíduos na sociedade, em situações de opressão ou exploração.

Então, todas essas metodologias observam o indivíduo em seus contextos sociais, sob óticas diferenciadas e que possibilitam maior clareza na interpretação comportamental dentro da sociedade.

Acredito que a psicologia social seja de extrema importância pois cada indivíduo tem uma ótica de mundo de acordo com a sua realidade. Não adianta tentar tratar quem nasceu numa comunidade da mesma forma que quem nasceu em condomínio, são realidades distintas e o meio que se vive também.

Primeira abordagem deveria ser o meio em que vivemos, pois ele as vezes no cura e muitas das vezes nos adoece. acabamos nos tornando produto do meio em que vivemos se não tomarmos muito cuidado.

Ela analisa cada detalhe que envolve para pode da um resultado especifico para cada caso.

temos que esta atendo a cada atitude, semblante o comportamento em si

A relação entre essas correntes teóricas é que ambas tentam descobri ou desvendar algo da mente do ser humano. Cada uma possui a sua abordagem e maneira de se chegar ao mesmo lugar de objetivo. Portanto a psicologia social defende que o ser humano modifica a sociedade, assim como é modificado por ela e por isso leva a herança histórica em que ele foi submetido. Assim percebe-se a forte ligação entre entre a psicologia e a sociologia onde o seu objetivo de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação.

A psicóloga social, e as demais decorridas nos textos, caminham para os mesmos objetivos, explorar e compreender o ser humano em todas as suas dimensões.

A Psicologia social pode-se utilizar de varias ferramentas, para que assim, se possa descortinar os âmbitos que dizem respeito aos aspectos da realidade, podendo então averiguar os fenômenos que envolvem cada individuo, em suas inter-relações e interações com a sociedade.

PreviousPage 36 of 111Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱