Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 39 of 111Next

Embora existam várias maneiras de categorizar as diferentes correntes teóricas, aqui estão algumas das principais abordagens na psicologia social e suas relações:

aqui estão algumas das principais abordagens na psicologia social:

Abordagem Sociocultural

Abordagem Cognitiva

Abordagem Psicodinâmica

Abordagem Comportamental

Abordagem Humanista

a psicologia social se vale de varias ferramentas para entender o sujeito ou até mesmo um grupo.  analisa o modo de ser , os acontecimento onde este sujeito ou o grupo está inserido,  e lança um olhar  de modo a entender os atenuantes que acontecem podendo influenciar ou não cada sujeito  ou grupo inserido neste contexto

Para Durkhein, as representações superam as instâncias individuais, adquirindo
realidade e autonomia próprias. Socialmente, as representações coletivas
sintetizam o que os homens pensam sobre si mesmos e sobre a realidade
que os cerca. Dessa forma, mostra-se como conhecimento socialmente
produzido.
Para Moscovici (1978), a representação social é uma composição que o
indivíduo faz para entender o mundo e para se comunicar, e dessa forma
se expressa como uma teoria. A representação social pode ser vista tanto
na medida em que está inserida em um contexto psicológico autônomo,
como própria da sociedade e da cultura que estamos vivendo.
Os estudos de Lévy-Bruhl abordaram a investigação das leis de
funcionamento das representações coletivas, que apresentam condutas
próprias e autônomas das leis da psicologia fundadas sobre a análise do
sujeito individual. Assumidas por serem usuais aos indivíduos de
determinados grupos sociais, por serem repassadas como herança e por se
sobressaírem aos indivíduos e lhes instigar hábitos, virtudes e crenças, as
representações coletivas se articulam e se diferenciam das representações
construídas pelos indivíduos isoladamente.

Jung (2000) formulou uma teoria que incluía tanto o inconsciente pessoal
quanto o coletivo. O inconsciente pessoal é composto de memórias
esquecidas, experiências reprimidas e percepções subliminares é semelhante
ao conceito de inconsciente de Freud.

A psicologia social estuda como os indivíduos são afetados pelas sociais, examinando os processos psicológicos, emocionais e comportamentais que ocorrem em contextos sociais. Existem várias abordagens e métodos dentro da Psicologia Social, e as formas de estudo podem variar de acordo com o pesquisador e as teorias utilizadas. Abaixo estão algumas das principais formas de pesquisa e abordagens na Psicologia Social:

  1. Observação naturalista: Envolve a observação direta de comportamentos em contextos sociais naturais, sem intervenção direta do pesquisador. O objetivo é capturar o comportamento real das pessoas em ambientes sociais autênticos.
A psicologia social aborda as relações entre os membros de um grupo social, portanto se encontra  entre a psicologia e a sociologia. Ela busca compreender como o homem se comporta nas suas interações sociais.
As correntes teóricas se referem às abordagens da psicologia social que foram mais especificadas, ex:  psicologia social crítica, psicologia sócio-histórica, teorias cognitivas...

a relação das várias correntes na abordagem da psicologia social pode ser compreendida das seguintes formas, uma aborda a interação do indivíduo com acontecimento pelo qual tanto ele quanto os demais estão envolvidos; a outra abordagem se daria a partir da interação do grupo entre sí, e uma terceira abordagem teria como conteúdo o movimento e a interação estabelecida entre todos integrados ao grupo.

A psicologia social utiliza se de várias ferramentas pra tratar cada indivíduo na suas particularidade.

 

Nada é completo. Somos constante evolução. Não somos autossuficientes e tão poucos seres para vivermos sós. Até podemos, mas somos seres sociais, complementares. Juntos crescemos e nós desenvolvemos. As várias vertentes da psicanálise são exatamente isso. Se complementam em alguns pontos. Se somam em outros e assim nos fornecerem conhecimentos para desvendar e ajudar a nós  e aos outros. Quer algo mais lindo do que poder estender a mãos e poder tirar alguém de um buraco, ou acender uma luz e mostrar que é possível sair da escuridão? A todos os profissionais e futuros profissionais que estão passando por aqui, desejo o mais puro sentimento de benevolência. Ajudar o outro é se ajudar. Que todos tenham luz e paz. Sucesso e realização.

A psicologia social lida diretamente com a reflexão acerca do indivíduo, entendendo a forma como a sociedade e o  indivíduo são instâncias separadas, é levada em consideração  por alguns pesquisadores,  porém, seu funcionamento parte como um único organismo.

Até aqui em todas as disciplinas que antecedeu a esta foi tratado o homem no contexto do seu auto entendimento. As muitas formas de se estudar o âmago, a relação consciente e inconsciente do indivíduo com ele mesmo. Neste módulo em particular vemos o estudo do indivíduo na coletividade, na vida social, e suas ações e reações diante do outro e do contexto externo. Claro que uma  excelente oportunidade de auto conhecimento, porque aqui fica muito claro a questão do 'espelho', do 'reflexo' que é percebido/aprendido.

PreviousPage 39 of 111Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱