Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 44 of 111Next

As contribuições das diferentes ciências em torno de teorias que lançam olhares sobre essas particularidades da psicologia social essa psicologia possui pluralidade em sua essência. Com base nessa tese os autores da atualidade destacam três possibilidades:

Psicologia social psicológica; analisa os modos de ser dos indivíduos com relação aos demais, mesmo que o entre não seja concreto, real, produzindo conteúdos a partir da imaginação, bem como as influencias provenientes  da relação. Os psicólogos sociais simpatizantes com essa corrente teórica buscam salientar os modos como cada individuo vivencia ,interpreta e responde aos acontecimento.

A psicologia social sociológica busca compreender como o grupo que assistiu ao show interagiu entre si e como o evento, assim como os movimentos e conteúdos provindos dessa interação.

A psicologia social critica ou histórico-critica se posicionaria de forma mais analítica, buscando compreender todos os movimentos que atravessam a relação que você estabeleceu com o grupo social que assiste ao show.

Entendemos que a Psicologia Social é o estudo do comportamento e resultado de interações do indivíduo em sociedade. Portanto, é preciso cuidar de pensamentos e atitudes influenciadas pela sociedade num coletivo, com todas suas variações.
Mesmo em sentido individual, a mente humana também possui uma variedade de reações aos acontecimentos em sua forma e profundidade.
Sendo assim, com tantas variações se torna necessário abordagens diferentes, com ferramentas diferentes que podem se complementar para um mesmo fim.

assim como devemos ter em conciencia de usar nossas proprias ferramentas a Psicanalise tambem ensina mais ferramentas a serem usadas ao abordar algumas teorias copartilhada por um individuo, basta a pessoa que tem os conhecimentos por em pratica o que usar primeiro e assim em diante.

As vertentes da psicologia social são necessárias para o entendimento do indivíduo. Uma é a complementação da outra para podermos entender como o sujeito se enxerga e age perante todas as áreas seja individual ou em sociedade

Com esses conhecimentos podemos analisar e buscar uma solução ajudando em sua queixa ao buscar a ajuda do psicanalista

Entender o meio em que a pessoa vive, os grupos, a cultura de modo geral. Assim

Na minha opinião quanto as ferramentas utilizadas temos a psicológica, sociológica e a social crítica todas elas têm a visão  do ser humano em grupo. Apesar de  cada uma ter uma visão  expsifica

 

A Psicologia social é de grande utilidade para identificar o comportamento do individuo no grupo e dos grupos de modo geral. Como seres sociais, é fato que somos influenciados pelo contexto em que vivemos, assim como influenciamos. Portanto, a Psicologia social estuda esses fenômenos, e pode ajudar a sociedade a entreter um relacionamento em grupo mais saudável, assim como ao individuo saber como se posicionar no meio social.

A psicologia social psicológica se limita a explicar as ações do indivíduo a partir dos estímulos que recebe do exterior (os seus sentimentos, comportamentos e pensamentos, por exemplo).

Já a psicologia social sociológica tem como objetivo descobrir os motivos que levam a pessoa a se vincular a um certo grupo ou pessoa.

Na psicologia social crítica situa o saber psicológico em geral como uma forma de entender, guiar e regular a vida cotidiana, procurando compreender e explicitar quais são os meios pelos quais uma "cultura psicológica" é difundida e instituída.

A psicologia social busca analisar a maneira que o indivíduo se relaciona com os demais do grupo. O foco é compreender e promover melhorias na relação com os demais, e até intervir para contribuir na melhora da saúde mental de todos.

A psicologia social é uma area que se encontra no limite entre a psicologia e a sociologia, de acordo com alguns teóricos. Na realidade, o ponto que diferencia ambas é o fato do objeto de estudo da psicologia se focar no indivíduo, enquanto que a sociologia se concentra no grupo social.

No entanto, como objeto de estudo, a psicologia social pode ter duas vertentes: psicológica ou sociológica. A psicologia social psicológica se limita a explicar as ações do indivíduo a partir dos estímulos que recebe do exterior (os seus sentimentos, comportamentos e pensamentos, por exemplo). Já a psicologia social sociológica estuda os fenômenos que surgem nos diferentes grupos a partir da interação das pessoas com estes.

O propósito da psicologia social é identificar os traços que ligam os indivíduos aos grupos. De acordo com este ramo de estudo, todas as pessoas teriam um comportamento distinto quando estão inseridas numa esfera social, diferente daquele apresentado quando estão sozinhas.

A psicologia social ainda estuda a interdependência entre os indivíduos, assim como o condicionamento humano, ou seja, como estímulos externos vividos em sociedade podem interferir no pensamento e, consequentemente, no comportamento da pessoa.

PreviousPage 44 of 111Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱