Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 53 of 102Next

a psicologia social estuda a relação do individuo com a sociedade. ela observa comportamentos nos momentos em que estamos cercados por outras pessoas. uma de suas principais ideologias é que o nosso comportamento é diferente quando estamos sozinhos e quando estamos em comunidade. Outro assunto da psicologia social é o comportamento manada, que leva, por exemplo, pessoas a estocarem comida e papel higiênico em um contexto de quarentena ou pandemia.

A psicologia Social, ela busca compreender como o sujeito age ou pensa diante a sociedade.

Precisamos usar as bases da psicologia para entender o ser humano como único e como ele consegue viver e se desenvolver em sociedade,  em grupo

Psicologia social sociológica, psicologia social psicológica e psicologia social crítica As contribuições de diferentes ciências em torno de teorias que lançam olhar sobre o social geram uma das particularidades da psicologia social contemporânea, surgindo dessa forma uma visão de que a psicologia social possui pluralidade em sua essência. Conforme essa tese, os autores da atualidade destacam três possibilidades: Psicologia social psicológica analisa os modos de ser dos indivíduos com relação aos demais, mesmo que o entro não seja concreto, real, produzindo conteúdos a partir da imaginação, bem como as influencias provenientes Principais matrizes teóricas da psicologia social 7 dessa relação. Os psicólogos sociais simpatizantes com essa corrente teórica buscam salientar os modos como cada indivíduo vivencia, interpreta e responde aos acontecimentos. Psicologia social sociológica busca na experiência social vivenciada pelo indivíduo, nos grupos sociais nos quais está inserido uma compreensão acerca dos fenômenos que os cercam. Assim, os psicólogos sociais com abordagem sociológica voltam seus olhares sobre os acontecimentos decorrentes das participações de diferentes grupos sociais na sociedade, bem como seu impacto para esta. Na psicologia social crítica ou psicologia social histórico-crítica, diferentes posturas teóricas estão envolvidas para uma melhor compreensão em torno da psicologia social que se delineia na atualidade, como o socioconstrucionismo e a psicologia discursiva. Essa vertente lança olhar sobre os atravessamentos que conduzem os acontecimentos e comportamentos por meio das vivências sociais. Procurando unir conhecimentos, essa vertente teve sua origem na América Latina e tem o propósito de produção e captação de mudanças sociais. Emerge em situações de opressão e exploração presentes nas sociedades, promovendo a garantia de direitos.

A psicologia social possui várias correntes teóricas, para poder assim avaliar melhor o indivíduo, como suas relações com o outro, e em grupo. Como cada individuo tem experiências diferentes e reagem de maneiras diferentes a mesma situação, é importante essa  variação de ferramenta para cada caso.

Para assim poder ter sucesso em suas abordagens psicológicas.

A psicologia social busca ir além do aparente na vida dos sujeitos. Busca vários olhares em torno das situações vividas, levando em consideração a história dos indíviduos, a fim de compreender a realidade que os cerca. Não se contenta com o que está posto, mas permite aprofundar o conhecimento e transformar a realidade destas pessoas. Exemplos dessa psicologia são:

  •  A psicologia social psicológica, que busca olhar para a forma como a pessoa interage com as situações, bem como as emoções, as sensações e os comportamentos gerados.
  • A psicologia social sociológica, que busca compreender como o grupo interage entre si e com as situações, assim como os movimentos e conteúdos provindos dessa interação.
  • A psicologia social crítica ou histórico-crítica que se posiciona de forma mais analítica, buscando compreender todos os movimentos que atravessam a relação que o individuo estabelece com o grupo social que fez parte da interação.

A psicologia social desvenda ou pelos menos tenta descobrir as atitudes e maneiras com que interagimos uns com os outros, a relação com essas correntes teóricas é que ambas tentam descobrir a mente e cada uma com sua particularidade , abordagem para chegar ao mesmo lugar de objeto ; a mente do individuo.

Tema importantíssimo. A psicologia Social - estuda a relação do indivíduo com a sociedade, é uma ciência que procura compreender a "razão" do comportamento social - a interação social. O objetivo da psicologia social é entender a cognição e o comportamento que ocorre naturalmente em um contexto social. Cada Autor,  ou Pesquisador, tem um ponto de vista distinto sobre a mesma temática, perspectivas diferentes nos levam a abordagens diferentes e que se complementam.

o conceito comum criado pelos moradores, formado através da historia de criação e o desenvolver da localidade ou núcleo.

a historia da criação embutida no sub consciente do indivíduo que foi crescendo e vivenciando a história.

a cada um que se acrescenta ou chega na localidade é passado o gênesis daquela

A Psicologia Social Psicológica enfatiza o modo de ser dos indivíduos com relação aos demais. Já a Psicologia Social Sociológica enfatiza mais os acontecimentos decorrentes das participações dos indivíduos em grupos sociais  diferentes na sociedade. Psicologia Social Social - critica enfatiza os atravessamentos que conduzem os acontecimentos e comportamentos através das vivências sociais. Com essas definições e conclusões, eu dou ênfase a 3 palavras respectivamente associadas às correntes: MODO DE SER; PARTICIPAÇÕES; VIVÊNCIAS.

PreviousPage 53 of 102Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱