Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 59 of 102Next

Assim como no exemplo do embrulho acima a Psicologia Social, no desenvolvimento histórico de sua constituição, nos deu através de seus autores novas chaves de leitura e capacidade de interpretar a realidade no contexto da psicologia.

O conhecimento teórico com seu arcabouço permite aos pesquisadores ferramentas diversas de análise, assim como o personagem precisou de alguns elementos para abrir o embrulho, o estudioso precisa de chaves para entendimento do objeto estudado.

Psicologia Social é muito relevante no contexto da psicanálise.

A psicologia social também se utiliza de vários olhares (ferramentas) para ir descortinando ou desembrulhando a realidade, a fim de averiguar os fenômenos que envolvem os indivíduos em suas inter-relações e interações com a sociedade. Ou seja, várias correntes teóricas podem ajudar a aprofundar um dos vários aspectos da realidade dos fenômenos que envolvem as pessoas em interação com seu meio social. Assim, as várias abordagens, sejam elas da Psicologia Social Psicológica, Sociológica ou Histórico-crítica, bem como as diversas abordagens, representação coletiva de Durkheim e representações de Moscovici, a psicanalítica e o inconsciente coletivo, à mentalidade coletiva de Lévy dão suas contribuições para a psicologia social na busca da compreensão dos fenômenos.

É importante observar que a psicologia social não trata apenas de olhar para as influências sociais. A percepção social e a interação social também são vitais para a compreensão do comportamento social.

Temos expoentes como Durkheim que fala das representações derivam da relação e dos laços sociais que os indivíduos estabelecem entre si. Acreditava que em uma regulação diferente entre as leis que explicavam os fenômenos sociais e os fenômenos individuais.

Temos também a visão de Moscovici, já fala que a representação social é uma composição que o indivíduo faz para entender o mundo e para se comunicar. Essa teoria se ocupa com a interação entre sujeito e objeto.

Enfim, entre todos os teóricos, vemos a psicologia na maioria das vezes se voltando para o sujeito e sua interação com a sociedade, com o espaço.

O ensino de Psicologia Social, nos cursos de graduação em Psicologia de todo país, nem sempre segue uma mesma diretriz. Ao compartilharmos opiniões com estudantes de diferentes universidades, seja em eventos científicos ou de cunho político, deparamo-nos com um mosaico de teorias e de práticas inspiradas na Psicologia Social. Muitas vezes, encontrar pontos em comum entre as distintas abordagens torna-se um trabalho intelectual árduo, digno de fervorosas horas de discussões político-acadêmicas – regado pelo mais alto grau de comprometimento afetivo com a transformação social em nossa pátria.

A psicologia social é uma área que abrange diferentes correntes teóricas com métodos específicos para procurar compreender, analisar, observar o comportamento, o pensamento, a interpretação, as relações, as crenças, os sentimentos, as reações, etc. do ser humano dentro de uma sociedade e como pode ser influenciado dentro desse contexto e com isso tratar ou prevenir transtornos psíquicos. As várias correntes teóricas podem ser utilizada em conjunto para assim entender com mais detalhes, ou seja, com mais profundidade os transtornos emocionais.

A psicologia social é uma disciplina que investiga como as interações sociais influenciam o pensamento, comportamento e emoções dos indivíduos. As teorias dessa área destacam a importância dos processos sociais na formação da identidade e na compreensão das dinâmicas grupais. Teorias clássicas, como a Teoria do Comportamento Social de Bandura, enfocam a aprendizagem social e a modelagem de comportamento através da observação e interação com os outros. A Teoria da Identidade Social, proposta por Tajfel e Turner, destaca como as pessoas categorizam a si mesmas e aos outros em grupos, influenciando a percepção e interação sociais. A Teoria do Conflito Realístico, de Sherif, explora como a competição por recursos limitados pode gerar conflitos intergrupais. Essas teorias oferecem perspectivas abrangentes sobre a influência social, desde os processos cognitivos individuais até as dinâmicas sociais mais amplas, contribuindo para a compreensão da complexidade das interações sociais na psicologia.

Essas correntes teóricas muitas vezes se sobrepõem e interagem, contribuindo para uma compreensão abrangente da psicologia social. A natureza interdisciplinar da disciplina permite a integração de diferentes perspectivas teóricas para explorar questões complexas relacionadas ao comportamento humano em contextos sociais.

PreviousPage 59 of 102Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱