Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 6 of 89Next

A psicologia social trata diretamente com a reflexão sobre o indivíduo, compreendendo o modo como a sociedade e o indivíduo são instâncias separadas.  É bastante levada em consideração por alguns pesquisadores, mas seu funcionamento parte como um único organismo. Assim, dentro do campo da psicologia social o empirismo lida com a experiência, já a fenomenologia observa o desenvolvimento dessas ações e busca dar caráter cientificista para o trabalho, devendo ser uma união de dois fatos em prol de soluções úteis para o exposto. Por fim, a dialética entre o indivíduo e a sociedade parte do pressuposto sociológico que define as expressões e as linguagens estabelecidas entre pessoas de um mesmo grupo.

A Psicologia social psicológica irá analisar a interação do indivíduo com a sociedade, eventos, como lida com suas emoções e sensações neste contexto;

A Psicologia social sociológica irá analisar a interação do grupo com a sociedade e eventos sociais, movimentos e conteúdos;

A Psicologia social crítica tem uma visão mais analítica, busca compreender todos os movimentos da relação entre o indivíduo e os grupos sociais.

A psicologia social lança olhar sobre o individuo em sociedade , seus comportamentos e o que isso afeta sua saúde mental e a do grupo , seja familiar ,seja em grupos profissionais ou quaisquer relações onde a interatividade com outros aconteça

Psicologia Social estuda a relação do indivíduo com a sociedade. Ela observa comportamentos (ou suas intenções), nos momentos em que estamos cercados de outras pessoas. Uma de suas principais ideologias é que nosso comportamento é diferente quando estamos sozinhos e quando estamos em comunidade.

Conforme os tempos vão passando a psicologia descobre novos métodos e ferramentas para entender e ajudar o sujeito em suas relações sociais como uma todo.

Psicologia social, usa varias ferramentas e teorias, um exemplo do sociólogo Durkheim, tem duas bem conhecida, teoria do fato social e do suicídio, são ferramentas para psicologia social aprofunda seus conhecimentos, que embasa na consciência coletiva e individual.

  • Psicologia social psicológica,psicologia social sociológica, psicologia social crítica ou sócio critica

Para Corga (1998), a Psicologia Social é uma disciplina que tenta entender o Homem em seu contexto social, mas entre suas diferentes abordagens parece ter em acordo apenas o nome. Sua pluralidade (que gera tensões e divisões) deve ser observada segundo dois tipos de diversidade:

A psicologia social psicológica- analisa o indivíduo em seu modo de ser em detrimento aos demais; já a psicologia social sociológica, buscar analisar a experiência social do indivíduo dentros do grupos nos quais está inserido e, a partir disso, ter uma compreensão do fenômenos que o cerca; ao passo que a psicologia social crítica, analisa diferentes posturas teóricas, fatores, contextos...

Entende-se como Psicologia social um meio para realizar transformações em nossa sociedade. Assim as várias abordagens contribui com as reflexões de transformação.

A psicologia social estuda o indivíduo e a relação com a sociedade, pensando no contexto atual onde as pessoas estão cada vez mais no mundo virtual destaco a importância da psicologia social, pois cada vez mais as redes sociais ditam o comportamento dos indivíduos, crescendo as doenças ligadas ao comportamento.

PreviousPage 6 of 89Next