Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 63 of 104Next

Psicologia social, está fundamentada na relação que o indivíduo tem em se conectar com o seu convívio, forma de relação, espaço, natureza, social, cultural, rotineiro, sendo, mais superficial análise ao individuo.

  • Na psicologia Social, é estudado e analizado a Relação do indivíduo na sociedade em interação com outras pessoas e como um grupo pode influenciar no comportamental dos membros. Há três vertentes da Psicologia Social, a Psicologia Social Comunitária, a Psicologia da libertação e a Psicologia Social Critica. Diferentes autores defendem a existência de duas modalidades da Psicologias Social, a Psicologia Social Psicológica e a Psicologias Social, Sociologica.

Sua característica principal é a pluralidade e múltiplos abordagens teóricas como referenciais legítimos  à produção de conhecimentos sóciopsicológico.

A sociologia social está naquilo que que fazemos em sociedade e está relacionada com todas as áreas de estudo.

Foram usadas as três bases da psicologia Social. A Psicologia Sicial Pisicologia a Sociologica e a Crítica. No simples fato do embrulho do teterminado presente, Cada Camada uma base Social.

A Psicologia Social busca compreender o homem como se comporta nas suas interações sociais. No cerne da Psicologia Social, reside a exploração das dinâmicas entre indivíduos em grupos, como pensamentos, emoções e comportamentos são afetados pelo ambiente social.  A Psicologia social defende que o ser humano modifica a sociedade, assim como é modificado por ela, e por isso leva em consideração a herança histórica em que ele foi submetido, daí surge fortemente a ligação entre a Psicologia e a Sociologia.

Os criterios utilizados como mecanismo na abordagem da psicoloia sicial.

 

Podemos usar diferentes ferramentas para cada caso, é preciso saber quando usar um ou outro método para resolver ou entender cada caso.

As correntes teóricas se referem às correntes conceituais, abordagens da psicologia social que foram mais especificadas, dentre elas a psicologia social crítica, psicologia sócio-histórica, teorias cognitivas, construcio- nismo social, psicossociologia.

A Psicologia social crítica, compreende e enfatiza que esses arcabouços teórico-práticos (teorias cognitivistas) também estão imbricados e construídos a partir das relações sociais e discursivas e que se manifestam e tomam forma por meio da constituição do pensamento, da linguagem e dos vínculos sociais.
O sujeito, na Psicologia Sócio-histórica, é compreendido como aquele que se constitui na relação dialética com o social e a história. Nesse sentido, há necessidade de entender a relação entre a história de cada um, aquela que é diretamente experimentada pelo sujeito individual, e a história social, do mundo


Na Psicologia Social, Émile Durkheim foi o primeiro a falar em representação como laços sociais que os indivíduos estabelecem entre si. Adquirindo um pensamento social que se sobrepõe ao pensamento individual, muitas vezes, influenciando suas ações.

Moscovici aprofunda a abordagem da representação social e acrescenta que é uma composição que o indivíduo faz para entender o mundo e para se comunicar. Nesse sentido, pode ser identificada tanto de forma individual, num contexto psicológico autônomo como no coletivo, num contexto de interação cultural.

Lévy-Bruhl propõe um estudo das representações primitivas em quatro funções básicas que compõem o pensamento cognitivo: a memória, a abstração, a generalização e a classificação. A Memória atende as necessidades das representações reais da cultura, viabilizando sínteses recebidas da tradição social. A Abstração isola as características que constituem um ser. A Generalização capta sentimentos difusos de ligação entre as coisas, seres e homens. E a Classificação é de caráter místico condensa abstrações e generalizações sob orientações místicas.

Freud na visão Psicanalítica se destaca com a "Psicologia das massas e análise do eu" . E essa reflexão sobre o que une um indivíduo às massas lhe trouxe respostas complexas como a identificação, a sugestão e a libido.

Jung se dedica aos estudos do inconsciente individual e coletivo se aproximando dos estudos de Freud.

 

Para isso, teriamos que analisar a cultura social, cultural regional e de crenças. Os indivíduos que o sercam em torno (grupo), como suas práticas contidians ou de um determinado ambiente.

PreviousPage 63 of 104Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱