Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 73 of 117Next

Émile Durkheim foi o primeiro teórico a utilizar o termo representações como o objetivo de introduzir o tema da representação coletiva. As representações derivam da relação e dos laços sociais que os indivíduos estabelecem entre si. Socialmente as representações coletivas sintetizam  o que  os homens pensam sobre si mesmos, e sobre a realidade que os cerca. Durkheim destaca o pensamento social como um conjunto de pensamentos, que regeriam os indivíduos coletivamente, o pensamento social atua sobre o pensamento individual, muitas vezes o influenciando. Para resumir, o conceito de representações coletivas tanto é forma de conhecimento quanto guia para as ações sociais.

Moscovici ( 1978 ), a representação social é uma composição social, que o indivíduo faz para entender o mundo e se comunicar , e dessa forma se expressa como uma teoria ( interação entre sujeito e objeto, buscando compreender como se desenvolve o processo de construção do conhecimento individual e coletivo na construção das representações sociais. Abordada como processo , a teoria das representações sociais de Moscovici reside no saber de que forma se constroem as representações, como se desenvolve a inclusão do novo e do incomum, em ambiente em que prevalecem o consenso ( a ancoragem e a objetivação ).

Levy - Bruhl apresenta 0 funcionamento da mentalidade primitiva propondo o estudo de quatro funções básicas que compõem o processo cognitivo ;

memória ( atende as necessidades reais de reprodução da cultura, permitindo que as sínteses recebidas das tradições sociais possam estar presentes nas consciências individuais ) , a abstração ( sua principal característica é isolar os caracteres que que constituem um ser, dedicando atenção exclusiva as dimensões de tudo que ultrapassa o alcance imediato dos sentidos ), a generalização ( consiste no resultado de um sentimento difuso de ligação entre as coisas, os seres e os homens, e a classificação ( possui um caráter fundamentalmente místico, consiste no resultado de abstrações e generalizações misticamente orientada

 

Visão Psicanalitica : Freud e seu estudo intitulado Psicologia das massas e análise do eu em 1921. Destaca a libido e o amor coo forças que unem a massa, junto a necessidade que um individuo tem do outro. Assim poderíamos resumir todo conteúdo da sua tese destacando que existe uma relação analógica entre o que se passou no indivíduo e o que se passou na constituição de uma massa, o que nos leva a pensar sobre o vinculo sobre massa e individuo.

Jung ( 2000) formulou uma teoria que incluia tanto o inconsciente pessoal quanto o coletivo. O inconsciente pessoal é composto de memórias esquecidas, experiências reprimidas e percepções subliminares e semelhante ao conceito de inconsciente de Freud. Jung define o inconsciente como um processo em que a psique se transforma ou se desenvolve pelo relacionamento do ego com os conteúdos do inconsciente. Ele também descobriu uma íntima correspondência entre os conteúdos oníricos dos pacientes e os temas míticos e religiosos encontrados em muitas culturas  amplamente dispersas .

As corrente da psicologia social se complementam no sentido de que é necessário estudar o sujeito inserido em várias situações e ambientes.

A psicologia social busca nas demais correntes teóricas um entendimento do indivíduo como um todo, abordando o mesmo em sociedade. Essas correntes teóricas oferecem diferentes perspectivas para explorar questões sociais e contribuem para a formação integral do conhecimento do sujeito

Ester Gomes Lessa Duarte has reacted to this post.
Ester Gomes Lessa Duarte

As correntes da Psicologia  Social foi  constituídas de pensadores  ,os  quais vamos  citar alguns estudados  nesse módulo .

Representações  coletivas de Dunkein oas quais sintetizam oque    os homens pensam sobre si  mesmos  e  sobe a realidade que os cerca

As representações de Moscovici busca  compreender  como o indivíduo  compreende a realidade que o cerca.

A mentalidade primitiva de Lév-Bruhl investiga as leis de  funcionamento das representações  coletivas, que  apresentam  condutas próprias  e autônoma das leis da psicologia   fundada  sobre análise   do  sujeito individual.

Na  visão  psicanalítica de Freud destaca  a libido e o amor como  forças   que unem  a massa  unto a necessidade que tem o indivíduo  unto ao outro.

A Psicologia Social busca compreender como o homem se comporta nas suas interações sociais. Ela revela que os graus de conexão existentes entre o ser e a sociedade à qual ele pertence, desconstruindo a imagem de um indivíduo oposto ao grupo social.

As várias correntes utilizadas na abordagem da psicologia social tem por objetivo trazer mais clareza quanto as relações envolvendo o individuo e os grupos sociais os quais está inserido. Através destes estudos é possível identifica quais impactos estas relações causam no comportamento de ambos, a compreensão dos processos psicológicos que influenciam a vida social e o desenvolvimento de ferramentas para promover mudanças sociais positivas.

Quais são as 3 vertentes da Psicologia Social?
Palavras-chave: Psicologia Social; Psicologia Social Psicológica; Psicologia Social Sociológica; Psicologia Social Crítica.
Psicologia social é um ramo da psicologia que estuda o indivíduo na sociedade, como as pessoas pensam e se relacionam, que surgiu no século XX como uma área que estabelece uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais.
Qual a diferença entre Psicologia Social psicológica e sociológica?
psicologia social psicológica se limita a explicar as ações do indivíduo a partir dos estímulos que recebe do exterior (os seus sentimentos, comportamentos e pensamentos, por exemplo). Já a psicologia social sociológica estuda os fenômenos que surgem nos diferentes grupos a partir da interação das pessoas com estes.
A Psicologia Social Crítica situa o saber psicológico em geral como uma forma de entender, guiar e regular a vida cotidiana, procurando compreender e explicitar quais são os meios pelos quais uma "cultura psicológica" (Parker & Burman, 2008) é difundida e instituída, sendo instalada para além do conhecimento acadêmico.

e necessário conhecimento e varias técnicas para  se aprofundar na mente humana.

Cada corrente estuda o comportamento do indivíduo na sua vida, no espaço que o cerca, na sociedade a que estã inserido e como ele se dá na vivencia geral. Elas se relacionam para a compreensão geral da sociedade e fazem um paralelo com a sociologia no estudo geral das pessoas, comportamentos e vida social.

  • A psicologia social busca entender como os indivíduos se relacionam e se influenciam. Atualmente podemos ver essa prática na internet muito facilmente. Como as pessoas se deixam influenciar por determinados grupos. Mas como escrito acima, para desembrulhar o presente foi usado várias ferramentas. Na mente humana é assim, é chegar no inconsciente que está cheio de coisas a serem reveladas.
PreviousPage 73 of 117Next