Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 84 of 89Next

As correntes teóricas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica representam abordagens distintas para compreender fenômenos sociais. A psicologia social psicológica focaliza os processos mentais individuais e as interações interpessoais, explorando temas como percepção social, atitudes e influência social. Por outro lado, a psicologia social sociológica enfatiza a influência dos contextos sociais e estruturas sociais mais amplas sobre o comportamento humano, investigando temas como normas sociais, papéis sociais e relações de poder. Enquanto isso, a psicologia social crítica adota uma perspectiva mais política e ideológica, buscando entender e desafiar as desigualdades sociais e as injustiças estruturais, examinando questões como opressão, discriminação e resistência. Embora cada uma dessas correntes tenha suas próprias ênfases e abordagens, elas se complementam ao oferecer diferentes perspectivas sobre os processos sociais e sua relação com o indivíduo e a sociedade como um todo.

Esse tipo de estudo propõe que as pessoas mudam seu comportamento quando estão inclusas em uma esfera social. Portanto, após isso, são feitas comparações em relação ao comportamento quando ele está só.

Assim como foram necessárias várias ferramentas para abrir o presente, isso também acontece no meio social. Há uma interação de diferentes vertentes da psicanálise para entender e explicar o comportamento do indivíduo no espaço em que ele está inserido. As contribuições  da Psicologia social psicológica, Psicologia social sociológica e Psicologia social crítica ou histórico-crítica, interagem num processo de integração entre as pessoas, comportamentos, vivências e o modo de ser de cada um.

A psicologia social e a interação que o individuo tem com a massa são os estímulos externo. Nosso comportamento muda quando estamos em massa ou sozinhos.

Achei uma conexão interessante, o individuo passa a ser mentalmente induzido a usar varias técnicas para conseguir chegar ao objetivo principal. À essa conclusão, o conceito da psicologia social, mostra que o desafio principal é saber ter acesso as informações com base em estudo e pesquisa. Não somente as experiências contam, mas o domínio das informações, para chegar a solução e resolução do problema.

A base da psicologia social na psicanálise, e como o indivíduo se comporta perante a sociedade e seu dilema. Se inserido de forma total ou parcial, vai depender para o mesmo, sentir se a vontade e expor seu sentimento e necessidades, muitas vezes necessidades momentânea, mas com sua particularidade fisiológicas e metabólicas, passando a ser de estrema importância para serem atendidas. Para não causar transtornos afetivos ou desvio de conduta, por falta de atenção nas suas necessidades o indivíduo passa a ser muitas vezes agressivo, por falta de perspectiva afetiva da sociedade indiferente e sua realidade vivida. Nesse parâmetro o indivíduo passa não sentir parte de uma sociedade do coletivo, que acreditava ser inserido.  Importância da psicologia social e ver além de uma simples necessidade, mas ver, o ser humano em seu "todo", a inclusão se faz necessário para que a mente humana consiga discernir e o corpo não padecer.

As abordagens embora diferentes, se complementam em determinados pontos tendo em comum o estudo sobre o comportamento dos indivíduos e sua relação uns com os outros e em sociedade levando-se em conta vários fatores como genalogia pré- humana e animal ,citada por Jung ;a libido e o amor que une as massas segundo Freud.O fato é que a Psicologia Social busca em distintas abordagens  estudar os comportamentos e processos mentais dos indivíduos,sendo inclusive considerada o encontro da psicologia com as ciências sociais, por exemplo, sociologia e antropologia.Apesar de também centrar-se no indivíduo, a psicologia social é ainda mais ampla no que diz respeito aos seres humanos. Isso porque seu principal objeto, na realidade, são os comportamentos influenciados pelos meios sociais nos quais os seres humanos circulam.Desta forma, pode-se dizer que o diferencial desta abordagem está na relevância que os fatores externos possuem. Ou seja, as relações familiares, corporativas, interpessoais, entre outras, são levadas em consideração para o tratamento do indivíduo.

As abordagens são distintas porem se complementam para compreender a sociedade multifacetada e com múltiplos fatores e problemas sociais. São e as, a saber: Psicológica, sociológica e histórico crítica.

A psicologia social analisa o individuo e seus modos em relação aos demais, ou seja, a interação do individuo com suas emoções tendo como ponto de analise a imaginação como produto dos conteúdos e influência dessa relação. A linha teórica desse olhar da psicologia social salienta a vivência e a interpretação que cada individuo da como resposta aos acontecimentos.

A psicologia social sociológica busca na experimentação social vivenciada pelo individuo sua interação com o grupo, ou seja, no grupo social no qual se insere e sua compreensão dos fenômenos que os cercam. Dentro dessa teoria o psicólogo social tende seu olhar para os acontecimentos decorrentes de diferentes grupos e sues impactos.

A psicologia Social critica busca nas diferentes formas teóricas analisar o individuo o grupo e sua sua relação com o agente de relação social. Entre as  teorias desse seguimentos de analise podemos citar o sócioconstrucionismo e psicologia discursiva que analisam o atravessamento que conduzem aos acontecimentos das vivencia sociais. Importante salientar que o surgimento dessas teorias se da na América latina com o advento de governos ditatoriais opressores logo seria preciso entender a relação da produção e capitação de mudanças sociais na garantia de direitos.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:35 am

Imagine que um amigo se mudou para outra cidade, mas vocês continuam mantendo contato. Um dia desses, seu amigo lhe enviou um presente pelos serviços de entrega de correspondências. Ao receber em sua casa uma grande caixa, embrulhada com papelão, plástico e madeira, você se vê na necessidade de pegar algumas ferramentas para poder abrir o presente e saber o que ganhou do amigo. Primeiro com uma tesoura, que foi muito eficiente para desembrulhar o plástico filme, porém, não teve o mesmo efeito para o papelão, que teve que ser retirado com o auxílio de uma faca de cozinha. Já para retirar a madeira de proteção, foi necessária a utilização de um serrote. Retirando todos os obstáculos, pode ver o que o amigo havia lhe dado de presente.

A psicologia social, da mesma forma, se utiliza de várias ferramentas para entender a interação do indivíduo com a sociedade. Explique a relação das várias correntes teóricas na abordagem da psicologia social.

A analogia do presente que precisa ser desembrulhado com diferentes ferramentas é uma excelente maneira de entender como a psicologia social se utiliza de diversas correntes teóricas para explorar e explicar a interação do indivíduo com a sociedade. Assim como você precisou de tesoura, faca e serrote para abrir o presente, a psicologia social emprega diferentes teorias para abordar os múltiplos aspectos do comportamento e da interação humana. Cada corrente teórica funciona como uma ferramenta específica para abrir diferentes "camadas" de compreensão.

PreviousPage 84 of 89Next