Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VIII

PreviousPage 96 of 111Next

A psicologia social psicológica cuida de todos o indivíduo em si próprio, a psicologia social sociológica como ele lida em sociedade, grupos e a psicologia social crítica cuida e age sobre todos os fatos e acontecimentos dos indivíduos nas sociedades .

Existem três tipos de psicologias sociais, a primeira, psicológica que visa os modos de ser dos indivíduos, com relação aos demais. A sociológica, que volta os seus olhares sobre os acontecimentos decorrentes das participações dos indivíduos em diferentes grupos sociais na sociedade. E a social-crítica ou histórico-crítica, que lança um olhar sobre os atravessamentos que conduzem os acontecimentos e comportamentos através das vivências sociais. As principais correntes teóricas da psicologia social são de Durkhein, que sintetizam o que os homens pensam sobre si mesmos e sobre a realidade que os cerca. Moscovici, busca explicar a interação entre sujeito e objeto, na busca de entender como o indivíduo compreende a realidade que o cerca. Lévy-Bruhl, investiga as leis de fncionamento das representações coletivas, que apresentam condutas próprias e autônomas das leis da psicologia fundadas sobre a análise do sujeito individual. Freud, destaca a libido e o amor como forças que unem a massa junto à necessidade que tem o indivíduo de um outro. Jung, diz que o inconsciente coletivo resulta das experiências comuns a todas as pessoas, também incluindo material de nossa genealogia pré-humana e animal.

A sociedade e feita de conceitos pre estabelecidos que visan o bem estar do ser humano, as tecnicas mudam conforme vai avancando, o que nao funciona pra um pode ser a solucao pra outro, devemos dar enfase as necessidades individuais de cada pessoa.

O escrever, o olhar e o percurso são as ferramentas discutidas, as quais se apresentam como componentes de uma posição elaborada diante dos desafios encontrados na experiência do estágio, através de um acolhimento das condições políticas e éticas que possibilitam tal estudo.

O termo psicossocial descreve uma constelação de necessidades sociais, emocionais e de saúde mental e o cuidado oferecido para atendê-las.

Um conceito mais amplo e relacionado é o de qualidade de vida, na perspectiva da pessoa, que inclui a sua experiência em casa e não apenas o cuidado médico.

 

A Psicologia Social busca entender como as pessoas interagem com a sociedade e como a sociedade influencia nosso comportamento. Existem diferentes formas de olhar para isso. A Psicologia Social Psicológica, por exemplo, se concentra em como nossos pensamentos, emoções e atitudes pessoais afetam a maneira como nos relacionamos com os outros e reagimos às normas sociais.

Por outro lado, a Psicologia Social Sociológica amplia o foco para entender como as estruturas sociais, como as instituições e a cultura, moldam nosso comportamento e as interações humanas. Ela presta atenção em como as regras, papéis e status dentro da sociedade guiam nosso comportamento em grupo.

A Psicologia Social Histórico-Crítica traz uma visão mais crítica, olhando para como o contexto histórico e as relações de poder influenciam nosso comportamento. Ela destaca a importância de entender as forças sociais e econômicas que moldam tanto o indivíduo quanto a sociedade, enfatizando como as desigualdades e as dinâmicas de poder impactam nossas interações.

São várias correntes teóricas e  cada pessoa é como o embrulho , guarda dentro  de si, segredos que a psicóloga precisará usar das ferramentas para acessar.

A psicologia social estuda a relação do indivíduo com a sociedade e seis comportamentos , que são diferentes quando  está inserido em grupos..

A psicóloga social busca a compreensão abrangente do comportamento social, observando influências internas, externas culturais e interpessoais dentro de um determinado contexto.

Receber um presente bem embalado e ter que usar diferentes ferramentas para abri-lo me lembra de como a psicologia social funciona. Para entender a interação entre o indivíduo e a sociedade, usamos várias correntes teóricas, cada uma como uma ferramenta específica.

O behaviorismo é como a tesoura, eficiente para cortar o básico, analisando como o ambiente molda nosso comportamento. Já a psicanálise se aprofunda como uma faca, explorando nosso inconsciente e as motivações mais profundas. O cognitivismo, como um serrote, ajuda a entender os processos mentais que moldam nossas decisões e percepções. A teoria sociocultural é como uma ferramenta que revela a influência da cultura e do contexto social no comportamento, enquanto a psicologia humanista foca no crescimento pessoal e na busca por sentido nas relações sociais. Por fim, o construcionismo social nos mostra como construímos nossa realidade através das interações e do discurso.

Assim, cada corrente teórica oferece uma visão única, e juntas, nos ajudam a desvendar as complexas camadas da interação social.

PreviousPage 96 of 111Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱