Desafio
Citação de Jorge Swami em outubro 27, 2024, 3:44 pmEu provavelmente seguiria a psicanálise, mas integrando elementos de outras vias, como: Gestalt, Neurociência e Behaviorismo
Eu provavelmente seguiria a psicanálise, mas integrando elementos de outras vias, como: Gestalt, Neurociência e Behaviorismo
Citação de Jose Jobson da Silva em outubro 29, 2024, 1:45 pmUtilizaria a psicanálise clínica integrativa
Utilizaria a psicanálise clínica integrativa
Citação de Dudaoliveira em outubro 30, 2024, 11:41 amUsaria a pscicologia clínica e a comportamental, pois ambas me chamam muito a atenção. Sendo que a clínica se dedica a transtornos mentais e a comportamental aborda quais os estímulos incentivam determinados comportamentos.
Usaria a pscicologia clínica e a comportamental, pois ambas me chamam muito a atenção. Sendo que a clínica se dedica a transtornos mentais e a comportamental aborda quais os estímulos incentivam determinados comportamentos.
Citação de LuzAmanda em novembro 1, 2024, 6:08 pmSinceramente, a psicologia foi a minha primeira alternativa na busca de me tornar profissional da saúde mental, embora, após conhecer a psicanálise tenha abandonado esse intento e tenha optado pela segunda opção. Então, como uma profissional da saúde mental, eu atuaria no meu consultório presencial atendendo os pacientes que me procurassem para ajudar a resolver os seus conflitos inconscientes, buscando respaldo na literatura e com amigos da área porque acredito que ter um networking é de extrema importância. Mas a frente, eu criaria grupos terapêuticos, elaboraria passeios terapêuticos, sessões com filmes, por ex, por acreditar que os produtos culturais ajudam na formação do sujeito, faria palestras para esclarecimentos adicionais sobre inconsciente e consciente, as operações da mente, percepções humanas. Sempre me atualizando e usando recursos que a evolução do tempo me proporcionasse.
Sinceramente, a psicologia foi a minha primeira alternativa na busca de me tornar profissional da saúde mental, embora, após conhecer a psicanálise tenha abandonado esse intento e tenha optado pela segunda opção. Então, como uma profissional da saúde mental, eu atuaria no meu consultório presencial atendendo os pacientes que me procurassem para ajudar a resolver os seus conflitos inconscientes, buscando respaldo na literatura e com amigos da área porque acredito que ter um networking é de extrema importância. Mas a frente, eu criaria grupos terapêuticos, elaboraria passeios terapêuticos, sessões com filmes, por ex, por acreditar que os produtos culturais ajudam na formação do sujeito, faria palestras para esclarecimentos adicionais sobre inconsciente e consciente, as operações da mente, percepções humanas. Sempre me atualizando e usando recursos que a evolução do tempo me proporcionasse.
Citação de Patricia Ferreira Franco em novembro 2, 2024, 11:30 pmVoltando ao tempo bem no século XIX onde o estruturalismo foi considerado uma disciplina cientifica, onde sua abordagem era direcionada à descoberta dos componentes mentais e posteriormente surgiu o funcionalismo que foi uma perspectiva que substituiu o estruturalismo com uma abordagem que se concentrava no funcionamento da mente, eu prontamente desenvolveria projetos de introspecção onde os indivíduos seriam avaliados individualmente e posteriormente avaliaria o comportamento dos mesmos em projetos coletivos onde precisariam se adaptar a ambientes e pessoas diferentes.
Já no século XX sem duvidas a psicanalise seria meu método de investigação, pois acredito que ressignificando e reprogramando adequadamente aquilo que está no oculto, nas profundezas do inconsciente, é sim possível mudar comportamentos e sintomas indesejáveis que se manifestam no corpo e nas decisões que o individuo toma em seu dia a dia.
Desenvolveria projetos de apoio e conscientização aos pais sobre como proceder nas fases de desenvolvimento psicossexual da criança para que futuramente ela não desenvolva nenhum tipo de problema por conta da fixação que talvez teriam em uma dessa fases caso não houvesse sucesso ao passar por elas.
Acredito que é mais fácil conscientizar os pais a programar um criança da maneira certa para que venha se desenvolver saudavelmente do que ter que reprogramar um adulto cheio de traumas e transtornos.
Voltando ao tempo bem no século XIX onde o estruturalismo foi considerado uma disciplina cientifica, onde sua abordagem era direcionada à descoberta dos componentes mentais e posteriormente surgiu o funcionalismo que foi uma perspectiva que substituiu o estruturalismo com uma abordagem que se concentrava no funcionamento da mente, eu prontamente desenvolveria projetos de introspecção onde os indivíduos seriam avaliados individualmente e posteriormente avaliaria o comportamento dos mesmos em projetos coletivos onde precisariam se adaptar a ambientes e pessoas diferentes.
Já no século XX sem duvidas a psicanalise seria meu método de investigação, pois acredito que ressignificando e reprogramando adequadamente aquilo que está no oculto, nas profundezas do inconsciente, é sim possível mudar comportamentos e sintomas indesejáveis que se manifestam no corpo e nas decisões que o individuo toma em seu dia a dia.
Desenvolveria projetos de apoio e conscientização aos pais sobre como proceder nas fases de desenvolvimento psicossexual da criança para que futuramente ela não desenvolva nenhum tipo de problema por conta da fixação que talvez teriam em uma dessa fases caso não houvesse sucesso ao passar por elas.
Acredito que é mais fácil conscientizar os pais a programar um criança da maneira certa para que venha se desenvolver saudavelmente do que ter que reprogramar um adulto cheio de traumas e transtornos.
Citação de Lindolfo Lima em novembro 3, 2024, 9:33 pmEu procuraria estar sempre me atualizando, buscando novos conhecimentos. Trabalhando sempre com muito amor e carinho. Fazendo os atendimentos me interessando realmente pela melhora na saúde mental do meu paciente.
Eu procuraria estar sempre me atualizando, buscando novos conhecimentos. Trabalhando sempre com muito amor e carinho. Fazendo os atendimentos me interessando realmente pela melhora na saúde mental do meu paciente.
Citação de Morgan1992 em novembro 3, 2024, 9:46 pmBom, se eu estivesse atuando no século XIX sob a perspectiva do estruturalismo, meu trabalho se concentraria na análise da estrutura da mente. Estaria envolvida em ambientes acadêmicos, como laboratórios de psicologia experimental, onde realizaria experimentos introspectivos. Já na abordagem funcionalista, minha atuação se expandiria para contextos mais práticos, como escolas e instituições de saúde, etc.
Ao avançar para o século XX e adotar a perspectiva da Gestalt, meu trabalho se centraria na percepção e na experiência total dos indivíduos. Atuaria em ambientes educacionais ou clínicos, ajudando as pessoas a entenderem como organizam suas percepções em totalidades coerentes. As atividades incluiriam o desenvolvimento de métodos de ensino que favorecessem a aprendizagem holística e intervenções terapêuticas que ajudassem os pacientes a identificar padrões disfuncionais em suas experiências.
Ao me posicionar dentro da Psicanálise, meu foco seria o atendimento clínico.. explorando as dinâmicas do inconsciente e os conflitos internos dos pacientes! O objetivo seria promover uma maior compreensão dos conflitos internos e facilitar o desenvolvimento do bem-estar psicológico.
Bom, se eu estivesse atuando no século XIX sob a perspectiva do estruturalismo, meu trabalho se concentraria na análise da estrutura da mente. Estaria envolvida em ambientes acadêmicos, como laboratórios de psicologia experimental, onde realizaria experimentos introspectivos. Já na abordagem funcionalista, minha atuação se expandiria para contextos mais práticos, como escolas e instituições de saúde, etc.
Ao avançar para o século XX e adotar a perspectiva da Gestalt, meu trabalho se centraria na percepção e na experiência total dos indivíduos. Atuaria em ambientes educacionais ou clínicos, ajudando as pessoas a entenderem como organizam suas percepções em totalidades coerentes. As atividades incluiriam o desenvolvimento de métodos de ensino que favorecessem a aprendizagem holística e intervenções terapêuticas que ajudassem os pacientes a identificar padrões disfuncionais em suas experiências.
Ao me posicionar dentro da Psicanálise, meu foco seria o atendimento clínico.. explorando as dinâmicas do inconsciente e os conflitos internos dos pacientes! O objetivo seria promover uma maior compreensão dos conflitos internos e facilitar o desenvolvimento do bem-estar psicológico.
Citação de Angelnep em novembro 4, 2024, 12:53 amCitação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:25 pmA Psicologia ocupa-se do sujeito que está num meio social que é passível de mudanças de acordo com o momento histórico em que vive. Portanto, cada tempo histórico interfere e modifica a construção da compreensão sobre os sujeitos, assim como as práticas psicológicas constituidas em cada um desses tempos. Para vivenciar um pouco dessas transformações, vamos fazer uma volta ao passado. Entre na máquina do tempo e tente se ver, como psicólogo, em diferentes tempos passados.
Iniciaremos a viagem no século XIX: Identifique como você, profissional de psicologia, atuaria naquele tempo a partir das perspectivas estruturalistas e funcionalistas (quais espaços você iria trabalhar? Quais atividades desenvolveria?).
Seguindo um pouco mais no tempo, chegamos ao século XX quando outras vertentes/teorias (por exemplo: Gestalt, o Behaviorismo e a Psicanálise) surgem e substituem perspectivas anteriores. Agora, também se imagine atuando profissionalmente a partir de cada uma dessas teorias. Quais campos, práticas e atividades você desenvolveria?
No século XIX, a Psicologia ainda estava em seus primórdios como ciência independente, com forte influência da filosofia e da biologia. Como psicólogo, minha atuação seria orientada principalmente por duas perspectivas: **estruturalismo** e **funcionalismo**.
1. **Estruturalismo**:
- O estruturalismo, liderado por Wilhelm Wundt, visava compreender a estrutura da mente por meio de métodos introspectivos, tentando dividir a experiência mental em suas partes mais básicas.
- **Espaço de trabalho**: Eu provavelmente estaria em um laboratório, utilizando métodos científicos para estudar a experiência consciente.
- **Atividades**: Realizaria experimentos introspectivos, nos quais os participantes descreveriam suas sensações, percepções e emoções em resposta a diferentes estímulos. O foco seria em observar como as experiências complexas podem ser decompostas em elementos simples, como percepção de cores, sons e emoções básicas.2. **Funcionalismo**:
- Inspirado pela teoria da evolução de Darwin, o funcionalismo, promovido por William James, se concentrava em compreender a função dos processos mentais — como eles ajudam os indivíduos a se adaptarem ao seu ambiente.
- **Espaço de trabalho**: Poderia estar em ambientes mais variados, incluindo escolas, hospitais e organizações.
- **Atividades**: Em vez de dissecar a mente em componentes, eu buscaria entender o propósito das atividades mentais. Realizaria estudos sobre memória, atenção e aprendizado, investigando como esses processos ajudam os indivíduos a sobreviverem e a se adaptarem aos seus contextos sociais.### Século XX: Abordagens Gestalt, Behaviorista e Psicanalítica
Com a entrada no século XX, novas abordagens surgiram, mudando drasticamente a visão e as práticas da Psicologia.
1. **Gestalt**:
- A Gestalt focava na percepção como um todo, afirmando que a experiência humana não pode ser reduzida a partes isoladas.
- **Espaço de trabalho**: Eu poderia estar em um laboratório, escolas ou clínicas.
- **Atividades**: Realizaria estudos sobre a percepção e a forma como as pessoas organizam informações visuais e sensoriais. Experimentos com figuras ambíguas e ilusões ópticas, por exemplo, seriam comuns para entender como o cérebro integra partes para criar uma experiência de “totalidade”.2. **Behaviorismo**:
- O behaviorismo, liderado por Watson e Skinner, focava em observar o comportamento como resposta a estímulos, acreditando que o comportamento podia ser modelado através de reforço e punição.
- **Espaço de trabalho**: Trabalharia em laboratórios, escolas, hospitais e ambientes institucionais.
- **Atividades**: Conduziria experimentos para observar respostas a diferentes estímulos. Em um ambiente clínico ou educacional, eu utilizaria técnicas de condicionamento para modificar comportamentos, aplicando reforços para encorajar comportamentos desejáveis e extinguir os indesejáveis. No campo da educação, o behaviorismo seria útil para criar programas de aprendizado baseados em reforço positivo.3. **Psicanálise**:
- A psicanálise, desenvolvida por Freud, procurava compreender os processos inconscientes e seus impactos no comportamento consciente e na saúde mental.
- **Espaço de trabalho**: Clínicas e consultórios particulares.
- **Atividades**: Atuaria como terapeuta, conduzindo sessões de análise, nas quais encorajaria os pacientes a explorarem suas memórias, sonhos e sentimentos reprimidos. Técnicas como associação livre e interpretação de sonhos seriam aplicadas para ajudar os pacientes a acessarem conteúdos inconscientes e trabalharem questões emocionais profundas.Assim, a Psicologia evoluiu da análise introspectiva da consciência no século XIX para uma disciplina diversificada no século XX, com perspectivas diferentes sobre o comportamento humano e a mente.
Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:25 pmA Psicologia ocupa-se do sujeito que está num meio social que é passível de mudanças de acordo com o momento histórico em que vive. Portanto, cada tempo histórico interfere e modifica a construção da compreensão sobre os sujeitos, assim como as práticas psicológicas constituidas em cada um desses tempos. Para vivenciar um pouco dessas transformações, vamos fazer uma volta ao passado. Entre na máquina do tempo e tente se ver, como psicólogo, em diferentes tempos passados.
Iniciaremos a viagem no século XIX: Identifique como você, profissional de psicologia, atuaria naquele tempo a partir das perspectivas estruturalistas e funcionalistas (quais espaços você iria trabalhar? Quais atividades desenvolveria?).
Seguindo um pouco mais no tempo, chegamos ao século XX quando outras vertentes/teorias (por exemplo: Gestalt, o Behaviorismo e a Psicanálise) surgem e substituem perspectivas anteriores. Agora, também se imagine atuando profissionalmente a partir de cada uma dessas teorias. Quais campos, práticas e atividades você desenvolveria?
No século XIX, a Psicologia ainda estava em seus primórdios como ciência independente, com forte influência da filosofia e da biologia. Como psicólogo, minha atuação seria orientada principalmente por duas perspectivas: **estruturalismo** e **funcionalismo**.
1. **Estruturalismo**:
- O estruturalismo, liderado por Wilhelm Wundt, visava compreender a estrutura da mente por meio de métodos introspectivos, tentando dividir a experiência mental em suas partes mais básicas.
- **Espaço de trabalho**: Eu provavelmente estaria em um laboratório, utilizando métodos científicos para estudar a experiência consciente.
- **Atividades**: Realizaria experimentos introspectivos, nos quais os participantes descreveriam suas sensações, percepções e emoções em resposta a diferentes estímulos. O foco seria em observar como as experiências complexas podem ser decompostas em elementos simples, como percepção de cores, sons e emoções básicas.
2. **Funcionalismo**:
- Inspirado pela teoria da evolução de Darwin, o funcionalismo, promovido por William James, se concentrava em compreender a função dos processos mentais — como eles ajudam os indivíduos a se adaptarem ao seu ambiente.
- **Espaço de trabalho**: Poderia estar em ambientes mais variados, incluindo escolas, hospitais e organizações.
- **Atividades**: Em vez de dissecar a mente em componentes, eu buscaria entender o propósito das atividades mentais. Realizaria estudos sobre memória, atenção e aprendizado, investigando como esses processos ajudam os indivíduos a sobreviverem e a se adaptarem aos seus contextos sociais.
### Século XX: Abordagens Gestalt, Behaviorista e Psicanalítica
Com a entrada no século XX, novas abordagens surgiram, mudando drasticamente a visão e as práticas da Psicologia.
1. **Gestalt**:
- A Gestalt focava na percepção como um todo, afirmando que a experiência humana não pode ser reduzida a partes isoladas.
- **Espaço de trabalho**: Eu poderia estar em um laboratório, escolas ou clínicas.
- **Atividades**: Realizaria estudos sobre a percepção e a forma como as pessoas organizam informações visuais e sensoriais. Experimentos com figuras ambíguas e ilusões ópticas, por exemplo, seriam comuns para entender como o cérebro integra partes para criar uma experiência de “totalidade”.
2. **Behaviorismo**:
- O behaviorismo, liderado por Watson e Skinner, focava em observar o comportamento como resposta a estímulos, acreditando que o comportamento podia ser modelado através de reforço e punição.
- **Espaço de trabalho**: Trabalharia em laboratórios, escolas, hospitais e ambientes institucionais.
- **Atividades**: Conduziria experimentos para observar respostas a diferentes estímulos. Em um ambiente clínico ou educacional, eu utilizaria técnicas de condicionamento para modificar comportamentos, aplicando reforços para encorajar comportamentos desejáveis e extinguir os indesejáveis. No campo da educação, o behaviorismo seria útil para criar programas de aprendizado baseados em reforço positivo.
3. **Psicanálise**:
- A psicanálise, desenvolvida por Freud, procurava compreender os processos inconscientes e seus impactos no comportamento consciente e na saúde mental.
- **Espaço de trabalho**: Clínicas e consultórios particulares.
- **Atividades**: Atuaria como terapeuta, conduzindo sessões de análise, nas quais encorajaria os pacientes a explorarem suas memórias, sonhos e sentimentos reprimidos. Técnicas como associação livre e interpretação de sonhos seriam aplicadas para ajudar os pacientes a acessarem conteúdos inconscientes e trabalharem questões emocionais profundas.
Assim, a Psicologia evoluiu da análise introspectiva da consciência no século XIX para uma disciplina diversificada no século XX, com perspectivas diferentes sobre o comportamento humano e a mente.
Citação de ADENISON SILVEIRA SANTOS em novembro 4, 2024, 12:39 pmDaria preferência a psicanálise clinica comportamental
Daria preferência a psicanálise clinica comportamental
Citação de MARCELO em novembro 4, 2024, 3:58 pmCitação de nicolasgonzalezbartz em dezembro 24, 2021, 3:36 amA Psicanálise é muito importante.
E a cada segundo que passa se torna uma dosagem importante para a manutenção da saúde mental em todas as idades!
Citação de nicolasgonzalezbartz em dezembro 24, 2021, 3:36 amA Psicanálise é muito importante.
E a cada segundo que passa se torna uma dosagem importante para a manutenção da saúde mental em todas as idades!
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱