Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 106 of 106

No século XIX, analisaria o ambiente de vida do paciente, focando na atividade mental e sua reação a estímulos para buscar uma solução, adaptando seu pensamento ao ambiente, proporcionando assim uma melhora em seu quadro de saúde mental. Já no século XX, o conhecimento sobre inconsciente e a análise do comportamento seriam meus aliados. Usando essas duas teses, faria a análise dos problemas de meus pacientes, buscando no inconsciente, através da associação livre fazê-lo compreender seus comportamentos.

Provavelmente com as duas teorias , afim de ter um leque mais amplo e critico ao mesmo tempo.

Ficaria meus estudos em estruturalismo onde desenvolveria atividades para entender outros tipos e estados mentais e quais gatilhos o ativam, indo avante desenvolveria atividades em psicanálise onde mergulharia no grande subconsciente atrás das respostas relacionadas a comportamentos e personalidade.

As várias escolas da Psicologia coexistem, cada uma oferecendo perspectivas únicas sobre como entendemos e estudamos o funcionamento da nossa mente.

Particularmente tenho interesse na Psicanálise de Freud e no Humanismo de Carl Rogers.

Com toda certeza a Psicanálise.

O  inconsciente registra cada milésimo de segundo da vida  do individuo.

Bom, se eu tivesse no século XIX, acho que ia ser meio complicado, né? Parece que nessa época a Psicologia era mais voltada pro estruturalismo e funcionalismo. Acho que eu ia acabar trabalhando em laboratórios ou lugares onde dava pra observar as pessoas e entender como a mente funcionava, tipo um cientista curioso. As atividades iam ser mais focadas em estudos e testes básicos sobre os processos da mente. Talvez algo como investigar como as pessoas pensam ou sentem em situações simples do dia a dia.

Pulando pro século XX, a coisa começa a ficar mais interessante! Surgem novas ideias, tipo Gestalt, Behaviorismo e Psicanálise. Acho que eu ia curtir trabalhar com Psicanálise, analisando sonhos e ajudando as pessoas a lidarem com traumas e problemas emocionais. Ou quem sabe no Behaviorismo, observando o comportamento humano e tentando mudar hábitos. Acho que as práticas seriam mais aplicadas, tipo consultas e intervenções diretas no dia a dia das pessoas.

Karina Mahiás has reacted to this post.
Karina Mahiás

Em busca  de uma abordagem  psicanalítica mais profunda  trabalharia  o ser humano  como um todo

Eu gosto de encontrar o cerne da questão, então, naturalmente gosto de pesquisar o que fundamenta as escolhas, os padrões, mas também gosto de resultados rápidos. Entendo que o processo de cura, necessita de tempo e a compreensão de que é progresso também voltar 10 casinhas, o desenvolvimento deve ser continuo, mesmo quando o paciente congela ou regride, se recusando a avançar, isso também é resultado, e sim, também pode ser considerado rápido.

Provavelmente eu me utilizaria de todos os recursos disponibilizados por todas as escolas disponíveis, para melhor atender as necessidades do paciente, pois ele é a prioridade.

a psicanálise

Eu como Psicólogo Através dos Tempos

Introdução
A psicologia, como ciência que estuda o ser humano em seu contexto social e histórico, está em constante evolução. Cada época molda a compreensão sobre os sujeitos e as práticas psicológicas. Para entender essa transformação, embarcaremos em uma viagem no tempo, explorando como eu, como psicólogo, atuaria em diferentes momentos históricos e sob diferentes perspectivas teóricas.
Século XIX: O Nascimento da Psicologia Científica

Estruturalismo
* Foco: Analisar a estrutura da consciência, buscando seus elementos básicos (sensações, sentimentos, imagens).
* Método: Introspecção, experimentos laboratoriais.
Eu como psicólogo:
*Trabalharia em laboratórios de pesquisa, investigando a percepção, a atenção e a memória.
* Utilizaria métodos experimentais e introspectivos para coletar dados.
* Buscaria identificar os elementos básicos da consciência e como eles se combinam.
Funcionalismo
* Foco: Entender como a consciência e os processos mentais nos ajudam a nos adaptar ao ambiente.
* Influência: Darwinismo.
* Eu como psicólogo:*
* Trabalharia em áreas como a educação, buscando entender como o aprendizado e a memória funcionam.
* Atuaria na indústria, ajudando a selecionar e treinar funcionários.
* Investigaria como os processos mentais influenciam o comportamento e a adaptação.
Século XX: A Diversidade de Abordagens
Gestalt
* Foco: A percepção como um todo, e não apenas a soma de partes.
* Trabalharia com terapia, ajudando as pessoas a reorganizarem suas percepções e a darem sentido às suas experiências.
* Utilizaria técnicas como a terapia de grupo e a dramatização.
* Buscaria promover a integração e o bem-estar do indivíduo.
Behaviorismo
* Foco: Comportamento observável e relação estímulo-resposta.
* Método: Condicionamento, observação.
* Trabalharia em áreas como a educação, modificando comportamentos através de recompensas e punições.
* Atuaria na clínica, tratando fobias e outros transtornos através de técnicas de condicionamento.
* Buscaria identificar os estímulos que influenciam o comportamento e como modificá-los.
Psicanálise
* Foco: Inconsciente, conflitos, traumas.
* Método: Associação livre, análise dos sonhos.
* Trabalharia em consultórios, utilizando a associação livre, a análise dos sonhos e outros métodos para explorar o inconsciente de meus pacientes.
* Ajudaria meus pacientes a lidar com seus conflitos e traumas.
* Buscaria trazer à tona conteúdos inconscientes para promover a cura.
Humanismo
* Foco: Potencial humano, liberdade individual.
* Trabalharia com terapia, buscando promover o autoconhecimento e a realização pessoal de meus clientes.
* Utilizaria técnicas como a escuta ativa e a empatia.
* Acreditaria no potencial humano e na capacidade de cada indivíduo de se desenvolver.
Cognitivismo
* Foco: Processos mentais (percepção, memória, pensamento).
* Trabalharia em áreas como a educação, buscando entender como o pensamento e a memória influenciam o aprendizado.
* Atuaria na clínica, ajudando meus pacientes a identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais.
* Investigaria como os processos mentais influenciam o comportamento e as emoções.
Integração das Abordagens
A psicologia é uma ciência rica e diversa, com diferentes abordagens que se complementam. Como psicólogo, acredito na importância de integrar diferentes conhecimentos e técnicas para atender às necessidades de meus pacientes. A combinação da psicanálise com o behaviorismo, por exemplo, pode ser muito eficaz no tratamento de transtornos.
Conclusão
Através dessa viagem no tempo, pude vivenciar a evolução da psicologia e a riqueza de suas abordagens. Cada época e cada perspectiva teórica me proporcionaram um novo olhar sobre o ser humano e suas complexidades. Como psicólogo, meu objetivo é continuar aprendendo e me adaptando às novas descobertas, sempre buscando o bem-estar e a saúde mental de meus pacientes.

PreviousPage 106 of 106