Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 105 of 105

- ESTRUTURALISTA: Decompor o entendimento do ser humano em "peças" para uma melhor análise de suas partes, partindo do pressuposto que compreendendo-os individualmente entenderíamos o todo é uma tarefa que requereria bastante empenho. Se na época de ouro do estruturalismo meu desejo fosse ser pesquisador, tal campo seria a decisão perfeita.

- FUNCIONALISMO: Este é um ramo da psicologia que mais se adequa à minha personalidade. Isso devido a uma das propostas do mesmo é buscar a descoberta de conhecimentos que uma vez assimilados possam ser usados para melhorar da vida dos envolvidos. A teoria é importante, mas se não há uma aplicação em nossas vidas não vejo o estudo com grande empolgação.

- GESTALT: Outro ramo interessante. Sendo um psicólogo que atuaria tendo como suporte esse ramo eu utilizaria dos conhecimentos práticos descobertos para ajudar meus pacientes em crise. Uma das técnicas que me chamam a atenção quando o assunto é Gestalt seria o exercício da "cadeira vazia", onde a pessoa é encorajada a imaginar que seu opositor encontra-se sentado ao seu lado e é estimulado o dizer tudo o que pensa a essa pessoa.

- BEHAVIORISMO: Outra vertente da psicologia que me chama demais a atenção tendo em vista sua aplicação prática. Através de métodos de reforço e punição podemos moldar o comportamento de uma pessoa, seja desencorajando atitudes negativas quanto encorajando aquelas positivas.

- PSICANÁLISE: É na minha opinião um das correntes mais interessantes do ramo da psicologia. Embora tenha os seus críticos a psicanálise revolucionou o modo de se entender o ser humano; desenvolvendo uma série de teorias sobre a estrutura psíquica (id, ego e super ego); suas instâncias (consciente, pré-consciente e inconsciente), além das teorias envolvendo o desenvolvimento do ser humano através das fases oral, anal, fálica, latência e genital; sendo que cada uma dessas está ligada a certo aspecto do crescimento emocional humano; definitivamente é um ramo robusto para entender a psique humana.

PreviousPage 105 of 105