Desafio
Citação de alexpimenta em novembro 19, 2024, 10:19 pmCom toda certeza me concetraria no estruturalismo em meados do século XIX, focando em pascientes com difculdades de autocompreenssão e autoaceitação.
Falando sobre o século XX com certeza a psicanálise freudiana que embasa-se no estudo aprofundado do incociênte. E continuaria nessa maesma linha de exercício até os dias de hoje.
Com toda certeza me concetraria no estruturalismo em meados do século XIX, focando em pascientes com difculdades de autocompreenssão e autoaceitação.
Falando sobre o século XX com certeza a psicanálise freudiana que embasa-se no estudo aprofundado do incociênte. E continuaria nessa maesma linha de exercício até os dias de hoje.
Citação de Regesmatieli@outlook.com.br em novembro 22, 2024, 5:07 pmComo psicólogo no século XIX, utilizaria tanto o Estruturalismo quanto o Funcionalismo para estudar o comportamento humano. Com essas abordagens, buscaria trabalhar em universidades e instituições de pesquisa, onde seria possível aplicar essas metodologias. Dessa forma, contribuiria para a evolução da psicologia, estabelecendo-a como uma ciência distinta.
Já no século XX, eu me dedicaria à Psicanálise, utilizando a técnica da associação livre para explorar e compreender melhor o conceito do inconsciente. Dessa forma, buscaria promover mudanças comportamentais que resultassem em melhorias para os pacientes.
Como psicólogo no século XIX, utilizaria tanto o Estruturalismo quanto o Funcionalismo para estudar o comportamento humano. Com essas abordagens, buscaria trabalhar em universidades e instituições de pesquisa, onde seria possível aplicar essas metodologias. Dessa forma, contribuiria para a evolução da psicologia, estabelecendo-a como uma ciência distinta.
Já no século XX, eu me dedicaria à Psicanálise, utilizando a técnica da associação livre para explorar e compreender melhor o conceito do inconsciente. Dessa forma, buscaria promover mudanças comportamentais que resultassem em melhorias para os pacientes.
Citação de Leandro da Silva Costa em novembro 26, 2024, 12:04 pmComo psicanalista atuante no século XX, optaria por trabalhar dentro da perspectiva estruturalista, amplamente influenciado pelas ideias de Freud e Lacan, que compreendiam o inconsciente como estruturado como uma linguagem. Essa abordagem oferece um campo rico para explorar como os significantes e os processos simbólicos moldam o psiquismo humano, permitindo compreender as narrativas internas e os padrões que orientam os comportamentos e os conflitos emocionais. Minha atuação estaria centrada principalmente na prática clínica, utilizando a associação livre como ferramenta essencial para acessar o inconsciente dos pacientes e interpretar seus sonhos, atos falhos e lapsos de linguagem, buscando identificar e ressignificar os padrões simbólicos subjacentes aos seus conflitos e angústias. Além do trabalho terapêutico direto, dedicaria esforços significativos à pesquisa e ao desenvolvimento teórico, investigando como as estruturas inconscientes se manifestam não apenas nos indivíduos, mas também na arte, na literatura, nos mitos e na cultura em geral. Essa pesquisa teórica ajudaria a expandir a psicanálise como um campo interdisciplinar, conectando-a a áreas como linguística, antropologia e filosofia, e explorando como as narrativas coletivas refletem estruturas psíquicas universais. Paralelamente, estaria envolvido na formação e educação de novos psicanalistas, ministrando seminários e cursos que enfatizassem a importância de compreender as estruturas simbólicas e linguísticas na prática clínica. Meu objetivo seria demonstrar como a psicanálise estruturalista dialoga com outras correntes e disciplinas, promovendo uma visão integrativa que enriqueça tanto a prática quanto a teoria. Dessa forma, minha atuação como psicanalista no século XX seria marcada pela articulação entre a prática clínica, a pesquisa acadêmica e a formação de novos profissionais, com o intuito de contribuir para um entendimento mais profundo do inconsciente humano e de suas manifestações nos mais diversos contextos.
Como psicanalista atuante no século XX, optaria por trabalhar dentro da perspectiva estruturalista, amplamente influenciado pelas ideias de Freud e Lacan, que compreendiam o inconsciente como estruturado como uma linguagem. Essa abordagem oferece um campo rico para explorar como os significantes e os processos simbólicos moldam o psiquismo humano, permitindo compreender as narrativas internas e os padrões que orientam os comportamentos e os conflitos emocionais. Minha atuação estaria centrada principalmente na prática clínica, utilizando a associação livre como ferramenta essencial para acessar o inconsciente dos pacientes e interpretar seus sonhos, atos falhos e lapsos de linguagem, buscando identificar e ressignificar os padrões simbólicos subjacentes aos seus conflitos e angústias. Além do trabalho terapêutico direto, dedicaria esforços significativos à pesquisa e ao desenvolvimento teórico, investigando como as estruturas inconscientes se manifestam não apenas nos indivíduos, mas também na arte, na literatura, nos mitos e na cultura em geral. Essa pesquisa teórica ajudaria a expandir a psicanálise como um campo interdisciplinar, conectando-a a áreas como linguística, antropologia e filosofia, e explorando como as narrativas coletivas refletem estruturas psíquicas universais. Paralelamente, estaria envolvido na formação e educação de novos psicanalistas, ministrando seminários e cursos que enfatizassem a importância de compreender as estruturas simbólicas e linguísticas na prática clínica. Meu objetivo seria demonstrar como a psicanálise estruturalista dialoga com outras correntes e disciplinas, promovendo uma visão integrativa que enriqueça tanto a prática quanto a teoria. Dessa forma, minha atuação como psicanalista no século XX seria marcada pela articulação entre a prática clínica, a pesquisa acadêmica e a formação de novos profissionais, com o intuito de contribuir para um entendimento mais profundo do inconsciente humano e de suas manifestações nos mais diversos contextos.
Citação de Leticia7 em novembro 28, 2024, 2:36 amNo século xIX estudaria as principais como estruturalismo, funcionalismo e escolheria o método que seria mais adequado ao paciente.
No século XX o campo principal que iria atuar é a Psicanálise.
No século xIX estudaria as principais como estruturalismo, funcionalismo e escolheria o método que seria mais adequado ao paciente.
No século XX o campo principal que iria atuar é a Psicanálise.
Citação de Conca em novembro 29, 2024, 2:10 pmNa perspectiva estruturalista e funcionalista, no século XIX, trabalharia em espaços que permitissem a observação dos pensamentos e sensações estabelecendo ligações com outro campos de saberes e buscaria possibilidades de reflexões buscando dar uma volta ao passado para auxiliar o ser em seu desenvolvimento emocional.
A partir das teorias de Gestalt, Behaviorismo e a psicanálise desenvolveria práticas e atividades em campos da análise do comportamento humano, na teoria Behaviorismo trabalharia observando pontos principais a serem observados no outro, para ajudá-lo saber revolver suas dificuldades e emoções, na teoria Gestalt procuraria trabalhar no outro de forma que o ser consiga ter uma visão de suas dificuldades para buscar soluções, na Psicanálise faria com que o outro passe a valorizar suas experiências passadas, lembranças e memórias da infância, enfatizando o papel do inconsciente para buscar soluções e analisar melhor forma de resolver situações na caminhada da vida.
Na perspectiva estruturalista e funcionalista, no século XIX, trabalharia em espaços que permitissem a observação dos pensamentos e sensações estabelecendo ligações com outro campos de saberes e buscaria possibilidades de reflexões buscando dar uma volta ao passado para auxiliar o ser em seu desenvolvimento emocional.
A partir das teorias de Gestalt, Behaviorismo e a psicanálise desenvolveria práticas e atividades em campos da análise do comportamento humano, na teoria Behaviorismo trabalharia observando pontos principais a serem observados no outro, para ajudá-lo saber revolver suas dificuldades e emoções, na teoria Gestalt procuraria trabalhar no outro de forma que o ser consiga ter uma visão de suas dificuldades para buscar soluções, na Psicanálise faria com que o outro passe a valorizar suas experiências passadas, lembranças e memórias da infância, enfatizando o papel do inconsciente para buscar soluções e analisar melhor forma de resolver situações na caminhada da vida.
Citação de Carolina Flebbe em dezembro 4, 2024, 5:50 pmTrabalharia na parte de psicanálise, buscando levar em consideração a contemporaneidade, usando também se possível a cognitiva, a comportamental e a psicodinâmica.
Trabalharia na parte de psicanálise, buscando levar em consideração a contemporaneidade, usando também se possível a cognitiva, a comportamental e a psicodinâmica.
Citação de Luiz Henrique Guimaraes Teixeira em dezembro 5, 2024, 11:49 amTodas as vertentes tem o seu legado, por isso, o terapeuta atual deve a partir das abordagens passadas ou atuais estar atento as novas demandas na geração atual. Deve colocar em prática o que tem dado certo do passado e buscar aprender novos estudos na busca de solução para o SER dá o seu melhor. Devemos desenvolver a psicanálise numa perspectiva moderna e abrangente.
Citação de Igor Costa Braz em dezembro 7, 2024, 5:43 pmUma das ocupações a qual eu me colocaria em prática, seria a psicanálise, tentando compreender e associar o passado do indivíduo e também como que ele pode se moldar através dos traumas que enfrentou, tentando criar uma abordagem mais comunicativa, eu iria buscar o máximo de informações para que o mesmo pudesse se sentir menos pressionado pelos fantasmas do passado ao se abrir sobre o que o aflinge.
Uma das ocupações a qual eu me colocaria em prática, seria a psicanálise, tentando compreender e associar o passado do indivíduo e também como que ele pode se moldar através dos traumas que enfrentou, tentando criar uma abordagem mais comunicativa, eu iria buscar o máximo de informações para que o mesmo pudesse se sentir menos pressionado pelos fantasmas do passado ao se abrir sobre o que o aflinge.
Citação de Carina Rosa em dezembro 11, 2024, 8:53 pmEu usaria a psicanálise, mesmo ainda não sendo psicanalista sempre me identifiquei em buscar respostas no inconsciente.
Eu usaria a psicanálise, mesmo ainda não sendo psicanalista sempre me identifiquei em buscar respostas no inconsciente.
Citação de cintia sant anna em dezembro 12, 2024, 2:46 pmtrabalharia com o estruturalismo ,onde a busca pela identificação e estruturas que sustentam todas as coisas .
e trabalharia com psicanalise
trabalharia com o estruturalismo ,onde a busca pela identificação e estruturas que sustentam todas as coisas .
e trabalharia com psicanalise