Desafio
Citação de Priscila Goulart Lopes Garcia em fevereiro 17, 2025, 7:01 pmCompreender o ser humano não é tão fácil, mas usaria a psicanálise clinica para ir no inconsciente e trazer do mais profundo as respostas necessarias
Compreender o ser humano não é tão fácil, mas usaria a psicanálise clinica para ir no inconsciente e trazer do mais profundo as respostas necessarias
Citação de carlosdeandrade em fevereiro 18, 2025, 10:48 pmSéculo XIX – No Estruturalismo, estaria trancado em um laboratório analisando percepções. No Funcionalismo, estudaria como a mente ajuda na adaptação ao ambiente, talvez na educação ou medicina. Ambos chatos, mas era o que tinha.
Século XX – Na Gestalt, estudaria percepção e cognição. No Behaviorismo, treinaria ratos e tentaria moldar comportamentos com reforços. Na Psicanálise, estaria no divã, analisando o inconsciente – finalmente algo que faz sentido!
Século XIX – No Estruturalismo, estaria trancado em um laboratório analisando percepções. No Funcionalismo, estudaria como a mente ajuda na adaptação ao ambiente, talvez na educação ou medicina. Ambos chatos, mas era o que tinha.
Século XX – Na Gestalt, estudaria percepção e cognição. No Behaviorismo, treinaria ratos e tentaria moldar comportamentos com reforços. Na Psicanálise, estaria no divã, analisando o inconsciente – finalmente algo que faz sentido!
Citação de Grasielia Machado Queiroz Brito em fevereiro 19, 2025, 9:27 pmAtuaria na psicanálise psicanálise clínica que é uma abordagem terapêutica que analisa o os processos mentais inconscientes de uma pessoa. Com o objetivo de compreender e tratar os conflitos emocionais e psicológicos.
Atuaria na psicanálise psicanálise clínica que é uma abordagem terapêutica que analisa o os processos mentais inconscientes de uma pessoa. Com o objetivo de compreender e tratar os conflitos emocionais e psicológicos.
Citação de Rosangela de Medeiros Ramos Piccoli em fevereiro 21, 2025, 10:52 pmMe agrada a abordagem da psicanálise integrativa por ser uma combinação de técnicas de psicanálise de vários analistas contemporâneos, cujo objetivo é analisar o inconsciente de forma mais respeitosa à subjetividade do paciente.
Em qualquer abordagem o profissional (eu) precisa estar sempre atento as necessidades inerentes a realidade em que o paciente se encontra inserido atualmente.
Me agrada a abordagem da psicanálise integrativa por ser uma combinação de técnicas de psicanálise de vários analistas contemporâneos, cujo objetivo é analisar o inconsciente de forma mais respeitosa à subjetividade do paciente.
Em qualquer abordagem o profissional (eu) precisa estar sempre atento as necessidades inerentes a realidade em que o paciente se encontra inserido atualmente.
Citação de Flavio de Abreu Alves em fevereiro 22, 2025, 1:10 amAtravés da perspectiva estruturalista daria prioridade em analisar as relações e os padrões dos sistemas e identificar as leis e os princípios que regem as estruturas. Já na perspectiva funcionalista me concentraria na função e nos propósitos dos processos mentais.
Através da perspectiva estruturalista daria prioridade em analisar as relações e os padrões dos sistemas e identificar as leis e os princípios que regem as estruturas. Já na perspectiva funcionalista me concentraria na função e nos propósitos dos processos mentais.
Citação de Josiane 75 em fevereiro 22, 2025, 1:56 pmComo no século XIX os profissionais ainda estão caminhando em direção do entendimento que temos hoje, sofriam muita influência da filosofia e no estuda da mente, medicina, teve também bastante influência do estruturalismo e funcionalismo bem como influência até mesmo de Charles Darwin.
Toda essa influência colaborava apenas sobre o interesse de como a mente funcionava, baseado nos sentimentos, imagens e sensações para entendimento do comportamento humano, sobre a abordagem do experimento da introspecção com foco nos elementos mais básicos.
por exemplo: Eu enquanto analista recebo em consultório uma mãe cheia de preocupação com o filho que não quer ir para a escola, onde ela sente raiva quando ele desobedece sua ordem de ir para a escola e também não quer ajuda-la com afazeres domésticos.
dentro do contexto de atendimento no século XIX eu começaria minha abordagem através da introspecção que seria com as seguintes perguntas para desconstruir a experiência da raiva.
você disse que tem raiva do seu filho?
porque você acha que essa raiva vem do comportamento do seu filho?
Quando você diz que sente raiva, como é essa raiva para você? Onde você sente isso no corpo?
Você pode descrever o que passa pela sua cabeça quando ele não vai para escola?
Que imagens ou pensamentos surgem quando ele não te ajuda em casa?
aqui estarei explorando a conexão entre sentimento e comportamento. Depois de identificar o que ela sente, eu investigarei porque ela associa essa emoção ao comportamento do filho com perguntas tipo:
Porque você acredita que a raiva surge especificamente quando ele não faz essas coisas?
O que a falta de ajuda em casa significa para você? Como isso afeta você emocionalmente?
aqui estarei analisando o comportamento da experiência, seria demonstrar a experiência da mãe em partes menores.
Talvez a raiva seja composta de frustração,cansaço, ou até sentimentos de insuficiência.
A introspecção visa entender todos os comportamentos que formam essa experiência emocional.
aqui nesta época não se focava em resolver o problema, por isso na me preocuparia em oferecer soluções diretas para o comportamento do filho, tendo como objetivo ajudar a mãe compreender sua própria experiência.
Já no século XX, a psicologia passou por um grande desenvolvimento, e várias novas abordagens surgiram, diferente do século XIX, onde o foco era a abordagem em entender e descrever a mente.
Aqui já se começou o processo de intervenção na experiência das pessoas, onde se procurava ajuda-las a resolver problemas emocionais e comportamentais.
No final do século XX Freud acreditava que esses conflitos estavam ligados de alguma forma em conflitos internos e inconscientes muitas vezes advindo de traumas sofrido na infância.
aqui a abordagem já seria na análise dos sonhos, associação livre e da análise dos mecanismos de defesa, tendo como objetivo trazer esses conflitos a consciência para serem resolvidos.
Freud acreditava que isso aliviaria os sintomas da depressão e ou ansiedade.
aqui também cabe a abordagem em conjunto com behaviorismo, com objetivo de mudar esse comportamento indesejado por meio de reforços positivos ou negativos.
por exemplo neste caso que apresentei anteriormente, eu poderia incentivar a mãe a modificar o comportamento do filho incentivando comportamentos positivos com recompensas para cada resposta de comportamento positiva do filho em questão.
Concluindo a abordagem sempre evoluirá conforme a humanidade evolui e venha a se conhecer melhor em suas emoções, padrões de comportamento, sentimentos e separação entre o que pertence a si e ao outro.
Sempre podendo ser moldado dentro de cada um para resolução de conflitos internos e melhorando a convivência consigo e com os outros, ou seja a evolução do estudo do comportamento, emoções e experiências da pessoa a levará ao encontro consigo mesma, onde possibilitará enxergar quem realmente é perante a vida e a realidade.
Como no século XIX os profissionais ainda estão caminhando em direção do entendimento que temos hoje, sofriam muita influência da filosofia e no estuda da mente, medicina, teve também bastante influência do estruturalismo e funcionalismo bem como influência até mesmo de Charles Darwin.
Toda essa influência colaborava apenas sobre o interesse de como a mente funcionava, baseado nos sentimentos, imagens e sensações para entendimento do comportamento humano, sobre a abordagem do experimento da introspecção com foco nos elementos mais básicos.
por exemplo: Eu enquanto analista recebo em consultório uma mãe cheia de preocupação com o filho que não quer ir para a escola, onde ela sente raiva quando ele desobedece sua ordem de ir para a escola e também não quer ajuda-la com afazeres domésticos.
dentro do contexto de atendimento no século XIX eu começaria minha abordagem através da introspecção que seria com as seguintes perguntas para desconstruir a experiência da raiva.
você disse que tem raiva do seu filho?
porque você acha que essa raiva vem do comportamento do seu filho?
Quando você diz que sente raiva, como é essa raiva para você? Onde você sente isso no corpo?
Você pode descrever o que passa pela sua cabeça quando ele não vai para escola?
Que imagens ou pensamentos surgem quando ele não te ajuda em casa?
aqui estarei explorando a conexão entre sentimento e comportamento. Depois de identificar o que ela sente, eu investigarei porque ela associa essa emoção ao comportamento do filho com perguntas tipo:
Porque você acredita que a raiva surge especificamente quando ele não faz essas coisas?
O que a falta de ajuda em casa significa para você? Como isso afeta você emocionalmente?
aqui estarei analisando o comportamento da experiência, seria demonstrar a experiência da mãe em partes menores.
Talvez a raiva seja composta de frustração,cansaço, ou até sentimentos de insuficiência.
A introspecção visa entender todos os comportamentos que formam essa experiência emocional.
aqui nesta época não se focava em resolver o problema, por isso na me preocuparia em oferecer soluções diretas para o comportamento do filho, tendo como objetivo ajudar a mãe compreender sua própria experiência.
Já no século XX, a psicologia passou por um grande desenvolvimento, e várias novas abordagens surgiram, diferente do século XIX, onde o foco era a abordagem em entender e descrever a mente.
Aqui já se começou o processo de intervenção na experiência das pessoas, onde se procurava ajuda-las a resolver problemas emocionais e comportamentais.
No final do século XX Freud acreditava que esses conflitos estavam ligados de alguma forma em conflitos internos e inconscientes muitas vezes advindo de traumas sofrido na infância.
aqui a abordagem já seria na análise dos sonhos, associação livre e da análise dos mecanismos de defesa, tendo como objetivo trazer esses conflitos a consciência para serem resolvidos.
Freud acreditava que isso aliviaria os sintomas da depressão e ou ansiedade.
aqui também cabe a abordagem em conjunto com behaviorismo, com objetivo de mudar esse comportamento indesejado por meio de reforços positivos ou negativos.
por exemplo neste caso que apresentei anteriormente, eu poderia incentivar a mãe a modificar o comportamento do filho incentivando comportamentos positivos com recompensas para cada resposta de comportamento positiva do filho em questão.
Concluindo a abordagem sempre evoluirá conforme a humanidade evolui e venha a se conhecer melhor em suas emoções, padrões de comportamento, sentimentos e separação entre o que pertence a si e ao outro.
Sempre podendo ser moldado dentro de cada um para resolução de conflitos internos e melhorando a convivência consigo e com os outros, ou seja a evolução do estudo do comportamento, emoções e experiências da pessoa a levará ao encontro consigo mesma, onde possibilitará enxergar quem realmente é perante a vida e a realidade.
Citação de MAURICIO FERNANDES MARTINS DOS SANTOS em fevereiro 25, 2025, 7:44 pmEu atuaria, principalmente na analise das constituições de família e ideologia de gênero, esta questão vem trazendo muita deturpação no que diz respeito ao desenvolvimento social, na concepção de vida e agendas cada vez mais abusivas chegando cada vez mais cedo na vida de crianças e adolescentes, não podemos nos privar da tecnologia ou da inovação, mais os preceitos abordados pelos pensadores anteriores e a formação social, que defini a sua formação a partir do Homem e da Mulher, deve ser resguardada.
Eu atuaria, principalmente na analise das constituições de família e ideologia de gênero, esta questão vem trazendo muita deturpação no que diz respeito ao desenvolvimento social, na concepção de vida e agendas cada vez mais abusivas chegando cada vez mais cedo na vida de crianças e adolescentes, não podemos nos privar da tecnologia ou da inovação, mais os preceitos abordados pelos pensadores anteriores e a formação social, que defini a sua formação a partir do Homem e da Mulher, deve ser resguardada.
Citação de Denise Ferreira em fevereiro 27, 2025, 12:09 pmSou psicanalista clinica,uso o método cognição neural do inconsciente, determinando as fases da infância, caracterizando desde os principais acontecimentos até hoje,fazendo análise de cada consulta.
Depois processo de terapia.Cada sessão o paciente vai melhorando,antes ouvir o paciente que faço. Importância cognitiva nas emoções.
Sou psicanalista clinica,uso o método cognição neural do inconsciente, determinando as fases da infância, caracterizando desde os principais acontecimentos até hoje,fazendo análise de cada consulta.
Depois processo de terapia.Cada sessão o paciente vai melhorando,antes ouvir o paciente que faço. Importância cognitiva nas emoções.
Citação de Denise Ferreira em fevereiro 27, 2025, 12:20 pmTambém vou usar a Teoria de Constituição de Familia,para ensinar as crianças e adolescentes a formação Social que define Familia,valores comportamentais e gênero.
Também vou usar a Teoria de Constituição de Familia,para ensinar as crianças e adolescentes a formação Social que define Familia,valores comportamentais e gênero.
Citação de Mairon em fevereiro 28, 2025, 2:35 pmNo século XIX, a Psicologia estava se consolidando como uma disciplina científica .
Nessa época caso eu fosse um psicólogo , atuaria principalmente em laboratórios de psicologia experimental. Estaria interessado em trabalhar e entender a mente humana através da análise dos seus componentes básicos.
Realizaria experimentos em laboratório focados na introspecção, investigaria percepções, sensações e a estrutura da mente humana.Já no século XX, me imaginando atuando com base nas principais teorias dessa época:
Eu atuaria em Instituições educacionais, clínicas psicológicas e até organizações.
Eu Focaria em entender como os indivíduos percebem o todo, em vez de fragmentos isolados e aplicaria experimentos para estudar como as pessoas percebem figuras, padrões e o espaço.
Também trabalharia com terapias baseadas em percepção.
Acredito que seria isso !
No século XIX, a Psicologia estava se consolidando como uma disciplina científica .
Nessa época caso eu fosse um psicólogo , atuaria principalmente em laboratórios de psicologia experimental. Estaria interessado em trabalhar e entender a mente humana através da análise dos seus componentes básicos.
Realizaria experimentos em laboratório focados na introspecção, investigaria percepções, sensações e a estrutura da mente humana.
Já no século XX, me imaginando atuando com base nas principais teorias dessa época:
Eu atuaria em Instituições educacionais, clínicas psicológicas e até organizações.
Eu Focaria em entender como os indivíduos percebem o todo, em vez de fragmentos isolados e aplicaria experimentos para estudar como as pessoas percebem figuras, padrões e o espaço.
Também trabalharia com terapias baseadas em percepção.
Acredito que seria isso !