Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 22 of 97Next

Todas as visões citadas são relevantes, eu acredito que tudo depende da demanda clinica e da necessidade de manejo a cada paciente...

A psicologia teve suas raízes no estruturalismo e no funcionalismo, no século XIX, não vejo muita divergência nestas duas teorias, onde o paciente se expressa,  o terapeuta observa sua fala, seus  medos e anseios de forma sistemática .No século XX há uma evolução com o estudo da percepção do individuo de forma mais organizada, com o behaviorismo, que  compreende e explica o comportamento como algo que pode ser medido, treinado e mudado.  Para Freud pai da psicanalise, a cura dos transtornos mentais se daria tornando consciente  os pensamentos e motivações inconscientes. Se  eu estivesse nestas épocas de estudo e atendendo pacientes com certeza teria sido  influenciada  pelo pensamento e  estudo da época a respeito do conhecimento da mente humana. Observando os vários estudos e o que  sabemos hoje, a psicanalise mostra ser uma das mais interessantes teorias para explicar o comportamento humano e ajuda na saúde mental.

Eu não sendo psicóloga, eu usaria os conhecimentos que eu tivesse no momento, tentando ajudar as pessoas de acordo com o que eu soubesse

Na verdade a psicologia faz retornar ao nosso passado os bloqueios..

Fico com estudo da psicanálise e comportamento humano ,pois muito me interessa as vivencia psiquícas do ser humano.

No século 19 trabalharia com as ferramentas que estavam sendo descobertas e testadas, tendo como ênfase o inconsciente do paciente, no qual eu procuraria respostas para o mal que ele estava sentindo a partir de sua vivência e comportamento pessoal. Já no século XX, com a descoberta da influência do meio sobre o comportamento do indivíduo, usaria as ferramentas da psicologia social, buscando avaliar e diagnosticar a influência do meio social sobre a doença do paciente, e propor meios de tratamento com base nessas teorias mais abrangentes, olhando não só o interior do paciente, mas todo o conjunto social no qual ele se insere, além da sua interação com esse ambiente.

A psicologia clínica seria minha opção para o princípio e usaria a psicanálise em momentos seguintes por haver encontrado o elo mais seguro da compreensão da mente e do comportamento.

Pensar na concepção das relações homem e demandas sociais é muito complexo. Podemos entender, que todas as vertentes são relevantes para um concesso de melhoria na saúde mental.

Acredito que cada época deixou a sua contribuição para o surgimento e evolução da pscicologia enquanto ciência. Em cada época o profissional estava munido do conhecimento e das ferramentas de que podia dispôr naquele contexto.

Cada caso particular comecando por nossa propria vida vamos analisando o entendimento das mentes e entendendo como tudo isso funciona vemos ainda que necessitamos cada dia mais de conhecimentos e principalmente pratica los .

PreviousPage 22 of 97Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱