Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 21 of 97Next

Enquanto um psicólogo do século XIX eu utilizaria como recurso para o estudo da mente a abordagem feita por Wundt, ou seja, o estruturalismo com o intuito de descobrir as bases dos pensamentos, das atividades mentais etc. Numa perspectiva funcionalista meu olhar estaria voltado para: como a mente realiza suas funções e como as pessoas se adaptam a estas funções?

Enquanto estudioso da mente humana no século XX meus estudos estariam voltados para o funcionamento da percepção, como ela se organiza num sentido global. Teria também o comportamento humano assim como outros objetos de estudo.

Todas essas correntes de pensamento têm a sua importância e serviram de base para a elaboração das teorias que as sucederam. É importante ter sempre um olhar global sobre a historia da psicologia para não perder de vista as origens e o caminho percorrido até aqui.

Eu quero fazer parte, pq gosto muito da área ,mesmo não conhecendo nada, mas por causa dessa profissão, eu fui curado de feridas sentimental e mental

Não sou Psicólogo, mas no século XIX com certeza trabalharia o BEHAVIORISMO porém voltado as questões da relação do trabalho, bem provável na mediação de conflitos internos, Já no século XX não pensaria nas questões de BEHAVIORISMO  do trabalho, pois nesse século vimos um bug de stress e depressão muito alto e em nível crescente a cada década que passava, um momento para se pensar nas pessoas, e não nos seus afazeres profissionais, pois nesse momento percebemos que as relações não estão resumidas as quatro paredes de uma organização.

Usaria o funcionalismo trabalhando em grupos para observar e investigar o comportamento e as reaçoes das pessoas com traumas e feridas da alma.

A Psicanalise Clinica por proporcionar ferramentas e ser um instrumento eficaz que contribue para colocar a luz o que esta no inconsciente e assim poder ajudar as pessoas a lidar e curar suas emoçoes e os traumas do passado que é o meu foco.

Acredito que através da abordagem funcionalista poderia criar avaliação de padrões de comportamento da consciência e na estruturalista poderia trabalhar de forma a registrar as percepções em diversos ambientes e a reação consciente dos experimentos.

Devido nesta época os  estudos psicológicos estarem iniciando já era possível lastrear determinadas experiência e reações do comportamento consciente.

Eu como psicólogo nos tempos passado não tinha tanta demanda como hoje, naquele tempo poderia dizer que o cidadão precisaria de estrutura mais firme ,mais decisiva, hoje, como psicólogo eu acho que atuaria na área psicanalítica e integrativa, porque naquele tempo não tinha as drogas ,hoje tem ,ai preciso cuidar desse cidadão e reintegra ele a família e a sociedade ,então são duas abordagens pra um só elemento

Atividade - desafio MOD 1, você psicologo nos períodos do Estruturalismo, Funcionalismo, Psicanálise, 

 

No  Estruturalismo - Através do uso da  Introspecção estímulos visuais, auditivos e outros sensores, usaria amostra de objetos para entender possíveis traumas do indivíduos, e da mesma forma criar um objeto que promovesse o efeito inverso do trauma. Exemplo: Se uma arma causa trauma, criaria uma arma de bolha de sabão visando criar um novo sentimento com objetos similares, a fim de reduzir os danos emocionais.

 

Funcionalismo , Ciente que os fatores do Estruturalismo, atua de forma abstrata e não precisa, é necessário uma nova abordagem, focada no comportamento humano, funcionamento cerebral, hábitos, memória, percepção,fatores que influenciam as decisões.

Desta forma, entendendo o ser humano, age através de suas experiências vividas de forma consciente,  torna-se necessário a introdução da psicologia no âmbito familiar, escolar e social atuando no consciente do indivíduo.

 

Behaviorismo -  Entendendo que os reflexos humanos  podem agir através de estímulos,  criaria um produto, música, objeto e introduziria na cultura local, com a perspectiva de influenciar o reflexo das pessoas ao ver esse estímulo. Um exemplo é o Patriotismo, uso da bandeira e hino nacional.   Tornaria esse estimulo em condicionamento operante, apresentando constante mesmo o mesmo produto, em exemplo a Canção AVE MARIA, que toca todos os dias, provocando em nós reflexos, e consta

Psicanalise -  Sabendo que desde o nosso nascimento captamos o ambiente e interpretando conforme nossas experiência, tais registros ficam ocultos em nosso consciente e podem influenciar nosso cotidiano.

Minha atuação seria baseada em terapias individuais, visando conhecer esses traumas e buscar métodos para sublimá-los.

 

Gestalt - Analisando o ser humano como um todo, o todo pode influenciar seu comportamento, não só um fenômeno Isolado. Portanto a atuação estaria de forma Holística, entendendo que um único tratamento não é necessário e sim uma cadeia de eventos: Influência do Social, influência biológica (pessoal), e elementos externos.

Eu me identifico com a livre associação, deixar a pessoa falar e trazer consciência o inconsciente. A técnica de Sigmund Freud

Me ocuparia no exercício da Psicanálise em contextos religiosos.

Em 2006 me formei em pedagogia, minha linha de pesquisa dentro da educação sempre foi o cognitivismo, desenvolvi o TCC com o seguinte tema: O construtivismo de Jean Piaget na epistemologia genética, desdobramentos pedagógicos.

Quanto a questão do Behaviorismo, trabalho muito a questão comportamental na minha criação de cães há 23 anos.

De modo amplo, são estas as minhas experiências com as áreas de estudo da psicologia.

PreviousPage 21 of 97Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱